21 junho, 2011

O último acto público de uma ministra?... (coisa escondida, que ninguém quis mostrar...)

"... A morte apaixona-se pela vida. Saramago humaniza a morte. A morte assume um rosto humano, feminino e irresistível, que só a música é capaz de vencer.
A música e o amor.Por isso celebramos a conquista da vida sobre a morte, com MÚSICA, com as PALAVRAS VIVAS DE SARAMAGO, com o amor que todos dedicamos a quem o valorizou como fonte de VIDA
.
"
Gabriela Canavilhas
Ministra da Cultura


The Navarra Quartet at the City of London Festival, por indisponibilidade da versão da Orquestra Sinfónica Portuguesa
"Depois das palavras, a música. Haydn, As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz. A Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo Maestro Moritz Gnann, as palavras de José Saramago. Ao acto, música e palavras, incorporou-se a vida de pessoas que lutaram e lutam contra a adversidade, «gente de pouco ter e muito sentir», segundo escreveu um dia Saramago, de bairros humildes, de emigrações duras, de doenças e de torturas, vítimas da sociedade que se uniram a Saramago perguntando a Deus se realmente sabe o que faz. Uma concepção de cena de Teresa Villaverde, que contou com a assistência de António Gonçalo e Joana Villaverde, de José Luís Peixoto e de outros amigos."
(indispensável, ler aqui)

4 comentários:

  1. Meu caro amigo

    Sempre que venho aqui, saio com a alma enriquecida. Hoje ainda mais, pois fui brindada com a música indelével de Hayden. Participar através dos teus posts da tua mente ativa, criativa e lúcida me é muito estimulante.
    Estava com saudades. É um prazer vir aqui.
    Espero que vc esteja muito bem.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!...

    E ninguém nos dá conta destas oásis que ainda vão surgindo, por aqui e por ali.

    Obrigada!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. A 7ª última palavra, lida por uma criança de 13 anos devia ser comovente ouvir ao vivo. Custa-me a imaginar a beleza do espectáculo, que pena não haver imagens. Obrigado. Porque não publica todas as palavras? Nem todas as pessoas vão aos links e os textos são dignos de divulgação. Pense nisso.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Rogério,
    muito rapidamente, sem sequer ter tempo para ler o seu post e antes de fazer a trouxa e abalar, venho dizer-lhe que usei a sua janela do Santo António.
    Depois diga-me qual a penalização.
    Como é para o S. João talvez tenha perdão.

    Bom feriado.

    Janita

    ResponderEliminar