16 maio, 2020

A mensagem de Banksy

Banksy espelha e espalha seu olhar atento através de seu traço. Já são muitas as mensagens que a este espaço tenho trazido impressionado pela sua arte expressa e impressa não apenas nas paredes nuas das ruas mas também em muros. Hoje trago esta, acompanhada de um texto que não é meu
"No Reino Unido, nos corredores de um hospital de Southampton, o artista Banksy realizou uma obra de um metro quadrado, a preto e branco. Representa um menino de fato de macaco que agita, na sua mão, uma boneca com os traços de uma super-heroina: é uma enfermeira de máscara, vestida com uma capa e um avental. Aos pés do menino, relegados sem consideração, Batman e Superman estão juntos num cesto dos papéis. A mensagem de Banksy é clara: no reino dos heróis mascarados, são as enfermeiras que destronam em heroísmo e em verdade os super-heróis de ficção. O que podemos imaginar, através do olhar da criança que brinca, é que debaixo da máscara da enfermeira, debaixo da sua capa e do seu avental bate um coração que atravessou lutos." 
"E se a máscara esconde a coragem, a fadiga, tal como as lágrimas de quem faz face à morte, então o disfarce pode vestir de verdade uma das mais belas formas de heroísmo que existe: o heroísmo do pudor. Nietzsche não se enganou quanto a isso, ele que enunciava este paradoxo num grande texto, sob o título “Prelúdio de uma filosofia do futuro” onde dizia: “Tudo o que é profundo ama a máscara”."

7 comentários:

  1. A mensagem de Banksy é impressionante, que publiquei há dias no "ematejoca".
    A criança deita os heróis de outrora no caixote do lixo — e ergue para o ar os heróis dos nossos dias.

    ResponderEliminar
  2. A imagem é, sem dúvida, impressionante. Pura inspiração e criatividade na arte de bem pintar.
    .
    Bom fim de semana
    Proteja-se

    ResponderEliminar
  3. São tempos estranhos estes que atravessamos em que a realidade ultrapassa a ficção.
    A inocência da criança ao eleger os bonecos que representam os seus novos heróis, em detrimento dos heróis de BD é um exemplo disso.
    Penso que a máscara referida por Nietzsche nada tem a ver com esta que agora todos usamos, especialmente os profissionais de lidam de perto com esta praga de vírus, e, a haver alguma ligação, ela se conjuga na profundidade da união de Banksi com o anonimato (máscara) da sua identidade oculta sob esse nome, enquanto espalha as suas mensagens pelo mundo, através dos seus murai.

    Rogério, li a sua resposta ao meu pedido, o que lhe agradeço.
    Quando estiver com a nossa Poetisa ou contactar com ela, dê-lhe um beijinho meu com votos de rápida recuperação.

    Obrigada e um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Janita
    Com ou sem sua permissão
    darei o seu contacto à Maria João

    Boa?

    ResponderEliminar
  5. As crianças geralmente até sabem quem merece admiração e a mensagem espelha isso.

    Tudo de bom para ti e é bom saber-te aqui, sempre!

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. As crianças sabem sempre o que é melhor.
    Rogério sabe alguma coisa da Maria João? Estou preocupada, mandei-lhe um email, mas ela não respondeu.
    Abraço e bom domingo e cuide-se

    ResponderEliminar
  7. Esta mensagem é muito mais importante - agora que até o PCP (Partido Capitalista Português) é servil dos Bilionários...

    https://youtu.be/QnsYcsCjLWI

    ResponderEliminar