Há quem ridicularize as minhas vizinhas e julgue a dona Esmeralda uma figura quadrada. Não é nada. A dona Esmeralda pertence àquela (crescente) classe de gente que, não conseguindo acompanhar a pedalada de um João Ferreira do Amaral, consegue entender o que lhe faço compreender. Expliquei-lhe o que disse o economista, e alertei-a para o facto do Congresso do PS se ter desenvolvido dentro de um paradigma que se pode alterar de um momento para o outro. Expliquei-lhe a parábola do "Cisne Negro" para lhe dizer que podemos ser empurrados para fora do euro... E não é que enquanto lhe explicava tudo isso, o Económico publicava isto?:
«O presidente do instituo alemão de Assuntos Económicos, Hans-Werner Sinn, defendeu hoje que os países afectados pela crise devem "sair temporariamente" para assim fortalecerem o conjunto da Zona Euro.(...) e os países (afectados) podem recuperar a competitividade e "poderão regressar à Zona Euro sob novas condições".» - Noticia de hoje, no Económico
A questão é que muitos de nós, caro Rogério, andamos mesmo a enterrar a cabeça na areia.
ResponderEliminarSerá que estamos à espera da tal utopia duma verdadeira "UNIÃO EUROPEIA" com Solidariedade e tudo?
Que a seguir à União Monetária tem de vir uma União Política e Social? Uma Federação de Estados verdadeiramente comunitária? Alguém pode acreditar nisso?
Então para que é que se avançou tão profundamente num projeto de União Europeia? Para desmantelar a fraca Economia dos mais fracos, os países do Sul?
E se o feitiço se volta contra o feiticeiro e deixamos de ter Paz na Europa?
Tenho andado às voltas com intensas leituras do período ante e pós Monarquia Constitucional e I Guerra Mundial. Não aprendemos mesmo nada!... Nem com o Zé Povinho do Rafael Bordallo Pinheiro...
A moeda única foi um erro que estamos a pagar muito caro!
ResponderEliminarAos poucos, por frequantar teu blog, vou me inteirando de problemas e desafios a que está submetido esse teu país do qual só tenho lindas lembranças. Não sou uma pessoa politizada como vc, Rogério, mas admiro profundamente tua cultura, sagacidade e lucidez. Não há vez que não saia daqui a pensar. Isso é bom.
ResponderEliminarBeijos.
Dos mais lúcidos e credíveis economistas, com visão inteligente da situação. Por isso o admiro e escuto.
ResponderEliminarSempre pensei que a UE não passa de uma sociedade comercial e acho que não me enganei...
Prefiro uma tosta em pão alentejano
ResponderEliminarem liberdade
que uma salsicha alemã
de cócoras
Se calhar não precisamos de sair do Euro, porque o Euro vai correr connosco.
ResponderEliminar
ResponderEliminarA Dona Esmeralda é uma personagem tipo muito bem construída.
Mas como desconstruir o muro que se vai reforçando à frente dos olhos?
Há os plasmas para nos deixar "plasmados".
Um beijo
Enquanto não seguirmos este "conselho" tudo será cada vez mais complicado.
ResponderEliminarbeijinho
Fê