19 fevereiro, 2014

Desmanipulando - I


Enquanto num lado, António Vitorino despejava largo sorriso apresentando um livro, noutro, Seguro afirmava existir em Portugal "um amplo" consenso político e social sobre a necessidade de rigor nas contas públicas e disciplina orçamental. 
Dois sinais, e não sei qual os credores valorizam mais. 
A plateia, quase a mesma, com muito prováveis corridas entre os dois eventos para não perderem pitada, estava deliciada. A pouco e pouco se percebe que as diferenças (assinaladas) se vão esbatendo. A tal não é estranho que Seguro afiance que a bancada socialista tenha aceite introduzir a chamada "regra de ouro" de disciplina orçamental o que coloca o PS fora da discussão da permanência no Euro. 

Quanto aos que se interrogam porque a esquerda não se entende, antes destes sinais, eu responderia com qual PS, o PCP e o Bloco se devem entender? Com o de Seguro? Com o do António Costa? Com o do Sócrates? Com o de Vitorino? Agora, uma espécie de "Primavera Marcelista" (o afrouxar da pressão para não esmagar a "Galinha dos Ovos de Ouro") tende para que o PS se entenda e una (em torno de uma qualquer figura). Só que esse PS não é, pelos sinais dados, um partido de esquerda (como o não era quando, nessa outra "Primavera", aceitava não questionar a Guerra Colonial").

4 comentários:

  1. Lideranças fracas, com falta de ideais, de ideologia e de crença num mudo melhor e mais justo.

    Que futuro nos aguarda?


    bjs

    ResponderEliminar
  2. Só me apetece dizer palavrões!! Ou então tomar uma data de Xanax(es)!!!

    ResponderEliminar
  3. Como já sabe, hoje estivemos em sintonia. Esqueci-me dessa Primavera , é certo , ( lembrança muito oportuna a sua) mas também tenho a dizer-lhe uma coisa. Pelo que conheço do António Vitorino, ele não dá ponto sem nó e gostava de ter visto toda a intervenção dele...
    Hoje ele foi à RTP Informação, as também não pude ver, porque só há pouco cheguei a casa, mas quando estiver on line vou ver. Talvez perceba o que estaria nas entrelinhas...

    ResponderEliminar