28 abril, 2020

A Fátima seria cómica caso não fosse trágica - 2


Estive para desistir logo de início, mas mantive-me atento pois o tema do programa obrigava-me a isso por dever de oficio. 

"Renascer em Maio" é quase um poético título mas nada ali rimou, nem nos remeteu para o sonho ou até mesmo para a desejada ressurreição da economia.

Concentrado que estava nos aspectos económicos, ouvi, displicente o que vieram dizer os outros convidados para me concentrar no que a banca vinha dizer. 

Miguel Maya disse o que disse e a Fátima, embevecida pelo discurso do bancário, lá ia perguntando com a aquele seu estilo de quem pergunta já adivinhando a resposta.  É que se a Fátima fosse possuída pela incerteza no discurso do inquirido, não tinha convidado o Maya. 

Teria convidado, por exemplo, a Bastonária da Ordem dos Contabilistas para lhe refutar o discurso, falando da outra realidade que a banca "ignora". 

Teria convidado o Presidente da Confederação que representa os empresários de magro saldo bancário, aquela que representa o pequeno negócio e o pequeno comércio de bairro, todos a braços com elevadas despesas fixas, desmoralizados por não poderem pagar salários e nem sequer aceder a um rendimento mínimo e em desespero pela nega dada pelo Governo.

O homem, o Maya, ali representante da banca diz, sem se rir:
"Não se trata de falar em solidariedade nos negócios mas em equidade e justiça que são os valores por que se devem reger as boas práticas que deverão orientar o relançamento da economia."
Podia a Fátima perguntar (sem citar o nome do Senhor Saraiva), considerando o aparecimento de rumores, se é verdade ou não que os Bancos estejam a aprovar a maior parte dos empréstimos às Grandes Empresas, para estas limparem outros empréstimos antigos, com juros e spread mais elevados. 
A Fátima perdeu uma excelente oportunidade de se situar ao lado do Maya deixando o repto, em nome da por ele reclamada equidade e justiça:
Senhor Ministro, faça tornar publica a LISTA de a quem estão a ser atribuídos os empréstimos, com juros ao preço da "uva mijona".

3 comentários:

  1. Vi o início, apenas o início. Logo a seguir recebi um telefonema e o programa estava quase a terminar quando a minha amiga desligou.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Se calhar tenho que me sentir feliz por não ter visto esse programa
    .
    Saudações amigas
    Cuide-se

    ResponderEliminar