03 agosto, 2011

Intervalando, para falar de ânsias actuais... 1

É sabido que ando noutro lado, ocupado.
Contudo, não esqueço, nem por nada, as ânsias actuais.
Poupo o meu tempo, colocando palavras de quem confio...

Baptista-Bastos, com José Saramago

"Tenho para mim que o desfecho desta governação vai desembocar em algo de muito mau (...)

(...)as crispações neofascistas não são aparições momentâneas. A perseverança com que o Estado-previdência é atacado e minado, os termos com que o comunismo, o trabalhismo, a social-democracia e o socialismo democrático são execrados e embrulhados no mesmo saco leva a considerar que o plano visa mais longe.

Os termos político-económicos com que hoje somos instados a pensar obedecem a uma estratégia global, a qual contribui para agudizar a situação de extrema vulnerabilidade em que nos encontramos. Acresce o facto de, depois da queda do Muro de Berlim e da implosão das sociedades do Leste, o que sobrou da esquerda foram caricaturas mal-amanhadas, de que são exemplos funestos o sr. Tony Blair e a "terceira via". Em Portugal, esta extensão particular do assassínio da ideia socialista foi perpetrada não só por António Guterres e José Sócrates mas por outros mais. A bom entendedor...

Passos Coelho resulta dessas contradições, e a canonização dos banqueiros e dos "empresários", a que procede, com ilimitada subserviência e admiração, não é maior do que aquela, precedida por Sócrates, e, embora mais moderada, por Guterres. A capitulação de uns e a argúcia ascensional de outros; a abdicação da ideologia e das convicções e a sua substituição pelo "pragmatismo" permitiram e facilitaram a fé cega e suicida no "mercado", no qual o Estado tem uma interferência mínima.

(...) O fosso entre nós e os outros é cada vez mais sangrento. Creio que Passos Coelho abriu a caixa de Pandora, sem se aperceber muito bem da natureza e das consequências dos seus actos."

Baptista-bastos, no DN de hoje (ler integralm. aqui)

5 comentários:

  1. Ah Rogério, o trabalho é o trabalho e para isso andas por lá, mas aqui é o suspiro que surge entre uma ideia e outra. Oxigenação da mente meu querido amigo, necessária e bem-vinda.
    Um grande bj

    ResponderEliminar
  2. Folgo sempre por o ver aqui.

    Desta vez , mais uma vez, nos troxe palavras de um ser lúcido e coerente e com quem partilho a nálise preocupada deste ciclo que estamos suportando.

    Um abraço a ambos.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rogério
    A visão lucida de Batista Bastos.
    Há que aprofundar a discussão ideológica e Batista Bastos fá-lo muito bem.
    Sou dos que pensa que não há soluções velhas a requentar. Há experiências falhadas e é necessário descobrir porquê. Só assim será possível traçar caminhos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. sou da opiniao que num mundo tao homogeinezado, ja nao ha espaco para as actuais e rigidas filosofias politicas. As pessoas ja nao pensam politicamente.

    Os poliicos escondem-se atras de falsas ideologias para fazer andar agendas pouco ideologicas


    Bjinhos
    paula

    ResponderEliminar
  5. Também li e até pensei transcrever lá no meu "quintal". Este BB é um espanto de lucidez, de inteligência e de bom português!
    Muito bom!

    ResponderEliminar