06 junho, 2010

"Dramatizadores" e "desdramatizadores", classificação de um certo tipo de imprensa, segundo Mário de Carvalho

Pássaro
Lurdes Pássaro
A ministra Lurdes Pássaro
Ela mesma. A própria. Pode ficar no estado desse pássaro?

Segundo informações, de alguém que conhece correntes e marés, a mancha de crude ameaça chegar à Europa. Foi dito por um "Homem ao Mar"!
Em mensagem "desdramatizadora", a ministra do Ambiente, citando as politicas da água e das energias renováveis, afirma no Expresso que "Portugal está no bom caminho". Portugal estará (eu até concordo), a mancha de crude é que não...
Só que a ministra, ao que parece, apenas lê semanários. Por isso não sabe o risco que corre se forem confirmadas as piores previsões.
Claro que Lurdes Pássaro não deu a maior importância ao artigo de um "dramatizador", publicado na pagina 40 e que tem por título: "Derrame pode agravar furacões". O expresso "esqueceu-se" mais uma vez de tratar do essencial, entrou numa de "aquecimento local" e seus efeitos sobre o clima, como resultado da incúria da BP (pena esta pérola da nossa "informação" não estar disponível online, veríamos como uma ameaça improvável, esconde uma outra bem possível...)

Voltando ao citado post do meu amigo MFerrer (link acima), repito a sua pergunta: "Quem vai pagar os estragos incalculáveis em todo o Atlântico Norte?". E coloco uma minha, que dirijo à ministra: "Quem vai pagar os estragos incalculáveis, se o crude chegar daqui a uns meses a águas nacionais?"

Nota: O título deste post não tem muito a ver com o texto. Tem mais a ver com o conteúdo dos artigos e de quem os produz segundo classificações que podem ser esclarecidas num meu outro post (que pode relembrar aqui).

10 comentários:

  1. Coitada da ministra. Nem acções tinha da BP...
    Obrigado pela qualidade do seu post.
    A minha contribuição ainda é menor do a da pobre ministra-pássaro. Limitei-me e olhar para o mapa e para o vinho do Pico ou os ananases de S. Miguel...Passa por lá a corrente do Golfo e suspeito não que haja barreiras contra isso...

    ResponderEliminar
  2. Esta gente pensa que vive numa caixinha e mal de nós se alguma mancha de petróleo chegar até cá porque com estes governantes... só nos falta o balde de cal em cima.

    ResponderEliminar
  3. MFerrer,
    Quando elaborei este post, pensei sériamente em 3 coisas:
    - o risco do seu alerta é um risco a considerar, embora com pouca probabilidade;
    - nessa eventualidade, as nossas águas territoriais porque expostas, poderiam desencadear um plano de contingência que não sabemos se existe;
    - Expresso e ministra disponibilizam textos distantes dessas preocupações donde, ou andam noutra (esse o meu entendimento)ou, de facto, estou a dramatizar excessivamente o seu alerta...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Isa,
    Não tem pena desse passarinho?
    Eu tenho!
    De nós. De nós não tenha pena. Cada povo tem o balde que merece. Pra nós, que seja de cal...

    Abraçinho

    ResponderEliminar
  5. Conheço esta pássara

    expressa

    nas bancadas do poder

    estupidamente alegre

    ResponderEliminar
  6. Já nos habituámos infelizmente a não dar crédito ao que esses "pássaros" dizem, porque eles não sabem o que dizem , tão simples quanto isto!
    Quem vai pagar?
    Mas há algum preço que pague este CRIME?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Não sei se um(a) "Blue bird" se transfoma num felino ou se é um "Puma" que ganha asas...
    Não importa. Lembro-os que o discurso da ministra não é tolo (energias renováveis) só é parolo (distraído da maré negra)...

    ResponderEliminar
  8. Pelo sim pelo não, o melhor mesmo é ir a Fátima acender uma vela, a ver se o "pitróil" não chega cá. Diz o povo e com razão que uma desgraça nunca vem só e como cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, o melhor mesmo é ir-mos pedir à Senhora (não à Pássara mas à outra).

    ResponderEliminar
  9. Zézé C´a Marinha,

    Bom húmor, vinagre balsãmico e recomendação judiciosa. Pode levar um selo, acaba de merece-lo (está aí mesmo à sua direita, o lado da (in)justiça...

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Toca num ponto muito importante de que ninguém fala: a possibilidade ( grande) de a maré negra atravessar o Atlântico e vir bater-nos à porta. Claro que, se isso acontecer, a BP não vai fazer como nos EUA e manda-nos ir receber ao Totta.

    ResponderEliminar