08 janeiro, 2011

A fisiologia do cérebro e o voto em Cavaco Silva

Sempre achei que a consciência era algo que trazemos pequena, quase insignificante e localizada, conforme o portador, numa parte pouco perceptível do cérebro ou da alma. Nas minhas “rogériografias”(1) nunca consegui uma localização precisa. Apesar de pequena, há pessoas que julgam que a têm grande. Ninguém aceita que a tenha pequena e é impossível encontrar alguém que admita não a ter. Chamar alguém de inconsciente não me passa pela cabeça, por duas razões: A primeira é que a consciência existe de facto e a sua passagem ao estado de inconsciente só acontece ou quanto se dorme ou quando se entra em estado comatoso. Portando não se é inconsciente. Quanto muito pode-se estar inconsciente. A segunda é que dizer a alguém acordado que é inconsciente, para além de se estar a mentir, está-se também a fazer algo que pode desencadear reacções piores que aquelas que um homem perdido de bêbado tem quando lhe dizemos que tresanda a álcool...
A dimensão da consciência é apenas uma parte da questão e não é a parte importante. Importante é a natureza das informações que a constrói quando ele admite processar qualquer colecção de dados visuais e referenciados (mente aberta). Há casos em que a consciência se está nas tintas para isso (mente iluminada) e na consciência já não entra nada.
Os quadros (2) abaixo ilustram um teste. Confrontei uma cobaia com informação ignorada. Vejamos a evolução passo-a-passo desse alguém que estava no inicio disposto a votar em Cavaco Silva…

TESTE 1
Confrontado com o gráfico, a minha cobaia disse estar farto de saber. Mas depois perguntou o que era aquela linha sempre a crescer. Respondi-lhe que eram os empregos de serviços: as atendimentos, as publicidades e artes de "encher chouriços" mas também os dos hospitais e escolas. Serviço público? Interrogou e eu confirmei. E aquele vermelho a subir e a descer? Respondi que precisava de falar mais sobre ela. Acrescentei mais um dado: Cavaco foi Ministro das Finanças em 1980 e Primeiro Ministro entre 1985 e 1995... A cobaia olhou, olhou e soltou: Oh!
--
--
TESTE 2
Aquela linha vermelha do quadro de cima que parece crescer para só depois ligeiramente descer, é o emprego do Sector Secundário. Resulta da soma de alhos com bugalhos. Isto é soma os empregos da construção civil com os "fatos de macaco". Veja-se o que começou a acontecer. Betão, betão, betão sempre a crescer e a produção sempre a descer. Graças ao gajo e aos seguintes que vieram a aparecer... A minha cobaia olhou o gráfico. Olhou, olhou, olhou e exclamou: Oh!
--
----
--

TESTE 3
Mas não acabou. A divida pública que sofreu forte impulso com a importação de produtos da indutria aumenta também pela importação de produtos da terra. A minha cobaia olhou o gráfico como se procurasse uma alfaia e mais intensamente para descobrir uma semente e situar os anos de governação de Cavaco. Disse: "Ena, tanta terra inculta". Perguntei: "E de quem é a culpa?" Silêncio, caindo em si. SEI LÀ, O QUE ME DIZ FAZ SENTIDO E NÃO FAZ. VOTO NO CAVACO E ESTÁ O ASSUNTO ENCERRADO.
--
Pronto, teste falhado. A minha cobaia é um cérebro iluminado (ou já bastante manipulado) e nem a leitura do Expresso de hoje serviu para o quer que fosse. Vai votar Cavaco!

(1) Série de posts sobre a fisiologia do cérebro
(2) Gráficos já publicados num
post sobre Qualificações, Desenvolvimento e Produtividade

26 comentários:

  1. Um texto que valeu a pena ler! Um mimo! : )

    ResponderEliminar
  2. Votar no Cavaco!
    Quem é o Cavaco?

    Saudações de Düsseldorf!

    ResponderEliminar
  3. Catarina,
    gabo-lhe a paciência de ter lido tudo, sou um sortudo
    :))

    ematejoca
    Saudações de Düsseldorf?
    Onde é Dusseldorf?

    ResponderEliminar
  4. Existem demasiadas cobaias em Portugal. Tudo vai continuar na mesma porque todas essas cobaias têm uma coisa em comum: ESTULTÍCIA.

    ResponderEliminar
  5. DÜSSELDORF fica no centro do mundo!

    A mesma coisa já não se pode dizer do vosso Cavaco.
    Não há por aí outros políticos? Tem de ser sempre o Cavaco o Presidente da nossa República?

    E o velhinho do Alegre também não acredito, que seja melhor escolha.

    Quero gente nova, MULHERES e homens, na vida política de ambos os países, que tanto amo.

    Quero renovação, estou farta de política a cheirar a mofo!!!

    Saudação do CENTRO DO MUNDO!!!

    ResponderEliminar
  6. Eu li todo o texto e isso só me confirma que , efectivemente, o povo tem razão: não há pior cegueira que a voluntária!!

    Um bom domingo.

    ResponderEliminar
  7. Como já disse noutro lugar, o Zé Povinho não acredita na mudança, está farto de ser enganado e farto destes politicos.
    A mudança para ser verdadeira teria que ser radical.

    ResponderEliminar
  8. Ora bem. Exactamente o que estou a repetir há muito ... enerva-me ver o nosso PR falar do actual estado de coisas como se não fosse nada com ele quando efectivamente foi ele que criou o modelo de crescimento em que nos iludimos ... Por isso é que não voto em Cavaco. Juro-vos que se o PR fosse à televisão e assumisse a sua quota parte de responsabilidade mudaria instantaneamente de opinião. Digo-vos mais: ganharia nesse momento a autoridade moral para ser o verdadeiro líder que por agora finge ser.

    ResponderEliminar
  9. Pois é meus caros, cobaias há muitas e votam Cavaco.

    Só uma palavrinha particular à Ematejoca que está redondamente enganada. Dusseldorf não é o centro do mundo.
    O centro do mundo é o umbigo.
    Digo

    ResponderEliminar
  10. Ah!! Já sei! A sua cobaia deve ter sido aluna do prof. Aníbal!!
    Tá tudo explicado!!

    ResponderEliminar
  11. Olá Rogério.
    Cá estou eu, com a minha tendência natural para tudo o que seja correr riscos desnecessários e perigosos! O mesmo é dizer: meter-me na boca do lobo.
    Em relação à consciência parece que estamos, mais ou menos, em sintonia. Embora eu acredite que não há consciências pequenas nem grandes. Ou se tem ou não se tem! Isto no sentido da palavra implicar ter a noção de…
    Ora se alguém estiver em estado comatoso ou a dormir, logo à partida está inconsciente, já que não tem noção de coisa alguma.
    No sentido moral e ético, a consciência é o rigor e o escrúpulo que nos leva a praticar determinada acção, de acordo com…a nossa consciência!
    Louvo a sua paciência e tenacidade para atingir o objectivo que se propôs, elaborando gráficos e apresentando argumentos, para demonstrar por A mais B, porque razão Cavaco Silva não deverá ser reeleito para o cargo que actualmente ocupa.

    Rogério… meu querido! Não use a sua forte capacidade persuasora para tentar influenciar a decisão de voto dos seus amigos e seguidores.
    Mal ou bem, deixe que cada um vote de acordo com...a sua consciência:))

    Já que as prendas o deslumbram tanto, estou a pensar oferecer-lhe uma. Aceita?? Não é bem para si é pró blog!
    Janita

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está bem concretizada a razão da minha descrença (a que confessei no comentário anterior).


    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. Nunca pensei que este país tivesse tanto cérebro iluminado ou tantos já bastante manipulados. São uma maioria. Deve ser praga ou macumba. E também não devem ler o Expresso. Uma desgraça. De qualquer forma serão, com certeza, tipos distraídos e ceguinhos.
    Depois há a parte avassaladora: gráficos, linhas coloridas que sobem e descem, sectores terciários e outros, basbaques à procura de alfaias nos gráficos, que lançam ahhs e ohhs de olhos arregalados, e cobaias espantadas com os coloridos cordelinhos. Dantesco.
    Caro Rogério,
    Falando simples. Nunca o povo viveu tão bem, desde o 25 de Abril, como quando o diabo do Cavaco governou o país. Mesmo visto de lá, do centro do mundo. Nunca o país deu um salto qualitativo como quando o Cavaco governou. Cometeram-se erros? Sim. Muitos. Mas mesmo assim foi o melhor. É por isso que vou votar nele. Que chatice. Custa não custa? Sou um “iluminado”. Talvez os doutos, se forem democratas de verdade, me perdoem.
    Eventualmente, já sei o que vem por aí de argumentos. Fome em Setúbal (em que “reinado” começou? Quem resolveu?); dinheiros comunitários; salários em atraso. Sim, existiu tudo isso, e continua a existir não é verdade?
    Realidades são realidades, apesar de gráficos, percentagens e quejandos.
    Por mim vou ficar por aqui. Ainda sou livre de pensar e de tomar as minhas opções. Mesmo que me coloquem rótulos. Eu, às vezes também faço o mesmo. “É a vida”, como dizia um certo político que, se calhar, deixou muitas saudades aos cérebros lusco-fuscos.

    ResponderEliminar
  14. DÜSSELDORF É O UMBIGO DO MUNDO!!!

    E o Cavaco, desta vez, não vai lá!

    ResponderEliminar
  15. Ana,
    Pois é! Senão alunos, seus venerandos...

    Janita,
    Quando diz "Não use a sua forte capacidade persuasora para tentar influenciar a decisão de voto dos seus amigos e seguidores."
    Sem se dar conta está a sugerir que feche o blogue. Já pensei nisso. Mas minha alma disse-me "seu fraco, seu desertor!" e eu voltei atras e resolvi continuar a lutar para este mundo mudar... e não se trata de por os outros a pensar como eu.
    Como poderia
    viver
    com tal monotonia?

    Lidia,
    Descrer é fechar a loja. E onde iria eu buscar o poema?

    FMF,
    Ninguém tem todda a razão e o meu amigo tem a parte dela que a mim me falta. Vive-se melhor, sim. Os campos são duros e muitos se safaram dessa dureza. O mar é traiçoeiro em vagas e nevoeiro e outros tantos se safaram do mar. A fábrica e a oficina fazem dores no corpo e sujam as mãos, ocuparam-se de outra coisa. Aumentou o parque auto, as superficies climatizadas e há rações para todos os animais. Que poderemos querer mais? Desemprego? Vão mas é trabalhar calaceiros... Fome? Sempre houve. Integrem-se na caridade! Votar em Cavaco? Claro! Nunca vivemos melhor, nem com mente mais saudável
    (63% dos portugueses são tolerantes com a pequena, média e grande corrupção desde que seja em beneficio...da nação)

    ResponderEliminar
  16. Caro Rogério
    Posso dizer-lhe que li o texto todinho, grande pachorra, são muitos cérebros manipulados, comandados como robos. é um cerco de cobaias. Está na hora de mudar. O inquilino tem que se mudar.Embora eu entenda que não estamos em sintonia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Estou a adorar tudo, o texto,oportuno, bem escrito e ilustrado ;-)
    Os comentários, sinceros e opinativos.
    Conclusão:
    Apesar de não ser nenhuma iluminada e uma perfeita ignorante em política, leio e estou atenta à realidade do meus país e não gosto do que vejo e do que sinto.
    Para mim só uma mudança completamente radical. O meu voto vai ser de acordo com este meu humilde pensamento.


    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Fiz uma afirmação não documentada e não era própriamente uma piada...
    Trago aqui a devida comprovação, por efeitos da macumba a praga(referida por FMF) é orçada mais de 63%, quase nada. Veja aqui:

    http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/portugueses-muito-tolerantes-com-a-corrupcao_1425754

    ResponderEliminar
  19. Não me conformo. Já nem sei mais o que dizer.

    :)))

    ResponderEliminar
  20. Ai aiiii (suspiro)
    Sabe... tenho a impressão que os portugueses gostam de sofrer... ou então ter uma desculpa... para cantar o fado ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Pois é Rogério, parece que não há mesmo nada a fazer...vem ai uma desgraça redobrada.

    ResponderEliminar
  22. Rogério,
    Faço link :)
    Obrigado.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  23. O pior cego é aquele que não quer ver e a cegueira da sua cobaia é um exemplo disso. Infelizmente, o tuga -tipo gosta de pôr uma venda nos olhos e tampões nos ouvidos, para não ver nem ouvir nada que possa afectar a sua crença e o obrigue a pensar. Nada feito...
    Excelente texto.

    ResponderEliminar
  24. [url=http://mypaydayloans1h.com/#bconversavinagrada.blogspot.com]payday loans[/url] - payday loans , http://mypaydayloans1h.com/#sconversavinagrada.blogspot.com payday loans

    ResponderEliminar
  25. [url=http://simplepaydayloanhere.com/#bconversavinagrada.blogspot.com]payday loan[/url] - payday loan , http://simplepaydayloanhere.com/#sconversavinagrada.blogspot.com payday loan

    ResponderEliminar
  26. Great blog right here! Additionally your
    web site a lot up very fast! What host are you using? Can I am getting
    your associate link on your host? I wish my website loaded up as fast as yours
    lol

    Here is my website ... loans no credit check no guarantor

    ResponderEliminar