Em tempos, José Saramago e Eduardo Galeano estiveram juntos numa iniciativa histórica que em data próxima irei lembrar. Hoje, num tema em desuso (que tão necessário se torna voltar a ser bandeira) volto a juntá-los:
HOMILIA DE HOJE
É certo que há uma terrível desigualdade entre as forças materiais que proclamam a necessidade da guerra e as forças morais que defendem o direito à paz, mas é também certo que nada, em toda a História, pôde vencer a vontade dos homens, excepto a vontade doutros homens. Não é com forças de transcendência que temos de confrontar-nos, mas sim, e apenas, com outros homens. Trata-se, então, de tornar mais forte a vontade de paz que a vontade de guerra. Trata-se de entrar em mobilização geral para a luta pela paz: é a vida da Humanidade que estaremos defendendo, esta de hoje, e a de amanhã, que talvez se perca se não começarmos a defendê-la agora mesmo. A Humanidade não é uma abstracção retórica, é carne sofredora e espírito ansioso, e é também uma esperança inesgotável. A paz é possível. Mobilizemo-nos para ela.José Saramago, "Sobre a guerra, a paz e a cultura"
O MAIS ELEMENTAR TRATADO DE PAZ
ResponderEliminar.
O europeu-do-sistema não está interessado no mais elementar dos tratados de paz:
- um tratado de paz que combata o MAIS VELHO DISCURSO DE ÓDIO DA HISTÓRIA -> o ódio tiques-dos-impérios: o ódio a povos autóctones dotados da Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
.
Para o europeu-do-sistema roubar/saquear territórios de povos autóctones é uma herança universalista/multiculturalista (veja-se o que aconteceu na América do Norte, na América do Sul, etc).
Mais:
- quando se fala na devolução de territórios a povos autóctones (que foram impedidos de ter tempo de prosperar ao seu ritmo)... o europeu-do-sistema quer que essa devolução seja considerada 'racismo'.
.
.
O vizinho de Putin (vulgo Ocidente XX-XXI) é pessoal muito, mas muito, pior que ele.
.
Europeu-do-sistema XX-XXI: boys e girls que:
- INSTIGAM GUERRAS, INSTIGAM SUBDESENVOLVIMENTO... E... PROCURAM INSTITUIR ÓDIO, SENTIMENTO DE CULPA, CONTRA OS IDENTITÁRIOS AUTÓCTONES que reinvidicam a Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
[e instigam o cerco a Vladimir Putin por países da NATO]
.
.
Putin deveria ter feito uma ofensiva diplomática:
-> os líderes do europeu-do-sistema XX-XXI (Merkel, Sarkozy, etc) deveriam ser JULGADOS POR CRIMES CONTRA A HUMANIDADE.
[estiveram em conluio, quer com a destruição de economias, quer com o massacre de milhões de pessoas]
.
.
Exemplo 1:
- Merkel (etc) bloqueiam a investigação à forma como chegam armas a 'grupos rebeldes' que... não possuem fábricas de armamento!
.
Merkel (etc) estão preocupados é em acusar de '''RACISTAS'''/xenófobos os Identitários separatistas que dizem o óbvio:
- «a recepção de refugiados faź parte do negócio... os países aonde são produzidas as armas utilizadas pelos 'grupos rebeldes' é que têm de pagar a ajuda aos refugiados».
.
[É isso: a máfia do armamento fornece armas a 'grupos rebeldes' (sim: os 'grupos rebeldes' não possuem fábricas de armamento!) para lucrar, não apenas com a venda de armas, mas também com o acesso a recursos naturais de baixo custo (petróleo, etc)... e mais, refugiados são deslocados para locais aonde existem investimentos interessados em negócios de abundância de mão-de-obra servil].
.
.
Exemplo 2:
O europeu-do-sistema XX-XXI (procurando ter acesso a uma panóplia de fornecedores de abundância de mão-de-obra servil) bloqueia a introdução da Taxa-Tobin.
.
Pois: o europeu-do-sistema está preocupado é em acusar de 'RACISTAS'/xenófobos os Identitários separatistas que dizem o óbvio:
- «num planeta aonde mais de 80% da riqueza está nas mãos dos mais ricos, que representam apenas 1% da população, quem deve pagar a aos povos mais pobres é a Taxa-Tobin, e não a degradação das condições de trabalho da mão-de-obra servil de outros povos».
.
.
.
O 'problema' do europeu-do-sistema XX-XXI não é Identidade... mas sim, cidadanismo de Roma (dispôr de um território de saque).
.
O cidadanismo de Roma tem duas vertentes:
1- ódio tiques-dos-impérios...
2- projectar uma economia de índole esclavagista:
- uma economia com o pressuposto da existência de outros como fornecedores abundância de mão-de-obra servil..
.
.
.
.
Separatismo Identitário na Europa:
- NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE O IDEAL DE LIBERDADE IDENTITÁRIO ("ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo")... não foi... o cidadanismo de Roma.
.
.
.
SEPARATISMO-50-50
---» Todos Diferentes, Todos Iguais... isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo, INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
.
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com
.
.
.
.
P.S
O que há a dizer aos supremacistas demográficos... é simples e óbvio:
- possuem imensos, territórios ao seu jeito!...
- não sejam nazis!!!
- ou seja: aceitem a existência de outros!!!
Resumindo: os 'globalization-lovers', UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
...mas não respeitam
Eliminaros Direitos dos outros
exemplo
os direitos dos negros
Dois homens que muito admiro; Saramago e Galeano.
ResponderEliminarExcelente Homilia, a que escolheste, Rogério.
Abraço!
hei-de
Eliminarvoltar
a este par
Abraço
O vídeo e o texto que partilha tem palavras cheias de lucidez. Faz-se a guerra em nome da paz, em nome do progresso, para melhorar as condições da humanidade? Não. Faz-se a guerra porque ela é um negócio onde os "senhores do mundo" saem a ganhar.
ResponderEliminarA minha solidariedade com o povo ucraniano que está a sofrer nestas horas em que a força das armas é tão intensa e desproporcionada.
Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo.
Uma beijo.
"Faz-se a guerra porque ela é um negócio onde os "senhores do mundo" saem a ganhar."
EliminarÉ isso!
E isso é tudo!
Um beijo amigo
Esperemos que a paz seja possível e rápida!
ResponderEliminarAbraço
Poderá ser, aqui
Eliminarpara retomar mais à frente
É próprio do capitalismo, está-lhe na génese
Abraço
Sábias palavras as de Eduardo Galeano, como poderemos ter paz no mundo quando os cinco países que tem direito a veto na ONU são também, e somente, os maiores fabricantes de armas?
ResponderEliminarQuando será que os povos da Europa acordam?
Quando será que os povos da Europa entenderão que EUA querem dominar o mundo?
Cabe-nos esclarecer e motivar cada vez mais a todos, que este não é o caminho.
Abraço