05 fevereiro, 2022

LÁGRIMAS, MESMO SE MUITO CHORADAS, NÃO REFORÇAM ÁGUAS...


Chegámos ao limite. O drama já vem de longe, como recentemente tenho documentado. E as lágrimas, mesmo se muito choradas, não reforçam os rios, lagos, barragens, bacias hidrográficas. 

Mais recentemente, exactamente a 24 de Setembro de 2020, foi apresentado na Assembleia da República um "Plano Nacional para prevenir e combater os efeitos da Seca" votado em Plenário no dia seguinte. Do chumbo, então registado, dá-se nos dias que correm os efeitos dramáticos consequentes. 

Podeis chorar de angústia. Meu choro é de raiva. Chorem comigo!

18 comentários:

  1. O pêessezinho sempre de braço dado com a direita e cinicamente a queixar-se de que a CDU votou contra o orçamento ao lado da direita.

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera, quem me dera que eu soubesse
    Uma dança daquelas que fazem chover
    Dançaria dia e noite - sem descanso-
    Para o Alqueva alagar e todos os rios encher.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga
      é sabido o meu gosto pela ironia
      do meu apreço ao humor bem colocado
      Contudo, hoje não é o caso

      A situação é mesmo grave!

      Abraço preocupado

      Eliminar
    2. Eu sei, Rogério, e de que maneira a situação está preocupante, mas que que quer?-, veio-me a ideia - de versejar - assim de rompante.
      Há dias assim!
      Eu também vejo o que se passa ao meu redor, não ando alienada, nem nada.
      Mas chorar não resolve a seca.

      Eliminar
    3. Sim,
      as lágrimas salgadas
      o gado nunca as beberia
      e usadas na rega
      a erva
      não cresceria

      Choremos de raiva

      Eliminar
  3. Meu caro Rogério
    Vi rios e ribeiras no meu Alentejo correr muita água. Neles banhava e pescava alegremente com os meus companheiros de jornada nos dias quentes de verão. Quando a rapaziada saia da escola e se dirigia aos seus montes, muitos deles a 3 ou 4 quilómetros feitos à pé, era lá nesses rios que nos refrescavamos do calor intenso. Hoje não há rapaziada, os montes estão abandonados e os rios estão secos.
    É como dizes, choremos de RAIVA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Choremos
      por momentos
      recuperando alentos
      na raiva
      que estimula à luta

      Força!

      Eliminar
  4. A minha raiva nunca é chorada; tempos houve em que se transformava em desenho ou pintura. Agora, sai sob a forma de poesia.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  5. PS - A quem pensar que a Raiva - subtilmente diferente do ódio - não cabe na poesia, direi que desconhece o que é a poesia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em todo o poema-grito
      nele a raiva está contido

      e o ódio é outra coisa

      Eliminar
  6. Oi Rogerio,
    Saudade das 'conversas avinagradas' _ hoje das que fazem chorar
    e que as lágrimas sejam apenas da chuva que logo chegará.
    abraço, amigo querido

    ResponderEliminar
  7. A foto mostra bem a desolação dos campos, dos rios, das fontes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. À incúria de uns, ao egoísmo de outros, e aos atropelos de aqueloutros, a natureza responde assim. E todos somos vítimas.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz-se que a natureza é reactiva...
      e de certo modo é verdade
      reage à falta de acção
      ou aos excessos dela

      O ordenamento do território termina na posse e lucro...

      Abraço

      Eliminar