16 agosto, 2011

Texto inapropriado (2)

Os meus textos continuam, como o tempo, inapropriados à época estival tão propicia ao usofruto do sol, do mar e do que eles nos podem dar. Estou contra a corrente e, por isso, não espero ser lido por muita gente. Escrevo e guardo. Escrevendo penso. Guardando, ficam memórias, talvez úteis num futuro próximo...

Ontem escrevi que um filósofo recomendava que se expurgasse, pela raiz, o capital. Esta proposta mantém-se actual, apesar de agora outro pensador vir dizer que Karl Marx estava certo: "o capitalismo pode destruir-se a si próprio, porque não se pode continuar a transferir rendimentos dos salários para os lucros sem ter menor capacidade de trabalho e uma menor procura". É que se não houver outra estrutura para um novo sistema, o capital encontrará outra forma de sobrevivência, na mesma base: "A exploração do homem pelo homem"

Entretanto, "alheio" ao que esses pensadores vão dizendo, o governo prepara-se para fazer o que os seus anteriores fizeram, retirar a discussão da concertação economica do espaço institucional criado para tal. O que será agendado será reduzindo à componente social com o objectivo, encapotado, de procurar a aceitação pacifica dos impactos sociais das medidas já tomadas. A verdadeira concertação já foi feita... com a troika. Agora trata-se de mais uma vez encenar... e progredir no circulo vicioso já por mim desenhado, como se vê abaixo:

No desenho, editado há mais de um ano, se mudar a palavra PEC por TROIKA ficará actual (bem como o texto que lá está escrito)

16 comentários:

  1. Antes de mais, ainda bem que existem pessoas como si, que nao caem nas distracoes do sol, do futebol, da novela ( talvez os novos coliseus, com os novos gladiadores). A maoria usa as distracoes para nao so preocupar.

    Ouvi ha uns tempos uma frase que ja nao me lembro de quem era, mas que dizia, que o poder do opressor e lhe dado pelo oprimido".

    Enquanto as pessoas ficarem com a ideia de que nao podem fazer nada, e de que os sistemas nao podem nem devem ser mudados, nada mudara.
    Quem ja esta no poder nao que mudar o sistema, e que nao esta, perdeu a esperança.

    Acho que o povo europeu precisa de voltar a acreditar que conseguem e que e possivel alterar os sistemas. Como ja fizeram varias vezes ao longo da historia

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. A capacidade de mobilização sindical está reduzida à expressão mais simples, para o ano falamos.

    ResponderEliminar
  3. Quando Warren Buffett vem dizer que "é preciso deixar de mimar os ricos", parece-me que não é preciso acrescentar mais nada...apesar de Paul Krugman já ter dito o mesmo por outras palavras. Quanto aos PEC e aos planos ad troika tenho uma visão que sei que o Rogério não partilha, mas talvez tenha sido melhor assim... os portugueses só aprendem mesmo se lhes forem ao bolso. E isso, PPC sabe muito bem, razão porque age com tanta desfaçatez.

    ResponderEliminar
  4. Paula,
    obrigado mas, de facto, não sou assim como me vê.
    Estou aos pulos com o empate do SLB

    Ariel,
    não me diga que o Proença
    tem a eficácia que pensa...
    Daqui até Janeiro,
    não sei o que acontece primeiro
    se o que espera acontecer
    se outros acontecimentos
    Mas vão acontecer tantas coisas...
    A próxima é na Atalaia (se não houver nada antes...)

    ResponderEliminar
  5. Pois aqui me tem como leitora assídua. Se não tem muitos leitores deveria ter... se não somos unidos nas dificuldades, para que serve sermos unidos?!! para encher estádios e coliseus?! para encher praias e espectáculos?! Não, nunca pensei que estivessem todos tão adormecidos. Mas, afinal nós somos os pessimistas e um verdadeiro veneno para os optimistas, que nos afastam com um vigor, que se aproveitado na luta pelo bem comum, o Mundo já tinha dado uma volta!... como nos outros tempos.
    A mentalidade é esta, tenho um jardim, trabalhei e cuidei dele, agora está bonito e posso dar por terminado pois tenho o fruto do trabalho. Um dia o veneno das urtigas e as feridas das silvas podem ser lancinantes, mas como posso lutar para derrotar este inimigo? vou-me esfacelar toda! É melhor mover-me com cuidado e deixá-las avançar, tenho sempre um cantinho para me refugiar disto... Ah já sei... a TV é uma maravilha! A praia coloca-nos em contacto com as coisas belas da vida, a natureza.
    Em relação à democracia, aos direitos humanos e a tudo, é o pensamento dominante hoje em dia. Lá devem pensar que ovelhas não são para mato... até que um dia...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Carlos,
    As mensagens, tipo sms,
    tem este inconveniente
    Diga a diferença entre PEC e Troika
    diga que porque me esquece...

    (claro que haver... há, mas não me fale de "peixe pro gato")

    ResponderEliminar
  7. haha

    ora um homem de bom gosto SLBBB, nao tive acesso ao jogo, de momento o meu trabalho levou-me a passar uns meses fora de portugal, e acabei por nao ve o jogo hoje, fui seguindo pela net.

    E deviam ter ganho hehee

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  8. " no todo se realiza o individuo"

    Lá estaremos na Festa


    Quanto ao meu glorioso
    ainda falta o todo

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Corremos o risco de que no dia em que aprendermos com os erros, ja nao haja a minima habitabilidade neste planeta, o unico que temos...por enquanto...
    Esperança, sim, pois penso ser um sentimento que nos leva a agir.
    Mas a consciencia e conhecimento por outro lado, alerta-nos para a urgencia em mudar este sistema em que a humanidade vive e quer perpetuar.
    E isto e a realidade... com esperança na mudança.
    Mas so esperança, nada muda.
    E agora mais do que nunca, e preciso cada um de nos reagir, se e que temos a tal esperança.
    Nao podemos apenas lamentar.

    ResponderEliminar
  10. Caro Rogério
    Lembro-me dos primeiros tempos no Pós 25 De Abril a ânsia com que se discutia política duma forma apaixonada. Quando digo política quero dizer as teorias envolvidas. Recordo o primeiro “Capital “que me chegou às mãos em Português de Portugal.
    Volto a felicitá-lo por trazer a questão da ideologia à discussão, mas tenho algumas dúvidas sobre alguns conferencistas que (não me refiro a ninguém em concreto) andam por aí a dar conferências a ganhar umas massas.
    Os Partidos têm ideologias próprias, porque não se começar aí a discutir a respectivas teorias. "Sem teoria não há prática". É tempo de agir!
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Caro Folha Seca, Não há nada do que considero necessário e urgente que eu deixe de lado. Não há urgência em discutir ideologia. A urgência é discutir a ideologia instituída tendo como base os referênciais ideológicos que assumo. Parece o mesmo mas é substancialmente diferente... Quanto aos conferencistas pagos, não me interrogo sobre as motivações de quem tem palavras disponíveis e as diz ou escreve. Olho para o conteúdo do que é dito. Foi o que fiz hoje. E olhe que são contributos importantes para entender o que está a acontecer...

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Caro Rogério
    Agradeço a deferência de ter sido um dos comentadores a ter resposta.
    Acho que é mesmo uma questão ideológica, que insisto, é urgente discutir.
    Para que serve um partido se não discute a sua própria ideologia?
    Não pus em causa a justeza do que dizem os conferencistas citados e o conteúdo adicionado.
    Acho que esta batalha vai continuar. Sou dos que pensa que não há receitas milagrosas, "mas que teremos que ser nós a fazer por nossas mãos o quem tem que ser feito"...
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Caro Folha Seca,

    Desculpe, mas de facto fui pouco explicito, quando referia "urgência" referia-me ao meu post e não ao meu partido. Aí a discussão é permanente... para além do que foi a discussão das teses do último congresso... Se quiser saber mais, não falta onde aceder à informação...

    ResponderEliminar