24 fevereiro, 2022

SETENTA E SETE

Vou sorrir à primeira pessoa que passar!
Já são setenta e sete vezes
que isto me acontece
Das primeiras vezes,
crescia-me um corpo
e uma alma
aprendendo
a falar um com o outro
de forma serena, calma.

 

Mas tarde,
cabiam já alma e corpo no mesmo espaço,
começaram os conflitos e o embaraço
de ir amadurecendo a servir de juiz
num por vezes doloroso desaguisado
exercício de manter o equilíbrio
entre Minha Alma e Meu Contrário 
Foram tempos de tudo
De raiva, de luta, de ausência, de regresso
que não esqueço 
Vieram então tempos de esperança,
e de poupada alegria
(pois que desta nunca há abastança
e se dela gastasse a esmo por certo já não haveria) 
Chegado agora, ao dia de hoje
os três olhamos este meu rosto
Contamos-lhe as rugas,
umas leves outras fundas...
Estas aqui, na fronte, que tantas são,
são as dos desgostos, das incertezas e da apreensão
Estas, outras, na face, que muitas se atropelam
São as do sorriso, e é a alegria que revelam 
Minha mão as tacteia e afaga
ao mesmo tempo que as vai contando
E que coincidência, e que espanto
umas e outras somam o mesmo e tanto. 
Para as desempatar
Vou sair
E sorrir
À primeira pessoa que passar

16 comentários:

  1. Muitos Parabéns!

    Gostei do "poema-balanço". Que as rugas continuem a aumentar por muitos anos. E bons!

    Deixo um sorriso

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Lídia? Dei há pouco
      que as rugas menos profundas
      espero que acredite
      são as que resultam
      do meu sorriso triste

      Não vinca
      mas pesa

      Deixo-lhe um sorriso
      agradecido

      Eliminar
  2. Parabéns Rogério, pelo 77º aniversário.
    Desejo-te muitas felicidades, muitos anos de vida, muita saúde, ousadia, garra.
    Beijo, cuida-te.

    ResponderEliminar
  3. Respondo-te com um largo sorriso, e iremos sorrindo por muitos e bons.

    ResponderEliminar
  4. Que tenhas o mais feliz dos aniversários, velho resmungão, e um ano repleto de amizade e amor, num mundo cruel e sem coração 🍀

    ResponderEliminar
  5. Tão bonito, ver que afaga as suas rugas com essa serenidade.
    Desejo-lhe tudo o que desejo para mim, acho que não lhe posso desejar mais nada.

    Um enorme beijinho de parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As rugas são o património tangível de uma vida vivida intensamente

      E que belo desejo me desejas

      Beijinho agradecido

      Eliminar
  6. Parabéns, felicidades, tudo de bom rodeado pelos teus amores.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meus amores me rodeiam
      mesmo os não-ausentes

      Tenho tanto orgulho em ter uma família como a minha

      Abraço agradecido

      Eliminar
  7. Caro Rogério
    Que belíssimo poema.
    Feliz aniversário, nestes dias contornados
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo recente
      estes dias
      exigem
      poemas belos
      e... muita luta

      Abraço largo

      Eliminar