23 abril, 2011

Enquanto Jesus sai da cruz e jaz no sepulcro e muitos desistem de viajar para Acapulco, eu aproveito para publicar a minha sondagem...

Passou pouco mais de um ano sobre a publicação da minha última sondagem. Desde então muito se passou sem que nada de fundamental se tivesse alterado, até que, de repente, tudo ficou (aparentemente) diferente: Caiu o Governo; Veio o FMI e seus parceiros de negócio, resgatar a divida do País; A algazarra não se alterou, apenas subiu de tom. Pequenas coisas sem interesse nem novidade acontecem, trago-as aqui apenas para o caso de me enganar e elas poderem vir a ter real importância: uma o editorial do The New York Times a dizer que a Comunidade Europeia meteu, em Portugal, a Democracia na gaveta; outra, as declarações do Jerónimo a dizer que que as negociações são uma farsa, isto é, são da treta. Há, assim, razão para uma nova sondagem de opinião. A sondagem incluiu duas perguntas apenas: Como encara o futuro e qual o seu sentido de voto. O gráfico abaixo mostra expressivamente o estado de espírito dominante como resposta à primeira questão, por parte da maioria das classes inquiridas. A excepção situa-se nas classe C que anda às voltas com a leitura de imenso material (desde listas de deputados até aos manifestos publicados) para decidirem se estão tristes ou contentes, pois a situação não dá para serem indiferentes:

----------------------Imagens do estado de espírito de cada classe quanto ao futuro

---------------(as classes que alguns querem no "centrão" andam, aflitas, de jornais e papeis na mão)

Quanto à segunda questão: Qual o sentido de voto, vejamos os resultados e a sua análise:

  1. A classe A, cerca de 5,5%, isto é, todos, afirmam que não há nada que os rale, que os partidos principais se vão unir e o sentido da sua votação logo se verá na ocasião. Tendem para votar no CDS, porque... merece.
  2. A classe B, dos 11,9 %, a maioria está com Pedro Passos Coelho e o restante com Sócrates. Todos estão na maior pois não lhes passa pela cabeça que o Compromisso Nacional entre os principais partidos os deixe prejudicados (leia-se prejudicados com efe grande, até para rimar). São os grandes animadores daquela petição.
  3. A classe C (C1, 24,9% + C2, 31%) andam numa roda vida e mal distribuída entre o Passos e o Sócrates. Em votação andam quase iguais, pouco afastados ou praticamente empatados. Lêem papeis e mais papeis. É que para atrapalhar a petição do tal Compromisso Nacional, chegaram mais duas e, ainda por cima Abril anda nas ruas. Uns dizem que a "Petição convergência nacional em torno do emprego e da coesão social" não vale a pena assinar porque dá azar. Outros dizem que assinam esta e a outra porque é tudo igual. E como não há duas sem três, aparecem agora os precários, esses ordinários, a dizer em manifesto que o "inevitável é inviável". Dói-lhes a cabeça de tanto pensar e nunca se sabe ao certo em quem irão votar...
  4. A classes D, 20,7% está mesmo à rasca. Já leu o que tinha a ler e não tem muito que saber. Maioritariamente votam à esquerda e o resto fica em casa. Mas estão todos em brasa. Por isso vão para a rua. Dizem que vão gritar: "A luta continua"

    Ficha Técnica: Foram inquiridos 9 milhões de portugueses, via telemóvel. Os desempregados viram as suas respostas anuladas para não dar um tom demasiado pessimista aos resultados globais. Foi aplicada uma metodologia assente nos critérios usados pela Marketest no que se refere ao dimensionamento das classes sociais. A análise de resultados segue metodologia própria que designada por Marketestista. Não tem nada de marxista embora, em sonância, o faça lembrar, apesar de fazer arranhar muito mais o aparelho auditivo.

19 comentários:

  1. É tão fácil como o "b a b" ou o "a b a".
    Eles sabem-na toda.
    Excelente poste.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei dessa metodologia marketestista, rrrsss... não deve fugir muito da realidade esta sondagem... :( Claro que ainda vão aparecer outras sondagens por aí...

    ResponderEliminar
  3. Vim retribuir a visita e dizer que os versos que la deixou,
    me são bem vindos(...) Porque não vamos os dois
    e fazemos as contas depois? (...)

    Vamos sim porque não?
    A poesia no possibilita absolutamente TUDO, até atravessarmos as fronteiras...
    só não sumir de meus espaços e eu daqui:
    http://reflexodalma.blogspot.com/ minha poesia
    http://meusreflexoscontostextoseafins.blogspot.com meus textos excitantes(vai gostar)

    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderEliminar
  4. Uma pesquisa apurada com uma teoria refinada que no final dá em nada..., pois decisões de eleições contrariam tudo que há de mais real dentro da nação.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  5. A metodologia não deixa dúvidas da criatividade do autor. O resultado, embora duvidoso, acaba sendo indiscutível.

    ResponderEliminar
  6. Meu maigo:
    Esta é a única sondagem em que acredito :)
    Como é óbvio eu pertenço aos 20,7% dos enrascados, logo vou para a rua, porque :
    A luta continua!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu sou uma triste que está na classe D, mas que daria tudo para estar na classe A. Boa sondagem, sim senhor!
    Gosto mesmo de pessoas com imaginação!

    ResponderEliminar
  8. Rogério,
    Tenho para mim que a democracia necessita ser reformulada, e muito.
    Os destinos de 10 ou 20% estão assegurados, a grande questão é o que irá acontecer à enorme maioria. Há quem pense que irá apenas tentar sobreviver, não viver. E sabe-se do que as pessoas são capazes quando a sobrevivência é a única coisa que importa...

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. O FMI não tem parceiros só se forem os das finanças mas o pessoal do FMI são tecnocratas competentes e os....são

    ResponderEliminar
  10. Continuação de Boa Páscoa para o Rogério e família, sem fogueiras e sem coelhos, mas com muita alegria, esquecendo a política por um dia!!!

    ResponderEliminar
  11. Meu caro, quando o próprio FMI acha demasiado duras as medidas da Ue ( para mim, nunca existente)algo caiu de podrido no reino de Portugal.

    Uma doce Páscoa em família.

    ResponderEliminar
  12. Muito bom e importante postagem, parabéns por seu blog, já sou seguidor, se puder visite meu espaço poético, link abaixo.

    ventosnaprimavera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Passei para conhecer seu blog, muito bom os textos, já sigo.Parabéns.

    http//umcoracaoqueama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Faço das palavras de Orlando Castro, as minhas... parwcw que não, mas tem a ver...
    E tirei este trecho: -
    "Para ajudar a perceber o que está em causa, explique-se que, em Portugal, para além dos canais pagos na TV Cabo, há quatro canais generalistas de emissão livre. Dois são do Estado (RTP1 e 2) e os outros dois são privados, SIC e TVI. O concurso seria para atribuir um quinto canal público, o último para Portugal.
    Na realidade, em Portugal há apenas dois canais. Explique-se: o Estado está sub-divido em dois.
    E os privados também.
    Enquanto o Estado controlar a televisão, esta é dividida pelos dois partidos no poder, que têm sido PSD e PS. Os canais privados estão actualmente sub-dividos entre - e isto são factos - um ex-primeiro-ministro social democrata, Pinto Balsemão (que também é militante número 1 do PSD) e o seu "compadre" espanhol Juan Luís Cebrian (pessoa próxima dos socialistas em Espanha) que mantém à frente do canal um ex-director da RTP, José Eduardo Moniz. A pluralidade informativa é apenas uma ilusão... Daqui. E como os donos da TV dão os donos de todos os Média... dão as somdagens conforme lhes faz jeito. Encomendada pela TSF à Marktest... hum...

    ResponderEliminar
  15. desculpem as gaffes... ainda não sei escrever no escuro... :)
    Uma boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  16. Caro Rogério

    Obrigada pela visita lá ao Sustentabilidade é Acção :)

    Compreendo perfeitamente o que disse, é impossível estar em muitas frentes, vamos estando cada um numa, pelo menos.

    Quanto aos nossos irmãos do Brasil, visitam quase tanto lá o blogue como os de cá, por isso, porque a Amazónia me toca, por ser o pulmão de nós todos, não consigo deixar de lhe dedicar um pouco do meu tempo.

    Bom Domingo e bom feriado :)

    ResponderEliminar
  17. Portugal é que precisa de ser ressuscitado... e depressa. Páscoa Feliz, com muitas amêndoas.

    ResponderEliminar