21 abril, 2011

Se fosse hoje, Jesus iria ao templo?

Diferem os Envagelhos no pormenor do feito e do dito. Mas algo próximo do que se passou se terá passado. De outro modo, como explicar ter sido Jesus crucificado?

"Ora, estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém; e encontrou no templo muitos vendendo bois, ovelhas, pombas, e os cambistas sentados (às suas mesas). E, tendo feito um como que azorrague de cordas, expulsou-os a todos do templo, e as ovelhas e os bois, e deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou as mesas. E aos que vendiam pombas, disse: Tirai daqui isto, e não façais da casa de meu Pai, casa de negócios. Então lembraram-se seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa devorou-me. Tomaram então a palavra os judeus, e disseram-lhe: Com que sinal nos mostras tu que tens autoridade para fazer estas coisas? Jesus respondeu-lhes, e disse: Desfazei este templo, e eu o reedificarei em três dias."(Envangelho, segundo São João 2, 13-22)

Fosse hoje e seria mais que natural que Jesus não iria ao templo, pois a violência do seu acto teria repercussões mais dramáticas que a sua crucificação e que a perseguição dos seus seguidores. Também no templo se passam hoje coisas de dimensão mais monstruosa e de mais difícil compreensão, que alguns apelidam de terrorista... Será que o povo entende que se prepara outra versão de romanização?


NOTA (editada 3 horas depois da edição do post): Tal como as versões do envagelho são várias, também sobre o que se está passado existem diversas, quanto ao pormenor. Por sugestão de um comentário, junto esta. E já agora esta outra. Todas me levam a reforçar a ideia de que Jesus não entraria no templo...

11 comentários:

  1. Afinal a Bíblia não é um livro de maus costumes, como dizia o nosso Saramago.

    Há por aí muitos cristos a serem perseguidos, difamados, mas nunca chegaram a ser cruxificados.

    Desejo-lhe uma Páscoa Feliz na companhia da sua família.

    ResponderEliminar
  2. As versões de romanização vêm se perpetuando ao longo da história, que cíclia como costuma ser, fica só esperando o momento da revolta e derrocada que lhes são inerentes.
    Será que a hora está se fazendo?
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  3. Se fosse hoje, jesus, teria de usar outros recursos para chamar a atenção das pessoas... não seria considerado terrorista, mas esquizofrénico... enfim...

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério
    Hoje vou entrar numa de provocação. Embora o meu caro deva ter aprendido a não "responder a provocações"
    Como sabe acompanho-o nos sonhos e sou um sonhador "militante". Mas não estará o meu caro a viver num mundo imaginário?
    Sim há que cair na real. As soluções passam por afastar e condenar os culpados. Mas este mundo tem que sobreviver para "aniquilar" os males que o atormentam para poder sobreviver. Este mundo tem que se manter vivo e encontrar a terapeutica certa para sobreviver. Só a partir daí mantendo-se vivo,pode combater a origem da doença e erradicá-la. Não basta fazer o diagnóstico e ficar por aí.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Acontece que estava escrito que seria assim! :-))
    Ele não podia fugir ao guião...


    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Prefiro a versão do Politeia http://politeiablogspotcom.blogspot.com/2011/04/as-negociacoes-com-o-fmibce-ue.html

    Boa Páscoa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Uma pertinente analogia.

    Ocorreu-me esta citação de José Saramago:

    «Vivemos num sistema de mentiras organizadas, entrelaçadas umas nas outras. E o milagre é que, apesar de tudo, consigamos construir as nossas pequenas verdades, com as quais vivemos, e das quais vivemos.»

    Fonte: "Tabu/Sol (2008)"

    L.B.

    ResponderEliminar
  8. Muito pertinente a pergunta, para a qual é difícilencontrara resposta. Talvez aproveite estes dias defds prolongado para me debruçar sbre o assunto
    Páscoa Feliz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Uma questão que faz todo o sentido nesta época de reflexão.
    Se fosse hoje Jesus diria de novo:
    "Pai, Perdoa-lhes pois não sabem o que fazem."

    Desejo-lhe meu amigo uma santa Páscoa na companhia da sua família.
    Beijinhos

    ResponderEliminar