14 novembro, 2010

Homilias dominicais (citando Saramago) - 15

Foram os seus caminhos que inspiraram estes outros, meus,
por onde vou navegando à procura de quem somos

A dialética é um instrumento poderoso e, talvez por isso nos tempos que vão correndo, ausente e quase clandestino como método do entendimento do mundo. Assumi essa ferramenta como metodologia de reflexão. Tese, antítese e síntese assumem a forma de partes de mim em diálogo constante. Mas não só. Encararei, do mesmo modo, que qualquer pessoa e um qualquer colectivo também estarão repartidos entre aquilo que pretendem, aquilo que contraria tal pretensão e, por último, por aquilo que determina o ser, o fazer, o estar, o sentir... (e que, por facilidade de expressão, designo por alma). Tudo isto para desvendar o que seja essa coisa "estranha, rara e misteriosa que é um sentimento". Sentimento das pessoas e dos povos.

HOMILIA DOMINICAL

"Se olharmos as coisas de perto, na melhor das hipóteses chegaremos à conclusão de que as palavras tentam dizer o que pensámos ou sentimos, mas há motivos para suspeitar que, por muito que procurem, não chegarão nunca a enunciar essa coisa estranha, rara e misteriosa que é um sentimento."

José Saramago, in Novos Cadernos de Saramago

Julgo que Saramago não queria afirmar uma impossibilidade mas sim lançar um desafio para que se procurem as palavras adequadas. Aceitei-o escrevendo "Caminhos do Meu Navegar"

12 comentários:

  1. ROGÉRIO...
    ESSA REFLEXÃO É MESMO MUITO APROPRIADA...
    SIM , POIS O SENTIMENTO NÃO SE EXPLICA, VIVENCIA-SE E VIVENCIANDO PODEMOS ABSORVE-LO E SENTI-LO NA SUA TOTALIDADE...
    A ALMA É DEVERAS ALIMENTADA PELO SENTIMENTO, É ELE QUE PRODUZ ALMAS BOAS E ALMAS RUINS.
    SARAMAGO NA SUA INFINITA SABEDORIA E INTELIGENCIA SOUBE EXPRESSAR-SE A RESPEITO DO SENTIMENTO , POR SENTI-LO INTENSAMENTE A RESPEITO DE TUDO JAMAIS TEVE A PRETENÇÃO DE EXPLICA-LO.
    ADOREI O TEXTO E O TEMA.
    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA.
    BJUIVOS EM SEU CORAÇÃO LUSITANO.
    LOBA.

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo, meu caro.
    O nosso Nobel não queria afirmar uma impossibilidade, mas sim, obrigar-nos a procurar as palavras adequadas.

    É um desafio dificílimo, porém o Rogério está a dar muito bem conta do recado no seu "Caminhos do Meu Navegar"!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rogério
    Adoro suas citações,sempre nos levam à uma reflexão.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério
    É curioso que se o homem escutar o seu coraçao consegue ouvir e sentir que todo o sentimento vem da alma, os sentimentos não se inventam existem ou não existem, as palavras certas essas por agora deixo-as para os sábios.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Rogério!
    É por ter havido Homens como Saramago,que eu ainda tenho orgulho de ser português.
    Há algumas pessoas que conhece pessoalmente, escrevem bem, mas não conseguem transmitir esse sentimento, porque eles também têm pouco.
    Vou tentar levar o selo, obrigado.

    grande abraço,
    José.

    ResponderEliminar
  6. Descobri seu blog como um espaço especial para quem ama as artes, em especial a literatura. Bons textos que nos levam a uma viagem a mundos diversos e afins. Tive aqui a sensação de pertencimento que nem todos os blogs são capazes de despertar. Parabéns por isso e continue a nos brindar com suas reflexões!

    ResponderEliminar
  7. Caro Rogério
    De facto encontrar a palavra certa para exprimir um determinado sentimento, que muita vez não sabemos interpretar é uma tarefa nem sempre fácil. Ou seja às vezes sai, outras não. Se nos lembrarmos que as primeiras palavras ditas nos primeiros tempos de vida são aquelas que nos repetem aos ouvidos até as conseguimos pronunciar, para orgulho normalmente da “mamã e papá” verificamos que muito daquilo que dizemos não é mais do que o que fomos ouvindo “gravando” e consequentemente repetindo ao longo da vida. Claro que estou a falar genericamente, pois sempre houve quem não se ficasse por aqui e desse a real interpretação às palavras. Saramago chegou ao nosso tempo e mais do que nunca percebemos como tão bem ele soube chamar o nome às coisas e deixar-nos esse “desafio” para que se procurem as palavras adequadas.” O Rogério aceitou-o duma forma brilhante e julgo que inédita no seu “caminhos do meu navegar”.
    Obrigado por partilhar connosco os passos desses “caminhos”
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Acho que foram os bons ventos que me trouxeram até aqui...Gosto da tua maneira de escrever...Aceitando o desafio de Saramago? Julgo que não porque o sentimento já residia em ti, esse mesmo sentimento ou sentimentos que muitos não sabem explicar...É para estes o desafio do Nobel...pegar nas palavras e dar-lhes alma!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  9. Saramago e só ele para usar as palavras, os sentimentos.

    Obrigado!
    De coração inteiro, retribuo tudo o que me foi desejado!
    Amor de mãe nunca é demasiado nem em nenhuma circunstância comparado ao de pai! São ambos inquestionáveis.
    Sensibilizado pelas manifestações de carinho.

    Um Abraço,
    Pedro F.

    ResponderEliminar
  10. Pelo que li de "Caminhos do Meu Navegar", o sentimento está lá todo, genuíno, porque antes de o ter enunciado pela palavra, já ele fora sentido e experimentado.

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Talvez Saramago pretendesse lançar um desafio a si próprio, porque é um terreno que ele pisa com uma sensibilidade e um pudor especial.


    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Me encantei com sua maneira de escrever
    Parabéns....
    Se permites estare sempre aqui a visita~lo
    SIGO-TE COM CARINHO
    Tenhas uma noite regada de amor e paz
    Preciosa Maria

    ResponderEliminar