25 fevereiro, 2022

FALOU-SE DA UCRÂNIA NO MEU JANTAR DE ANIVERSÁRIO? CLARO!

Como sempre acontece quando a família se reúne, houve de tudo. Houve lembranças vividas, houve um pouco de tertúlia e houve, a inevitável, conversa séria. Antes de tudo, a comezaina da saborosa lasanha, obra da Minha MaiNova, momento em que se passou o canal, onde ele estava, para aquele em que só passa (boa) música. 

Nesse momento, saudei-lhe o gesto "Boa, filha. Ouvir tanto dislate cansa... é que em tanta verborreia, não há uma única notícia e o que abunda é a desinformação". Nesse preciso momento, meu genro, avança no tema e defende tese. O outro genro, nada acrescenta e eu, sempre naquela ironia fui discorrendo sobre o que agora retomo, mas em tom sério:

"(...) o agravamento da situação é indissociável da perigosa estratégia de tensão e confrontação promovida pelos EUA, a NATO e a UE contra a Rússia, que passa pelo contínuo alargamento da NATO e o reforço do seu dispositivo militar ofensivo junto às fronteiras daquele país, e em que insere a instrumentalização da Ucrânia, desde o golpe de estado de 2014 (...)

"a Rússia é um país capitalista, cujo posicionamento é determinado, no essencial, pelos interesses das suas elites e detentores dos seus grupos económicos"

Do desfecho, só tenho uma certeza e coincide com o que acabo de ler

«Mas de longe o maior perdedor é a Europa que tem sido vergonhosamente vendida pela sua cobarde classe política. Primeiro, a Europa perdeu a oportunidade económica de uma parceria pacífica com a Rússia. Em vez disso, irá perder mercados importantes e pagará muito mais pela energia.»

16 comentários:

  1. Estou de acordo com a apreciação da situação que culminou nesta guerra.
    Foi uma esclarecida festa de aniversário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as nossas festas
      são à imagem desta
      metem discussão
      e dela
      nasce a luz
      nem que seja por uma fresta

      Eliminar
  2. Mil perdões pela pergunta:
    Todos os teus genros têm as tuas ideias políticas?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não!
      caso sim
      como produzir discussão?
      (por vezes bem animada)

      Eliminar
  3. Há várias visões sobre a guerra de Putin contra a UCRÂNIA 🇺🇦

    Yolanda Díaz, Garzón y el Partido Comunista condenan el “ataque imperialista” ruso en Ucrania — Ione Belarra considera que "la guerra nunca es el camino" y defiende "el derecho internacional y las vías diplomáticas en el marco de Naciones Unidas para poner fin inmediato a este conflicto"

    Claro que os comunistas alemães condenam o ataque imperialista de Putin.

    O partido comunista português tem sempre razão e os seus filhos apoiam Putin.

    Viva a diversidade de visões 🕊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que diz sobre a posição do PCP não é verdade. Leia o que lhe envio e veja o que é dito sobre Putin.

      https://www.pcp.pt/pcp-apela-promocao-de-iniciativas-de-dialogo-paz-na-europa

      Eliminar
    2. Na diversidade de visões
      a que mais prevalece
      é a dos cegos

      Julgo que o Luís já lhe terá aberto os olhos

      Eliminar
    3. Nenhum partido político tem influência na minha visão política, o que não é o vosso caso.

      Eliminar
    4. Não, não é o meu caso
      ... e até milito
      e tenho na vida
      uma frase batida
      numa perspectiva política

      "O pior cego é aquele que não quer ver!"

      Eliminar
  4. Até que enfim me deparo com um blog amigo/camarada que partilha palavras esclarecedoras.

    Não estou, de momento, em condições de ler o extenso artigo do link, mas li ontem vários artigos muito lúcidos.

    Provavelmente irei passar o resto do Sábado ao Hospital de S. José. Que me perdoem todos os amigos que, ao contrário do que ontem esperava, não conseguirei visitar hoje.

    Abraço!

    ResponderEliminar