07 fevereiro, 2022

ESTOU A COLABORAR COM INVESTIGADORES DE UNIVERSIDADES DE REPUTAÇÃO MUNDIAL! QUE TAL?


 A insistência com que na minha caixa de email me apareciam mensagens da ACADEMIA levou-me a abrir a última (de sábado passado). Quando vi a imagem que lá estava, exclamei para Minha Alma:

"Estás a ver? E ainda dizes que Meu Juízo "não dá uma p´ra caixa!"

Depois, ia a tentar saber o que os académicos dizem a meu respeito e como vem crescendo a minha reputação, mas parei. Tal tentativa iria custar-me dinheiro e prefiro imaginar que a comunidade cientifica anda comigo ao colo!

13 comentários:

  1. Há tempos, eu quis descarregar um PDF de uma tese de doutoramento, já não me lembro sobre quê. O ficheiro estava no site ACADEMIA, que requereu que eu me inscrevesse. Assim fiz e descarreguei o ficheiro. A partir desse momento, passei a receber emails e mais emails da ACADEMIA, a sugerirem-me outros ficheiros e outras teses que estavam direta ou indiretamente relacionados com o assunto que me chamou a atenção. Uma praga. Cancelei todas as minhas subscrições na ACADEMIA e, mesmo assim, continuaram a enviar-me sucessivos emails, desta vez a perguntar-me porque é que eu tinha saído e se não queria regressar. Tive que programar o meu serviço de email no sentido de mandar todas as mensagens da ACADEMIA diretamente para o caixote do lixo. Finalmente (espero), a ACADEMIA deixou de me chatear. Que carraças! Livra! Nunca mais quero nada de tal site!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebi que me iria acontecer algo semelhante e refriei a vaidade de ter tantos trabalhos referindo o meu nome... à massagem de Ego seguir-se-ia sabe lá Deus o quê...

      Eliminar
  2. Cuidado, Rogério! Essas massagens ao Ego costumam ter um preço muito alto.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, não estou assim tão seguro de não estar perante uma ferramenta útil para o meio académico.

      Até pelo testemunho dado (ver link no meu texto)do qual extraio a seguinte passagem:

      «Além das funções de conectividade e repositório de trabalhos, as redes sociais acadêmicas têm uma utilidade extra, funcionam como redes laborais, um Linkedin para professores que permite que as universidades acessem milhares de currículos para poder contratar. Isso é particularmente útil em sistemas universitários dinâmicos como o estadunidense, no qual o mercado de trabalho acadêmico se caracteriza por uma forte mobilidade dos professores e uma constante progressão, em que o êxito de una universidade se apoia em grande medida em departamentos de Recursos Humanos que sabem identificar e atrair os melhores professores a suas instituições. O curioso é que inscrição Premium que gerencia Academia.edu seja muito parecida, em suas opções, à versão paga da Linkedin.

      Depois de pouco mais e um mês de teste da versão paga da Academia.edu (em 15 de maio ela não será renovada), chegou-se à conclusão de que é um produto interessante, com característica corretas, especialmente, não sendo especialmente dispendioso com quatro serviços de qualidade que podem ser úteis para o pesquisador.»

      Abraço

      Eliminar
    2. E também não estás seguro de que seja uma ferramenta que te possa ser útil; não és professor, nem estudante universitário, nem estadunidense...

      Mas tu é que sabes o que pode, ou não, ser-te útil e valer o preço, seja ele qual for. A mim, cheira-me a esturro.

      A net tem uma tendênciazinha irrefreável para nos utilizar enquanto produtos de consumo a curto prazo, tipo "chewing gum"...

      Outro abraço!

      Eliminar
  3. Em vez de Rogério passarias a ser "Narciso" incomodado e espoliado! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Querido Norte, "gato escaldado, de água fria tem medo"

      Abraço cá do gato

      Eliminar
  4. Deu para rir, mas o assunto é sério.
    Todos os cuidados são poucos.
    Beijo, boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Claro que dá... embora admita dever ter tido oportunidade de dar testemunhos interessantes à comunidade cientifica... a seu tempo, darei um exemplo.

      Beijo deste vaidoso

      Eliminar
  6. Não o sabia tão pavão!
    Veja lá não vire perdigão,
    o tal que perdeu a pena... 😳

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pavão?
      Queria, ó se queria
      era ser falcão
      por aqui os pombos
      borram os carros todos

      Eliminar