17 março, 2020

Covid-19, a China ajuda nesta guerra sem trégua!


Imagem d´O LADO OCULTO

Ontem comentei serem de bom-senso as palavras do Professor Fausto Pinto ao considerar ser altura pedir ajuda à China ou directamente a Macau, para se fazer guerra sem trégua à ameaça (Programa Prós e Contras, coloque o cursor do vídeo nos 28 min. e 12 seg.)
Ninguém pegou na ideia, embora todos ali tivessem a obrigação de saber que Rui Moreira já se antecipou nesse sentido, pedindo ventiladores, entrando em contacto com os parceiros da cidade na China, nomeadamente em Macau e Shenzhen, que destacou ser “a mais tecnológica cidade do Mundo”. 
“A ideia é podermos importar de Shenzhen equipamentos essenciais para acudir aos infetados em situação aguda, como é o caso de ventiladores que são produzidos naquela cidade chinesa e com certificado europeu”
Não me admiraria muito que Rui Moreira tivesse lido a notícia d´O LADO OCULTO

Uma equipa de assistência médica e mais de 700 peças de equipamento e material médico de apoio oriundos da China estão já em Itália para apoiar as autoridades deste país a combater os graves efeitos da epidemia de coronavírus (COVID-19).
O apoio chegou em avião fretado da China Eastern e foi preparado pela Comissão Nacional de Saúde e pela Cruz Vermelha da China.
A China foi o único país que, até ao momento, respondeu aos apelos de Itália pedindo ajuda internacional para enfrentar a crise. O governo de Roma, através da Comissão Europeia, pediu à União Europeia a activação do Mecanismo de Protecção Civil para envio de equipamento médico de protecção individual, mas nenhum dos 27 Estados membros se manifestou disponível para ajudar.
Provocou igualmente um impacto político e humano muito negativo em Itália o facto de o Banco Central Europeu, através da sua presidente, Christine Lagarde, ter rejeitado a possibilidade de proteger a Zona Euro de uma eventual recessão desencadeada pelo surto de coronavírus.
Maurizio Massari, embaixador italiano na União Europeia, lamentou a falta de resposta da organização às necessidades italianas e destacou que “só a China respondeu a nível bilateral.
A equipa médica chinesa que chegou a Roma é constituída por nove membros. Entre as mais de 700 peças transportadas encontram-se ventiladores, monitores e desfibrilhadores. “Transportamos 30 equipamentos de unidades de tratamentos intensivos”, explicou um dos membros da equipa.
“Hoje a Itália não está sozinha”, comentou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio, comentando a chegada do apoio chinês.
Beppe Grillo, fundador do Movimento Cinco Estrelas, organização que integra a coligação governamental, escreveu no seu blogue que a China está a dar “uma lição” porque “durante os dias em que a Itália enfrenta grandes dificuldades enviou “solidariedade, mensagens, auxílios, equipamentos e profissionais de saúde”.
Norman Wycomb, Roma; Exclusivo O Lado Oculto

3 comentários:

  1. Vi este Prós e Contras do princípio ao fim.

    Estamos a atravessar uma pandemia que a China já conseguiu conter.
    Queiramos, ou não, vamos precisar de aumentar o número de ventiladores e se a China no-los pode fornecer, porque não?

    Abraço virtual, à prova de Sars-CoV2

    ResponderEliminar
  2. Olá:- Tudo o que possa ajudar a combater esta guerra com a Pandemia do coronavírus é de louvar e elogiar
    .
    Uma quarta feira feliz

    ResponderEliminar
  3. Qual é o problema de pedir ajuda a quem a pode prestar?
    Por mim já tinha sido.
    Cumprimentos daqui.

    ResponderEliminar