29 agosto, 2012

Redacções do Rogérito 11 - "A histeria"




O pior que podia acontecer era eu ter um "mau" nesta redacção pois ouvi  a vizinha do quarto andar a ralhar e a dizer para o neto dela estudar porque se ele tiver  "maus" vai ter muito que penar  e não vai poder ter outro destino a não ser o de canalizador que é  o que me pode acontecer a mim se tiver resultados escolares piores que aqueles que vão tendo os candidatos a jotas que a esses mesmo que tenham más notas não as vão ter porque os colégios bons não as darão e então esses serão todos doutores e engenheiros porque não teria jeito nenhum que o filho de um reputado ministro ou deputado fosse um enjeitado.  
Não sei como me safar se não sei o que é histeria que é uma palavra que o meu professor ainda não deu nem sequer ainda explicou ou exemplificou mas que eu acho que o apanhei a exemplificar no dia em que lhe vieram comunicar que ia ficar sem a minha turma ou até sem turma nenhuma mas fico também a pensar se histeria não será o desaforo que a minha vizinha do quarto andar  estar-se sempre a lamentar de que o Tó quer emigrar que o genro não tem onde trabalhar que a nora para trabalhar não tem hora e que ela queria ensinar ao neto o que era histeria mas porque até ela própria não sabia acho que acabou por ficar histérica e hoje ter ficado a ver o canal dois durante o dia todo que foi até de me por doido.
Acho que o senhor primeiro ministro é que é o culpado disto pois usa uma palavra cara e a minha vizinha não sabe como paga-la em acumulado com tudo e mais a conta da água...

Rogérito

9 comentários:

  1. Uma vergonha!!! E esta cambada destes meus colegas que saíram para a rua aos milhares porque não queriam - tinham medo de - ser avaliados agora estão todos com "o rabinho entre as pernas" e caladinhos que nem (C)ratos...

    Que nojo que tudo isto me mete, Rogerito!

    ResponderEliminar
  2. Vamos voltar ao antigamente quando se separavam logo depois da "primária" os meninos e as meninas de acordo com a classe social para seguirem percursos diferentes - o Liceu e a Escola Técnica!
    Que tristeza!:-((

    Abraço

    ResponderEliminar

  3. Escelente para esta redacção do Rogérito.

    Estaria perplexa se os ditadores de leis para a Educação não fossem quem são:

    " ... aqueles que vão tendo os candidatos a jotas que a esses, mesmo que tenham más notas, não as vão ter porque os colégios bons não as darão e então esses serão todos doutores e engenheiros porque não teria jeito nenhum que o filho de um reputado ministro ou deputado fosse um enjeitado.

    E que o filho de um pedreiro pudesse ser engenheiro...

    São doidos!

    Lídia

    ResponderEliminar
  4. sabes uma coisa, Rogerito? quando eu tinha a tua idade havia pais que diziam aos filhos, o mesmo que o ministro Craço diz hoje aos portugueses:
    " Se não estudares, nunca vais ser doutor, ponho-te a trabalhar e vais p'ra trolha" Outros diziam "vais para a Escla Comercial" ( ou lá como é que aquilo se chamava na altura)
    E outros ainda, avisavam qu iam chamar o home do saco.
    O ministro Craço é da minha geração e deve ter aprendido com os paizinhos dele a fazer estas malandrices. Como vês, a História repete-se...

    ResponderEliminar
  5. A Vera Pereira acho que tinha boas notas!

    O comentário da Lídia é excelente. Nem preciso acrescentar nenhuma vírgula.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Por motivos que bem caracterizam os tempos, faço minhas as palavras da Lídia...e mais não acrescento, pois tudo está dito!

    beijinho e boa noite, meu amigo.

    ResponderEliminar
  7. Ahahah! As redações do Rogérito são tão boas, que acho que só por isso já se safou de ser canalizador ou talhante à força.

    A ideia é tão louca que nem sei se rie ou chore.

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar
  8. Nuno Crato está a realizar logo de início a selecção entre alunos, sem sequer atender às condições sociais de onde provêm nem ao contexto da escola nem a coisa nenhuma.

    AS crianças vindas de famílias com recursos e condições de lhe dar todo o apoio, mesmo que com dificuldades de aprendizagem, terão sempre mais opurtunidade de singrar.

    E quanto a isto, a classe docente cala-se, não se manifesta, obedece!
    Como , aliás, todo o resto do acarneirado povo português está fazendo.

    Realmente, convenhamos, o Poder conjugado do Estado e da Igreja fez um excelente trabalho!!

    Bom dia

    ResponderEliminar
  9. La reproduction – Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Os professores, parte,não leram ou não querem ler Bourdieu e Passeron. Ou leram e...

    ResponderEliminar