26 março, 2018

A "Esquerda Unida" (IU) e a situação na Catalunha

Saiu hoje, 26 de Março, um comunicado da Esquerda Unida (IU) tomando posição sobre  situação na Catalunha. É um comunicado claro, sobre a posição que aquela organização partidária assume sobre a evolução dos acontecimentos.

O que aqui cito não deve afastar um único leitor da leitura atenta do documento (ler aqui). Apenas quero sublinhar a correção da posição da IU perante as questões de fundo, muito para além do dramático momento que vem ocupando o destaque noticioso.
«Como es sabido, en Izquierda Unida somos contrarios a la independencia de Catalunya y defendemos una salida democrática, vía referéndum, que ofrezca una respuesta política a un problema político. Creemos que un Estado federal, conformado democráticamente, daría salida a un problema territorial en el que todos los pueblos de España sean parte de un mismo proyecto colectivo plenamente democrático y solidario.
Hemos rechazado la unilateralidad del procés y hemos advertido que tanto las fuerzas políticas independentistas como el Partido Popular y Ciudadanos han antepuesto respectivamente la nilateralidad o la confrontación política como estrategias para eludir los debates políticos sobre la crisis política, económica y social que padece España , tapando así sus respectivas e innumerables responsabilidades en la ejecución de las políticas neoliberales que han causado pobreza, pérdida de derechos políticos y sociales, y una corrupción ya estructural tanto en Catalunya como en el resto del Estado.»
Como noticiava o Jornal "Avante!", as massivas manifestações, em cerca de uma centena de localidades de Espanha, do passado dia 17 comprovam a justeza da posição da IU...



5 comentários:

  1. Mais uma vez de saída para tratar de papeladas inadiáveis, partilho. Voltarei para ler atentamente o comunicado da IU.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      querida vítima
      da burocracia

      O custo administrativo desses processos
      devia ser convertido
      em subsidio
      para te financiar os versos

      :)

      Eliminar
    2. :) Olha que bela ideia!
      De momento, aproveito para protestar contra o pagamento de um euro imposto pela MEO aos cidadãos que, como eu, precisam de um telemóvel que até é velhinho, velhinho, sem imagem, nem acesso à net, para pedir uma boleia urgente ou, eventualmente, chamar o 112 num momento de maior aflição. A vacina oral contra as infecções urinárias, que tenho de tomar sob pena de ir parar à morgue ou ter de passar no hospital os meus últimos tempos de vida, custou-me 64.10 euros e, em Março, a obscena quantia teve de sair inteirinha do meu bolso. Etcoetera, etcoetera, que muitos mais cidadãos estão, infelizmente, em idêntica situação.

      Eliminar
  2. Bom dia. Não sou de políticas. Entendo que são todos iguais e quem se "lixa" é o Pobre.:))

    Hoje:- Sinto saudade de te voltar a amar

    Bjos
    Votos de uma boa Terça-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Larissa,
      Votos de boa terça, boa quarta, boa quinta, boa sexta...

      e, já agora, "lixa" escreve-se com dois "esses"!

      Eliminar