23 maio, 2018

O último discurso de Júlio, não sei se antes se depois da partida

De certo modo parto, de certo modo fico. 
Parto, porque é essa a lei da morte. Fico, porque determinei ser essa a lei que imprimi para a minha vida. Podem-me continuar a ver em qualquer nesga de espaço, em espaço público, em espaço privado, em espaço lúdico, em espaço partilhado, em espaço do Estado onde também consto, até com a ironia devida. Podem-me ver enquanto lerem. Foram centenas de livros os que ilustrei com meus meus traços, postos em capas, postos nas suas páginas. Pedras? Quando olharem para elas, se não tiverem lá um meu risco, verão lá o um meu sorriso. De toda essa minha obra, peço-lhes que a dignifiquem toda, mas sobretudo a primeira. Não sinto que tenha envelhecido, mas não se pode ser jovem a vida toda. Ah, e não esqueçam a poesia, pois não há Homem, sem poema!
Não procurem este texto em algum lado, ele foi por mim inventado. Ou talvez não. Talvez ele tenha dito tudo, de forma dispersa. Neste caso, ter-me-ei limitado a juntar as palavras...

10 comentários:

  1. Maravilhoso texto...


    Hoje:- Amor eterno: O meu alimento.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  2. Não se morre quando exalamos o último suspiro. Morremos quando o esquecimento nos engole, e não resta em ninguém uma memória de quem fomos.
    Ninguém o esquecerá, porque a obra dele vai permanecer através dos séculos.
    (se nenhum maluco acabar com o planeta)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também diante de Júlio Pomar me curvo respeitosamente.

    Para ti, Rogério, o meu abraço.

    ResponderEliminar
  4. Não deixemos morrer os nossos mortos
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Com 92 anos, morreu Júlio Pomar, um dos mais importantes artistas plásticos portugueses de sempre, mas a sua actividade de artista plástico, os ensaios sobre pintura e dois livros de poesia ficam para sempre à nossa disposição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que texto tão distante e vago,
      Que coisa tão fria
      Parece um anúncio pago
      Na página da necrofilia

      Eliminar