22 março, 2014

Minha Alma, uma carta me escreveu (Meu Contrário também a leu) - 2


Meu Caro Eu, 
Estou mais uma vez desolada. Tenho acompanhado e até inspirado teus escritos e os escritos dos teus amigos e não percebo porque as almas andam afastadas das razões que explicam a imagem que te envio. Não que os poemas lhe passem ao lado, não que os textos não refiram a dor e até a raiva de que falava naquela outra minha carta. Mas não chega o desabafo, o lamento, o grito. Lembras-te do que o teu poeta dizia, num texto por ti citado onde comentava um matemático? Eu lembro, terminava assim: "o verdadeiro poeta era ele. Aquele homem superior onde sempre encontrei apenas um único desejo de missão: o de viver como se cumprisse um acto poético." Um matemático casando trigonometria com poesia, é possível. Como não ser possível casá-la com a economia? Não sei se Marx rima com poema... Fala-me disso, é preciso e vale a pena.
Um beijo da tua sempre querida
Minha Alma, tua amiga
Li atentamente, como faço sempre, a missiva de Minha Alma. Meu Contrário, que tinha lido comigo, segredou-me: "Não vai ser fácil explicar a gente formada em humanidades, com funciona a desumanidade e o que é o Tratado Orçamental". Não lhe respondi por não saber a resposta. Mas fiquei ciente de que é urgente e de que terei que arranjar uma boa prosa...
.

9 comentários:

  1. Não sei comentar... Faz-me arrepios essa do Tratado Orçamental - sou de Letras...

    Bom fim de semana (se possível)

    ResponderEliminar
  2. E há alguém que o explique sem sentir indignação e raiva?

    Beijinhos Marianos, Rogério! :)

    ResponderEliminar
  3. Então, arranje uma prosa convincente! Que convença quem tratou do Tratado e nos convença a gente!
    Ah, e Marx não rima com poesia, não senhor!

    Um beijo da sua sempre amiga.

    Janita

    ResponderEliminar
  4. Eu sou daquelas que acreditam que Marx rima, sim senhor, com a verdadeira poesia! As causas que levam a que essas imagens correspondam a uma realidade indesmentível é que não rimam com poesia nenhuma!


    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. De forma simplista direi que o Tratado Orçamental só pode ser para nos "tratar da saúde". Se o ti Cavaco falou do monstro em tempos, a UE é um monstro elevado a n que irá devorar cada vez mais recursos para a sua manutenção.
    A fotografia evocou-me tempos de guerra, quando as pessoas procuram refúgio em subterrâneos. A guerra agora é outra porém não deixa de fazer vítimas.

    ResponderEliminar
  6. A sua alma avisa, está atenta a uma realidade que nada tem a ver com poesia.
    O seu contrário luta na busca de soluções.
    Quem o lê não fica indiferente .

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Meu querido amigo

    Por vezes não conseguimos acompanhar a nossa alma, que está sempre uns passos à frente de nós, mas conseguimos saber o que ela sente.
    E aí ficamos mais revoltados com o nosso outro EU, porque sabemos que ela tem razão.


    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  8. estou como a Graça. os Tratados Orçamentais provocam-me arrepios. Fico sempre a pensar que Tratados e Trastes têm algo em comum.

    ResponderEliminar