07 fevereiro, 2014

O MUNDO DA LUA, uma antologia com pérolas destas...

imagem da net
Vivo num mundo em que o chão é o céu
Vivo num mundo ao contrário
Muito diferente do teu mundo ordinário!
Vivo no sítio onde o chão é o céu,
E nos casamentos, o noivo vai de véu!

Vivo onde as cores de pele são seis:
Roxo, azul, verde, amarelo,laranja e vermelho.
Não existem presidentes, nem reis,
E ninguém rouba o que é alheio.

Plantamos árvores, invés de as cortar.
Salvamos o mundo, invés de o matar.
A gravidade só existe nos corações,
E o dinheiro nada vale perante as emoções.

O meu mundo é quase perfeito,
Só tem um pequenos defeito.
Que é não ser de verdade!
Mas pode vir a ser, quem sabe?

Joana Silva, in "O Mundo da Lua", pág. 168
JOANA SILVA nasceu a 11 de Março de 1996 (17 anitos) e vive em Alenquer. Actualmente, tem dois livros publicados e um blog que merece ser visitado. O seu poema que está presente na antologia é dedicado à sua irmã mais velha.

12 comentários:

  1. São jovens como a Joana que ainda me permitem acreditar que há esperança..

    ResponderEliminar
  2. Rogério,

    Talvez o "teu" poeta não tenha razão quando dedicou as suas memórias aos tetranetos. Joana pode vir a merece-las.

    Abraço

    José Luís

    ResponderEliminar
  3. A Joana faz não desesperar de todo quando ouvimos e sabemos de alarvidades sem tamanho em jovens que deveriam lutar contra elas.

    Esperemos que conserve esta sua beleza interior , sempre.

    Já a fui ler lá no seu espaço e gostei.

    Grato abraço por a dar a conhecer.

    ResponderEliminar
  4. O poema e´ lindissimo alem de ser um Hino de esperança. Eu acredito muito na juventude e felizmente ainda sao em grande numero jovens como a Joana.

    Adorei tudo e a conclusao nos ultimos dois versos mostra-nos como o mundo pode ser diferente.

    Estou de saida com uma outra jovem e quando voltar quero ver o blog da Joana, perder-me nele porque sei que vou gostar.

    Obrigada Rogerio por nos mostrares que este pais tem pessoas lindas e futuro.

    Beijos

    ResponderEliminar

  5. Eu gostei muito também!
    E quem, como eu, tem
    filhos por casa com esta idade ainda não deixou de acreditar
    que o mundo que a Joana está a sonhar
    pode vir a ser verdade!


    Beijinhos sonhadores
    (^^)

    ResponderEliminar
  6. Há pessoas assim...cuja sensibilidade as levam a viajar por mundos perfeitos!
    Eu acredito ser possível num futuro próximo!
    É nosso dever lançar a semente...

    Fiquei deveras emocionada Rogério!!!
    Beijinho e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  7. Cheia de ilusões como é próprio da idade! E ainda bem!

    ResponderEliminar
  8. Sinto-me tão emocionada por ter publicado o meu poema… E todos estes comentários fazem-me vibrar de emoção!
    Há anos que escrevo e até já publiquei dois livros (não de poesia, a minha poesia é maioritariamente pessoal, é um desabafo do dia-a-dia) e tantas vezes que pensei em desistir do meu sonho (ser escritora) mas momentos como estes fazem-me voltar a acreditar que sou capaz! Basta ter um sonho!
    Sinto-me completamente em êxtase só por este momento. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  9. O poema e´ lindissimo alem de ser um Hino de esperança. Eu acredito muito na juventude e felizmente ainda sao em grande numero jovens como a Joana.

    Adorei tudo e a conclusao nos ultimos dois versos mostra-nos como o mundo pode ser diferente.

    Estou de saida com uma outra jovem e quando voltar quero ver o blog da Joana, perder-me nele porque sei que vou gostar.

    Obrigada Rogerio por nos mostrares que este pais tem pessoas lindas e futuro.

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar
  10. A Joana é nova, talvez tenha tempo para viver neste mundo que tão bem canta.

    ResponderEliminar
  11. Quando ainda se é adolescente e já se tem um retrato tão real solta-se o pessimismo.
    Quem sabe se um dia o céu será mais azul...

    ResponderEliminar

  12. Também gostei muito do "mundo ao contrário" da Joana, especialmente porque ela o sabe irreal e nem por isso deixa de o sonhar, perfeito!

    Obrigada por mo mostrar. Ainda não tinha lido.

    Bj.

    ResponderEliminar