14 fevereiro, 2014

Em dia de São Valentim, dá-me para enveredar por experiências e leituras assim

Já tinha, há uns anos atrás, realizado profundas reflexões em torno das atrações entre almas. Nos meus laboratórios das almas e da física fui pesquisando e encontrando o mesmo tipo de resultado: Almas de sinal diferente é que se atraem. Um, sem muito procurar, encontra no outro coisas de espantar. Uma qualquer surpresa ou pequeno segredo revelado são de mútuo agrado. O que uma alma não faz, faz a outra e vice-versa. Completam-se. A atração é permanente e a relação duradoura, pela vida fora. Discutem, discutem, discutem. Quase sempre não há acordo mas aceitam-se um ao outro (caso se respeitem, sendo o respeito uma regra básica e exterior à própria física das almas). Fiz ensaios e experiências com almas de sinais iguais e se quer saber os resultados vá lá espreitar.
Contudo, porque na vida todas as certezas devem ser sujeitas à confirmação, procurei nos laboratórios da química a validação sobre se as almas gémeas mantém relações eternas e se as que não são mantém maior e mais longa união. Dizem, que do amor, a química explica tudo. Assim, rodeei-me de balões de ensaio, pipetas, buretas, bicos de bunsen e numa boa dúzia de lamelas e coloquei as amostras recolhidas em cada uma delas. Amostras de hormonas e neurotransmissores, minhas e dela, para tentar perceber se, pela via da ciência, explicava o que nos vai na alma, aquele magnetismo incontrolável, o desejo irrefreável, a vertigem sentimental que nos liga. Deu tudo certo, como aliás já tinha dado. 
Preparava-me para simular o que se passaria entre almas gémeas, com as químicas delas, um texto me desviou do intento e desisto. Essa história das almas gémeas não passa de um mito. Mito giro:
"No início, a raça dos homens não era como hoje. Era diferente. Não havia dois sexos, mas três: homem, mulher e a união dos dois. E esses seres tinham um nome que expressava bem essa sua natureza e hoje perdeu seu significado: Andrógino. Além disso, essa criatura primordial era redonda: suas costas e seus lados formavam um círculo e ela possuía quatro mãos, quatro pés e uma cabeça com duas faces exatamente iguais, cada uma olhando numa direção, pousada num pescoço redondo. A criatura podia andar ereta, como os seres humanos fazem, para frente e para trás. Mas podia também rolar e rolar sobre seus quatro braços e quatro pernas, cobrindo grandes distâncias, veloz como um raio de luz. Eram redondos porque redondos eram seus pais: o homem era filho do Sol. A mulher, da Terra. E o par, um filhote da Lua.

Sua força era extraordinária e seu poder, imenso. E isso tornou-os ambiciosos. E quiseram desafiar os deuses. Foram eles que ousaram escalar o Olimpo, a montanha onde vivem os imortais. O que deviam fazer os deuses reunidos no conselho celeste? Aniquilar as criaturas? Mas como ficar sem os sacrifícios, as homenagens, a adoração? Por outro lado, tal insolência era perfeitamente intolerável. Então...

O Grande Zeus rugiu: Deixem que vivam. Tenho um plano para deixá-los mais humildes e diminuir seu orgulho. Vou cortá-los ao meio e fazê-los andar sobre duas pernas. Isso com certeza irá diminuir sua força, além de ter a vantagem de aumentar seu número, o que é bom para nós. E mal tinha falado, começou a partir as criaturas em dois, como uma maçã. E, à medida em que os cortava, Apolo ia virando suas cabeças, para que pudessem contemplar eternamente sua parte amputada. Uma lição de humildade. Apolo também curou suas feridas, deu forma ao seu tronco e moldou sua barriga, juntando a pele que sobrava no centro, para que eles lembrassem do que haviam sido um dia.

E foi aí que as criaturas começaram a morrer. Morriam de fome e de desespero. Abraçavam-se e deixavam-se ficar assim. E quando uma das partes morria, a outra ficava à deriva, procurando, procurando...

Zeus ficou com pena das criaturas. E teve outra idéia. Virou as partes reprodutoras dos seres para a sua nova frente. Antes, eles copulavam com a terra. De agora em diante, se reproduziriam um homem numa mulher. Num abraço. Assim a raça não morreria e eles descansariam. Poderiam até mesmo continuar tocando o negócio da vida. Com o tempo eles esqueceriam o ocorrido e apenas perceberiam seu desejo. Um desejo jamais inteiramente saciado no ato de amar, porque mesmo derretendo-se no outro pelo espaço de um instante, a alma saberia, ainda que não conseguisse explicar, que seu anseio jamais seria completamente satisfeito. E a saudade da união perfeita renasceria, nem bem os últimos gemidos do amor se extinguissem.

E esta é a nossa história. De como um dia fomos um todo, inteiros e plenos. Tão poderosos que rivalizávamos com os deuses. É a história também de como um dia, partidos ao meio, viramos dois e aprendemos a sentir saudades. E é a razão dessa busca sem fim do abraço que nos fará sentir de novo e uma vez mais, ainda que só por alguns momentos (quem se importa?), a emoção da plenitude que um dia, há muito tempo, perdemos.
Platão, in "Mito do Andrógino ( Banquete de Platão)"

11 comentários:

  1. Há casos assim
    e assim

    por vezes assim

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A "fusão", afinal é tão simples...sobretudo quando tem suporte filosófico.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Em dia de S. Valentim aprendo coisas assim.
    Muito gosto destes seus interregnos :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Boa escolha, Platão!

    Feliz Dia de S. Valentim, rrss

    ResponderEliminar
  5. Sempre um descobreta, seja como for.

    Beijinhos Marianos, Rogério! :)

    ResponderEliminar
  6. Meu amigo

    No ser humano há sempre uma eterna procura.
    Um belo texto sem dúvida.


    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    E por aqui passou, despercebida, a Santíssima Real Trindade: Sol, Terra e Lua.

    Infelizmente o definhar da consciência que a espécie sofreu nos últimos milénios, culminou no que hoje podemos contemplar!

    O nosso real DEUS continua ali... A aparecer e a desaparecer na linha do horizonte, mas (quase) todos o renegaram.

    Abraço
    VOZ

    ResponderEliminar

  8. Giros, esses seres redondinhos e completos de quatro pernas, quatro braços e duas cabeças!... :)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  9. Enquanto lia estava a lembrar-me de Haruki Murakami.

    ResponderEliminar
  10. Enquanto lia estava a lembrar-me de Haruki Murakami.

    ResponderEliminar
  11. Olá Rogério,

    Quanto à questão do Andrógino, parece-me que o Facebook já começou a movimentar-se para alcançar esse nicho de mercado. E só por estas últimas palavras escritas, já sabemos que não é pelos mesmos motivos que Platão!

    Abraço
    VOZ

    ResponderEliminar