15 fevereiro, 2022

O QUE VALEM OS MEUS DIÁLOGOS COM O MEU CORPO?


Todos diálogos são uma necessidade. A um nível mais corrente, falar com o outro é, por si só, um acto emérito. Fazer tertúlia é colocar o diálogo a um nível tão mais superior quanto maior for o número de elementos a dialogar. Por vezes o diálogo acontece entre espécies e esse é sempre belo, até porque demonstra inteligência no uso de linguagens diferentes...

Por falar em linguagens diferentes, nem sei que dizer da que tenho vindo a empregar quando me dirijo à minha próstata e ela me responde, ou quando faço apelo ao meu ânimo e ele cumpre o papel de me animar. 

Há quem desenvolva teses e leve a questão para a abordagem científica. Soube disso por via da Drª  Ana Vilar, a farmacêutica que me faz aviamento das receitas passadas pelo meu urologista. Por ela fiquei a saber como a Epigenética aplica a ciência à  biologia pessoal e melhora não apenas o bem-estar físico, mas também a qualidade e o carácter da vida diária.

Deu-me a pista e hoje estou no percurso do entendimento do poder da mente sobre o nosso corpo. Claro que não vou aprofundar este conhecimento. Vou limitar-me a usá-lo! E não por entretenimento ou curiosidade intelectual, mas porque preciso!

ler aqui todos o "Diálogos"

18 comentários:

  1. Eu vou falando com os meus botões!
    Cada um fala com quem quer.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um fala com quem estiver disponível para o escutar...

      Por exemplo, agora sinto-me teu botão!

      Abraço

      Eliminar
  2. Tu andas tão entretido entre ciência e o espírito — que nem escreves nada sobre o conflito na Ucrânia 🇺🇦 Não te irrites com o meu comentário e continua a acreditar naquilo que te apetecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falar dum tema onde há uma berraria tremenda achei não valer a pena e... amanhã ainda vou muito a tempo.

      E quanto a apetites, apetece-me isso mesmo!

      Eliminar
  3. Muito bom entender como podemos transformar a mente reativa em mente ativa _ vou ler mais a respeito ,Rogério segui o link e gostei!
    Nossa saúde mental nos livra de muitos males então bom desenvolver hábitos de entende-la para benefício do nosso corpo.
    Um abraço e saudade de ti,no meu blog.
    Só agora vou mesmo viajar_ deixando lá as despedidas porque pretendo demorar já que a pandemia me tirou dois anos desse prazer.
    com abraços, amigo
    Fica bem e cuida dessa próstata direitinho rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lis
      não tinha dado por ti
      (vou já lá)
      e para saberes mais a respeito do que aqui posto deixo-te este mimo

      https://www.bruceliptonportugal.com/snippet-1/

      Bjinho

      Eliminar
  4. "Claro que não vou aprofundar este conhecimento. Vou limitar-me a usá-lo! E não por entretenimento ou curiosidade intelectual, mas porque preciso!"

    Fale e leia sobre tudo o que lhe fizer bem à alma e à mente, Rogério.
    Se precisa, tente, aprenda, invente, mas não se deixa cair no desânimo destruidor da vontade de viver e seguir em frente.

    Um forte abraço solidário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim farei
      Assim faço
      Faz-me também
      muito bem
      Receber o teu abraço

      Meu Ânimo
      te manda um beijo

      Eliminar
  5. Meu amigo, podes aprofundar tudo quanto queiras e que te ajude neste momento difícil.

    O pensamento positivo , como é hábito dizer-se, ajuda muito e o poder mental é uma força não desprezível.

    Que consigas ultrapassar este tormento.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São

      Para ultrapassar este tomento, também conto contigo! Sem esquecer o meu urologista!

      Abraço grande

      Eliminar
  6. Isso é o apelo aos nossos poderes desconhecidos. Vai correr bem.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Rogério, nem imagina como o compreendo!

    Conectar o corpo e a mente numa atitude positiva e dialogante é uma terapia poderosa. Assim como a Dianética, Epigenética e tudo que envolve o poder da mente sobre o corpo. Como praticante de reiki, sei isso também por experiência própria.
    Também estou a passar por uma fase, ainda de expectativa, que tento ver de forma positiva, embora os meus diálogos não sejam tão criativos quanto os seus :)

    Devemos fazer e agir de acordo com o que sentimos. Se rezar, dialogar, desabafar e porque não praguejar nos faz sentir bem, bora lá, vamos seguir em frente que tudo vai dar certo.

    Receba o meu já habitual beijinho, solidário e sempre amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Meu Querido Pássaro Azul
      Sabia que me compreenderia.
      Conte-me, na primeira oportunidade, o que se passa com essa sua fase... presumo que também de dificuldade...
      Quanto ao nosso dever, rezar não rezo pois Deus não iria acreditar no fervoroso da minha reza. Tendo apostado no diálogo e no desabafo e por aí me fico. Mas praguejar é uma boa ideia...

      Sigamos em frente!

      Segue o meu beijinho de sempre!

      Eliminar
  8. Fique bem, Rogério! Quanto à estratégia, cada um tem a sua.

    Melhoras,

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu urologista
      incentiva a minha
      e a menina farmacêutica
      que sabe da ciência
      aplaudiu

      Estou a ser bem seguido

      Beijinho

      Eliminar
  9. Olá amigo :)
    Parece que tens um problema comum à maioria dos homens da tua idade (mesmo não sabendo qual é ).
    Falar com o corpo é o que todos fazemos, sobretudo quando ele reclama ou pede ajuda.
    Sabes que por causa duma bactéria que apanhei no Hospital Da Trofa Centro em Braga, quando fui intervencionada ao meu ombro esquerdo por causa duma queda estúpida a tirar fotos, agora também tomo um medicamento que dá para a próstata (RISO) ...
    É verdade :) O meu cabelo começou a cair aos montes (graças à dita cuja) e para além do Cistitone tomo essa coisa que supostamente não serve só para homens, e de facto o meu cabelo está a voltar a ser saudável e abundante.
    Cuida-te
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado, se te excedes na cura
      ficas mais que cabeluda

      Cuidemo-nos

      Beijinho

      Eliminar