26 março, 2018

A "Esquerda Unida" (IU) e a situação na Catalunha

Saiu hoje, 26 de Março, um comunicado da Esquerda Unida (IU) tomando posição sobre  situação na Catalunha. É um comunicado claro, sobre a posição que aquela organização partidária assume sobre a evolução dos acontecimentos.

O que aqui cito não deve afastar um único leitor da leitura atenta do documento (ler aqui). Apenas quero sublinhar a correção da posição da IU perante as questões de fundo, muito para além do dramático momento que vem ocupando o destaque noticioso.
«Como es sabido, en Izquierda Unida somos contrarios a la independencia de Catalunya y defendemos una salida democrática, vía referéndum, que ofrezca una respuesta política a un problema político. Creemos que un Estado federal, conformado democráticamente, daría salida a un problema territorial en el que todos los pueblos de España sean parte de un mismo proyecto colectivo plenamente democrático y solidario.
Hemos rechazado la unilateralidad del procés y hemos advertido que tanto las fuerzas políticas independentistas como el Partido Popular y Ciudadanos han antepuesto respectivamente la nilateralidad o la confrontación política como estrategias para eludir los debates políticos sobre la crisis política, económica y social que padece España , tapando así sus respectivas e innumerables responsabilidades en la ejecución de las políticas neoliberales que han causado pobreza, pérdida de derechos políticos y sociales, y una corrupción ya estructural tanto en Catalunya como en el resto del Estado.»
Como noticiava o Jornal "Avante!", as massivas manifestações, em cerca de uma centena de localidades de Espanha, do passado dia 17 comprovam a justeza da posição da IU...



5 comentários:

Maria João Brito de Sousa disse...

Mais uma vez de saída para tratar de papeladas inadiáveis, partilho. Voltarei para ler atentamente o comunicado da IU.

Abraço.

Larissa Santos disse...

Bom dia. Não sou de políticas. Entendo que são todos iguais e quem se "lixa" é o Pobre.:))

Hoje:- Sinto saudade de te voltar a amar

Bjos
Votos de uma boa Terça-Feira

Rogerio G. V. Pereira disse...

Larissa,
Votos de boa terça, boa quarta, boa quinta, boa sexta...

e, já agora, "lixa" escreve-se com dois "esses"!

Rogerio G. V. Pereira disse...

Olá,
querida vítima
da burocracia

O custo administrativo desses processos
devia ser convertido
em subsidio
para te financiar os versos

:)

Maria João Brito de Sousa disse...

:) Olha que bela ideia!
De momento, aproveito para protestar contra o pagamento de um euro imposto pela MEO aos cidadãos que, como eu, precisam de um telemóvel que até é velhinho, velhinho, sem imagem, nem acesso à net, para pedir uma boleia urgente ou, eventualmente, chamar o 112 num momento de maior aflição. A vacina oral contra as infecções urinárias, que tenho de tomar sob pena de ir parar à morgue ou ter de passar no hospital os meus últimos tempos de vida, custou-me 64.10 euros e, em Março, a obscena quantia teve de sair inteirinha do meu bolso. Etcoetera, etcoetera, que muitos mais cidadãos estão, infelizmente, em idêntica situação.