07 abril, 2011

Será a Maior Flor do Mundo a "bacia cultural Atlântica"? Será a Jangada de Pedra?

.
Queria regressar à procura do sentido de qual o ser da Maior Flor do Mundo (1). Depois do interregno para coisas muito más (2), não o consegui na totalidade. Insisto, no esforço de confirmar o lugar onde o conto aconteceu, pois uma dúvida entretanto me assaltou, se não seria Lanzarote e não um qualquer lugar de Portugal. Se fosse, tal iria colocar em causa tudo o escrevi e o desassossego causado. Olho a foto ao lado e revejo o vÍdeo (1), a incerteza aumenta, para logo concluir por um "tanto faz". Pois não queria o meu nobelizado escritor ver terras de Espanha e Portugal unidos no mesmo desígnio? Dizia Saramago (3): "Trata-se apenas de sonhar – acho que esta palavra serve muito bem – com uma aproximação entre estes dois blocos, e com o modo de o demonstrar. Ponho a Península Ibérica a vogar para o seu lugar próprio, que seria no Atlântico, entre a América do Sul e a África Central. Imagine, portanto que eu sonharia com uma bacia cultural atlântica."


Se a palavra sonho lhe servia bem na altura em que tal escrevia, agora vem-me mesmo a jeito. A ser assim, a Maior Flor do Mundo pode muito bem ser um estar em dois momentos: enquanto murcha, deprimida próxima do fim da vida, estar numa Europa nesse mesmo estado; enquanto erguida, enorme e luminosa, estar na jangada a caminho do centro do Atlântico, cumprindo o sonho. Pode bem ser. Os iberos querem-no mais (4) e outros povos, queridos, também fazem apelos nesse sentido, a fazer fé no que disse um seu embaixador (5):


“O interesse do (vosso) Governo está muito voltado para o centro da Europa, o que acho natural. Mas isso traz efeitos secundários.Com esse sucesso europeu, o país tende a esquecer a importância que poderia ter no resto do Mundo, fora da Europa. Sobretudo agora, num momento em que assistimos às dificuldades económico-financeiras em toda a Europa. Penso que o Governo português e o sector privado deveriam repensar sobre a sua dependência um pouco exagerada do mercado europeu.”

SE A FLOR FOR O QUE EU PENSO QUE É, REGRESSEMOS ENTÃO PARA ONDE NOS MANDA A HISTÓRIA!______________________________________________________________________


NOTAS: (1) Video (2) Descisão do Governo em solicitar apoio externo/FMI (3) Post sobre "A Jangada de Pedra" (4) Sondagem onde quase 50% dos portugueses aderem à união ibérica (5) Entrevista do embaixador do Japão