09 março, 2011

Redacções do Rogérito (3)

TEMA: Diagnóstico da nação e a tomada de posse do coiso
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14 comentários:

  1. Caro Rogério
    Com toda a dificuldade de ver (a crise já chegou à tinta) as letras mas li,está uma redação com direito a um MUIO BOM, para a redação lógico!!! Não para o coiso.
    Abraço

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  2. Para ler de uma assentada esta redacção do Rogerito fiquei a saber que tem uma vizinhança muito animada e enrascada e que o coiso anda todo agitado por causa da parva da Deolinda e da canção da eurovisão que está a pôr os jovens todos a manifestarem-se...puxa estou cansada ;)
    Por mim também dou 20 valores :D

    Bjos

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  3. Vou classificar, usando para tal, os critérios de correcção, emanados do Ministério da Educação, e que são os norteadores da correcção das Provas de Aferição de Língua Portuguesa do 4º ano.

    Na Expressão Escrita deve atender-se a parâmetros estipulados, indo a pontuação de 0 a 4. Transcrevo a Descrição dos Níveis de Desempenho e o nível que, como correctora, lhe teria de atribuir pela sua redacção que agora, como vê se denomina Expressão Escrita, para não traumatizar...

    Assim:

    Extensão - Produz um texto de extensão igual ou superior a 15 linhas. = 4

    Tipologia - Respeita integralmente as instruções do texto narrativo, no que diz respeito à modalidade do texto. = 4

    Informação - Aborda o tema indicado, atribuindo-lhe um título e respeitando os vários aspectos sugeridos nas instruções. = 4

    Progressão - Desenvolve, de forma coerente, a continuação da história. = 4

    Estruturação - Redige um texto utilizando, sobretudo, frases isoladas.
    Ignora os sinais de pontuação ou utiliza-os de modo aleatório, com infracções às regras
    elementares de uso. = 0

    Articulação - Apresenta alguns desvios às coordenadas de enunciação adoptadas inicialmente.
    Usa, essencialmente, os processos de articulação interfrásica mais simples e frequentes.
    Usa vocabulário adequado, ainda que pouco variado, ou passível de ocasionar confusões
    pontuais.2

    NÍVEL INTERMÉDIO = 1

    Apresenta grande variabilidade quanto às coordenadas de enunciação adoptadas inicialmente.
    Não recorre a processos de articulação interfrásica.
    Usa vocabulário muito elementar e restrito, com elevado grau de redundância, por vezes, com
    grave inadequação.0


    Sintaxe e Morfologia - Utiliza a pontuação, no interior da frase, de modo aleatório ou não a utiliza. = 0

    Ortografia - Escreve com correcção ortográfica ou com eventual ocorrência de erro, sobretudo, em palavras pouco frequentes ou em formas instáveis. = 4


    LOGO: 4+4+4+4+0+1+0+4 = 21%

    Parece pouco, eu sei mas, atendendo a que muitos dos alunos do 10º ano nem isto atingiriam porque não sabem escrever direito, quanto mais da maneira torta, humorística e oportuna que o menino Rogério utilizou, sou da opinião que continue a divertir-nos com textos como este e que, acredite, me recusarei a corrigir.

    Foi um prazer.

    Beijo

    PS - Pode sempre pedir reavaliação.

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  4. Sabe Rogério, à sua composição faltam só uns grandes pontos finais que não fazem falta ao texto, mas ao que ele tem dentro.

    Um beijo

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  5. Minha gente
    EStava eu todo contente
    até falar com a sôtôra
    e ficar rubro de vergonha
    Raio do puto, não fazia o trabalho de casa
    Vou deixar-lhe o rabo em brasa

    Lídia,
    Pudesse eu colocar pontos finais dentro e no local adequado e o texto teria uma só linha, nem mais um bocado.

    Conclusão (provisória)

    Mais vale a palavra de uma admiradora (Ariel)
    que a avaliação do Ministério da Educação
    dada por sôtôra (Acácia Rubra)

    Flor de Jasmim,
    Esta redação tem o texto descorado
    Foi redigida nos primórdios do século passado

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  6. Muito bom
    as vírgulas
    quem quiser que as ponha
    Eu li do meu modo e gostei

    Abraço

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  7. Ah grande Rogerito! Um dia destes ainda te vou apresentar a Martinha.

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  8. No melhor estilo da saudosa guidinha de O Jornal do estimável Stau Monteiro (se não estou em erro). Muito bem

    :)))

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  9. Rogério
    Dá-me cá a impressão que a seguir aos "Caminhos do meu Navegar" ainda vão ser editadas as "redacções do Rogérito"...
    Abraço

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  10. Não tinha lido.
    Foi um dia em cheio e a ressaca era muita...
    Mas prometo fazer um esforço Rogério.
    Não é todos os dias que nos surge algo com originalidade.
    Quem me dera a mim...
    Abraço, que por aqui a qualidade dos comentadores é bem acima da minha média...
    Abraço ainda pela visita!

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  11. Mar Arável,
    Eu que queria ser original veio a MdSol e descobriu-me a careca. Sabe que as Redacções da Guidinha que antes de aparecerem no "O Jornal" eram publicadas no suplemento "A Mosca" do Diário de Lisboa" e que algumas escolas distribuiam os textos para as crianças da primária da época darem a pontuação devida?

    A Acácia Rubra bem podia seguir tal exemplo. O Rogérito ficaria radiante...

    Carlos Barbosa de Oliveira, Separadas que eram as escolas, meninos e meninas de cada lado, está o Rogérito curioso por conhecer a Martinha. Diria até interessado...

    Folha Seca, Bem pode ser o livro a seguir para põr o "pagode" a sorrir

    MFerrer, Junte-se aos bons. Será melhor que eles... (gostei de o ver)

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  12. Este Rogérito tem mesmo o dom da palavra para nos convencer. Muito mais do que o nosso 1º ou o tal que tomou posse ontem.

    Será que o Rogérito percebeu que aquela gente anda toda de candeias às avessas? Como não participar em manifestações alegres e bem dispostas, se eles andam todos com caras de poucos amigos?

    Amei, amigo Rogério, saber que o teu dom já vem de lonnnnnge.

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  13. Radacções do Rogerito a fazerem lembrar as da Guidinha... Muito bom. Mas, da próxima vez, use outra caligrafia que, com esta, uma pessoa ganha cá uma dor de cabeça!....

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