12 fevereiro, 2012

Homilia dominical (citando Saramago) - 70

Ainda me restam de ontem os rostos dos que comigo estavam, na estreiteza de tão larga praça. Praça do povo, terreiro da esperança e da persistência. Praça de afirmação da resistência. Estive para dar hoje conta, não só dessas emoções mas do que me levou lá... Encontraria, para tal, palavras outras e mais directas das que acabo por escolher: as de um amor de um homem por uma mulher e sobre o que nos dá a força para construir o quer que seja: uma casa, um país... E nem deixo explicada a razão da minha opção. É que nem tem explicação:

HOMILIA DE HOJE
"(..) Para começarmos de novo, para este esforço sempre renovado de fazer melhor, uma casa de palha, uma casa de paus, uma casa de tijolos. Com pilares. Os meus são quatro, só conheço esta estrutura quadrangular. Confiança. Amor. Alegria. Discernimento. Sobre eles reconstruo a todas as vezes o edifício frágil que é a minha interioridade feita de belas arquiteturas, tortuosas, algumas, elegantes, outras, uma curva aérea do Niemeyer, uma linha pura do Siza, tudo dentro de mim quando quero ser mais leve e mais alta e maior. Porque tenho os meus pilares. Eles estão lá. Mesmo quando os tapo e os escondo, ou prefiro fingir que não preciso deles. E são pessoas, quatro, cada uma delas com a sua missão pesada de aguentar os meus exercícios cada vez mais loucos, cada vez mais altos. E aguentam, e eu cresço e não tenho medo da queda. Eu sei que também sou um pilar para cada um deles. Se calhar, não o mesmo, se calhar não o que eles queriam. Mas sou a certeza de alguma coisa para alguém, e a certeza de uma coisa boa que o ajude a elevar-se, nem que seja sem tirar os pés do chão"
Agradeço à Luísa Moreira, do Vox Nostra, este texto de José Saramago 

10 comentários:

  1. Que bela multidão se reuniu! Há que começar por algum lado!

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. "A única maneira de liquidar o dragão é cortar-lhe a cabeça, aparar-lhe as unhas não serve de nada."
    José Saramago

    Com um agradecimento especial por me ter representado.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. Prece fácil ter, como Saramago tinha, essa "estrutura quadrangular" tão sólida.
    Subjaz a ideia de que nos afetos assentam os pilares indispensáveis à (re)costrução, à (re)estruturação, se não dos homens na sua essência, pelo menos das vontades e das ideias, «para começarmos de novo...» a tarefa de construir melhor a "casa".


    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Uma casa com uma estrutura destas:

    "Confiança. Amor. Alegria. Discernimento"

    Nunca cairá!

    Excelente este texto, excelente a sua escolha meu amigo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. em relaccao a manifestacao. vi, gostei de ver, mas nao vi nenhuma proposta de solucoa, apenas pessoas a reclamar de como esta mas ninguem a pensar em como mudar, pelo menos de uma maneira realista

    quanto ao texto, lindissimo

    Bjinhs
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Basta de resignação, mais do que indignação é preciso acção.

    ResponderEliminar
  7. Transmite autenticidade...num mundo polvilhado de falsidade e hipocrisia!

    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo, estou neste momento a ler Saramago; apesar de conhecê-lo a muito, suas obras me chegaram a pouco, e me apaixonei!

    Adorei! Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderEliminar
  9. Quando os pilares são sólidos não há ventania nem terramoto que os desmorone.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. ... só assim tudo se constroi, reconstroi e continua...

    abraço
    cvb

    ResponderEliminar