29 abril, 2020

Em Dia Mundial da Dança o meu elogio ao poder de uma comunidade em dia do aniversário do Marcelino Sambé


Da sede da minha Associação (a "Desenhando Sonhos") ao Centro Comunitário do Alto da Loba, em Paço de Arcos, é um pulinho. 
Já por lá andei e de uma dessas vezes aconteceu falar com quem então descrevia, com sonhos na voz e orgulho estampado nos olhos, o trabalho intenso vertentes todas da actividade do Centro, do social ao recreativo e, nos domínios da cultura, dos grupos dedicados à pintura, ao artesanato e até à dança.

Ao falar da dança, os olhos brilharam mais, enquanto nos contava o passado recente do grupo Estrelitas Africanas, onde Marcelino Sambé viria a demonstrar o seu talento e depois a carreira que a partir dessa descoberta viria a ser quem é agora.

Sem um Centro Comunitário apostado nas artes e na cultura Marcelino Sambé continuaria a ser um jovem de origem africana com jeitinho para o kuduro, funaná e talvez hip hop.

Hoje é quem é, e citando a Visão, ele atingiu «o culminar de uma trajetória sempre em ascensão, até ao topo da hierarquia de uma das mais prestigiadas companhias de ballet do mundo. Desde que nela ingressou, em 2012, o seu talento levou-o a primeiro artista, em 2014, a solista, no ano seguinte, e a primeiro solista, em 2017, para agora atingir o mais alto patamar.

A promoção mais desejada surge na sequência de “um ano fantástico com algumas estreias notáveis”, elogiou Kevin O’Hare, diretor do Royal Ballet, destacando os desempenhos de Marcelino como “um ofuscante Basílio”, em Dom Quixote, de Carlos Acosta, e “um Romeu profundo”, em Romeu e Julieta, de Kenneth MacMillan. Na página oficial da Royal Opera House, casa-mãe da companhia de bailado real, O’Hare justifica a nova aposta no bailarino português com o “impressionante leque de capacidades artísticas” reveladas.»

Quantos Marcelinos mais poderiam aparecer se fosse dada à cultura mais atenção e se o apoio financeiro lhe fosse mais generoso? Quantos?
_______________

Coincidência ou não, Marcelino Sambé nasceu no Dia Mundial da Dança, 29 de abril de 1994.
- Parabéns, pois!

3 comentários:

  1. Parabéns!:) Muitos parabéns ao jovem Marcelino Sambé!

    E muitos parabéns, também, ao Centro Comunitário do Alto da Loba!

    ResponderEliminar
  2. Parece ser um bailarino com um risonho futuro . Muitos Parabéns.
    .
    Cumprimentos
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  3. Um bailarino fabuloso. Duplos parabéns pelo seu aniversário e pela sua arte,
    E parabéns ao Centro Comunitário do Alto da Loba.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar