26 maio, 2010

Os Homens não choram? (uns sim, outros não)

Quando era miúdo, diziam-me, com aquela convicção moralizadora de quem pretende a continuação da supremacia machista, que um homem não chora e eu, eu não chorava. Quedas em correrias, joelhos esfolados e eu, eu não chorava. Em bandos de funda em riste, fervia pedrada e se alguma me acertava eu, eu não chorava. Travessuras a merecerem açoites no rabo , minha mãe me sacudia e eu, eu não chorava. Tropelias e desatenções a merecerem reguadas, na mão o professor acertava e eu, eu não chorava.

Cresci e a dor física nunca me fez verter uma lágrima. Hoje dou por mim a engolir em seco, a ficar com a garganta embargada e lagrimazita no olho, por duas razões: por tudo e por nada. Comecei por detestar um boneco. Um dos bonecos mais jóia que a banda desenhada produziu. Depois comecei a compreender os calimeros…
Calimeros à parte, reconheço admirar os homem que choram (até para me poder auto-justificar).
Ficava enternecido com as lágrimas do Jorge Sampaio e registo o facto de não ter visto nunca nenhum primeiro-ministro verter uma lágrima, nem pelo país nem na emoção das fugas à responsabilidade, saídas do país, nem mesmo nas despedidas dos elementos das equipas governativas que “lideraram”.

Tenho registo de um outro homem que admirei, o Duarte Mangas. Cena marcante, quando este soluçante se abraçou a mim, a bordo do Santa Maria e no último dia da viagem de regresso da nossa comissão na guerra colonial em Angola. Dizia-me ele, lavado em lágrimas: “Não vou esquecer-te nunca. Foi bom conhecer-te. Sem ti eu nunca conheceria o José Gomes Ferreira, nem “A Memória das palavras ou o Gosto de Falar de Mim”. É esse abraço reconhecido que o vídeo abaixo documenta:
Aviso prévio: Porque este post está a ser escrito com os olhos rasos de água, não garanto que as imagens sejam exactamente as que eu queria escolher…

Outro aviso: até agora não recebi qualquer elemento do Mourinho relativo ao prometido diagnóstico sobre o estado da Nação. Temo que tenha de o fazer com a prata dacasa e alguns recursos imprevistos. É a vida, não vale a pena "calimerar" este inconveniente...

7 comentários:

  1. Ontem quando vi este vídeo emocionei-me também.
    Sim, porque sabemos reconhecer um verdadeiro abraço, dado com sentimento, com afecto e cumplicidade.
    Sempre disse,e admiro-o por isso, que o Mourinho tem aquela imagem de "duro" para se defender dos "abutres" que existem naquele mundo ultra-competitivo.
    Em crianças, meu amigo, ensinaram-nos muitas coisas boas, mas outras, eram verdadeiras torturas psicológicas, não chorar para os rapazes era uma delas.
    Ainda bem que hoje chora! Felicito-o por isso.
    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério
    Sim os homens tambem choram! Já muitas vezes aqui me vieram as lágrimas aos olhos. Uma delas foi quando vi um comentário da "filhota mais nova" porque me fez recordar um dia em que fui enfiado no tal Hotel Stº André" com um braço partido. A minha filhota (a mais velha e mais nova, porque só tenho uma) me ter mandado uma mensagem a propôr-se substituir-me, claro que nesses casos os homens são sempre insubstituíveis.
    Referiu as Lágrimas do Dr. Jorge Sampaio. Pois foram as lágrimas do Dr. Sampaio num acontecimento para mim marcante, que me fizeram tornar apoiante do PS. Para aí há mais de duas dezenas de anos morreu um grande Democrata de nome José Henriques Vareda. O Dr. Sampaio era na altura secretário geral do PS e colega de profissão do Dr. Vareda. O discurso funebre foi entregue ao Dr. Sampaio, claro houve lágrimas não só do orador mas de muitos de nós. Não aderi ao PS como militante, mas a partir daí tornei-me apoiante. De todos os secretários gerais a partir daí (Sampaio incluido) nenhum me desilidiu... como gostaria de dizer o mesmo, hoje. Em relação ao ultimo e actual não me desiludiu porque em relação a este nunca tive a mais pequena ilusão...
    Abraço e obrigado pela sua capacidade de nos "tocar" e fazer descer à terra.

    ResponderEliminar
  3. Já agora e para que me "desnude" em relação ao ultimo parágrafo do comentário anterior, Acrescento:

    No entanto em todas as eleições, nacionais, Europeias, locais e até nos referendos, votei no PS ou nas posições por ele defendidas. A unica excepção foi nas presidencias que votei "na poesia" o que tenciono voltar a fazer... nas outras que virão por aí ... a ver vamos.

    ResponderEliminar
  4. Sem lágrimas, mas com reconhecimento semelhante ao do seu colega Mangas, vou ter de conhecer esse escritor...

    Beijo da Maiúka

    ResponderEliminar
  5. Ontem já deixei aqui um comentário onde falava deste video que me provocou um misto de comoção e revolta. A explicação para a primeira, é óbvia. Quanto à revolta, deve-se ao facto de me ser muito difícil aceitar que uma cena que deveria ter sido preservada e ficar na intimidade dos intervenientes, tenha ido parar ao You Tube.
    Há cerca de um ano escrevi lá no CR um post sobre a educação que tive e me impedia também de chorar.
    Claro que em adulto já chorei muitas lágrimas, mas algumas marcas aquela mensagem deve ter deixado na minha personalidade, porque, por vezes,os meus olhos não se abrem em cataratas de lágrimas e choro apenas por dentro. Imagina o que isso dói?

    ResponderEliminar

  6. Acredite que me emocionei mais pelo abraço e pelas lágrimas do Mangas. Quanto ao video, ajudou-me a apreciar ainda mais os homens, que nestes gestos, reconhecem que o sucesso só é possível com o contributo das equipas. Mourinho, sem encenações mostrou gratidão, mostrou reconhecimento e humildade. Mostrou-se...

    Folha Seca,
    as desilusões que se vão tendo são normais. Errar é humano, repetir o erro é estúpido...
    Quanto às suas opções politicas... acho que elas tem a ver com as angústias que hoje, lá no Largo das Calhandreiras, confessa ter. Vejamos se lhe poderei ser útil...

    Caro Anónimo,
    O livro "A memória das palavras ou o gosto de falar de mim" é de leitura obrigatória...(os outros também)

    Meu amigo Carlos,
    Pergunta-me se sei o que dói chorar por dentro. Sei! Como é que julga que a minha maldita úlcera apareceu. Não há estômago que aguente...
    Quanto a considerar revoltante e muito difícil aceitar que uma cena que deveria ter sido preservada e ficar na intimidade dos intervenientes, tenha ido parar ao You Tube, estou de acordo. Mas não deixo de considerar que, assim, se deu visibilidade a uma faceta do caracter do Mourinho que, em meu entendimento, só o enobrece...

    Obrigado a todos, pelos Vossos contributos pouco "calimerosos"

    ResponderEliminar
  7. Chegada aqui tardiamente pouco me resta para dizer.
    Que sim, as lágrimas que se choram para dentro são as piores
    Que sim, sempre fui chorona e ficar com os olhos rasos de lágrimas acontece-me nas situações mais inusitadas
    Que não me admiro das lágrimas de Mourinho: a vivência do desporto provoca laços muito fortes.
    Quanto à divulgação das imagens nem sei. É um sinal dos tempos. Mas reconheço que é assunto para se pensar.

    As melhoras da úlcera.

    :)))

    ResponderEliminar