13 abril, 2011

Será a Maior Flor do Mundo a Amizade?

Interrogo-me se ontem não terei incorrido num erro de casting ao colocar como post a valorização do trabalho do besouro e o significado que os egípcios atribuíam a tão nobre animalzinho. Se tal fiz, hoje repito a fuga à agenda dos dias tormentosos onde homens, que permanecem meninos - nunca o tendo sido na idade em que se é - se prestam a negociar o futuro tendo desgraçado o passado. Podia falar de um e do outro ou de ambos. Mas, resoluto, opto por falar de um sentimento necessário e difícil de explicar. Saramago atreveu-se a tal, mas de maneira tão discreta que pergunto-me se, na vertigem dos dias apressados, alguém terá dado por tal. Reconto o que Saramago contou. Faço-o a partir do vídeo. O tal escaravelho despertou a curiosidade do menino. A amizade começa normalmente por uma impressão forte causada por o outro. Segue-se o interesse e, logo de seguida, a expressão primária da posse e da exclusividade. O menino, aprisiona o surpreendido escaravelho. Quere-o só para si. Pretende-o só seu. É comum nas amizades, na sua fase inicial e, por vezes prolonga-se por mais do que seria devido e perde-se. Não é conhecida a relação estabelecida entre o besouro e o seu carcereiro, mas é contado que na primeira oportunidade o besouro foge. A perseguição acontece mas não para aquilo que parece. Dá-se pura e simplesmente um cordial reencontro. Sem falar - pois seria outra a estória se os animais falassem - o besouro indica-lhe a passagem para a outra margem. A margem onde está a flor carente e que se virá a tornar a Maior Flor do Mundo. A verdadeira amizade é assim, quase sempre nos conduz a locais belos e a gestos necessários. Conta-se depois como menino fez aquilo que fez perante a admiração do povo. No fim, dá-se a despedida e cada um vai à sua vida, com a Maior Flor do Mundo, na imagem ao fundo. O menino vai crescer e o escaravelho vai fazer rodar o sol, fazendo-o rolar pelo firmamento acreditando ambos que um dia esse sol brilhará para todos nós. Tal acontecerá, se a amizade se tornar "A Maior Flor do Mundo"...

13 comentários:

  1. Rogério,

    O pequeno escaravelho que faz rolar excrementos é um dos limpadores do planeta. Estaria aí um outro olhar ainda a ser explorado por este observador atento?

    ResponderEliminar
  2. Faz sentido a leitura que nos apresenta.
    Nem sequer me parece metaforizada, embora com o Rogério seja sempre necessário deixar em aberto todas as possibilidades.
    Daí que:
    "O tal escaravelho despertou a curiosidade do menino. A amizade começa normalmente por uma impressão forte causada por o outro. Segue-se o interesse e, logo de seguida, a expressão primária da posse e da exclusividade. O menino, aprisiona o surpreendido escaravelho."
    O escaravelho foge, mas indica-lhe a passagem para a outra margem... Por certo aquela passagem que se impõe, agora, ao povo português.
    Mas será que do outro lado, nos espera "A Flor Maior do Mundo?"
    Pergunto sabendo, desde já a resposta.
    Querer é poder(?!)



    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Bom raciocínio. Gostei da linha de pensamento que desenrolastes tão bem
    Um grande bj (também tenho vontade disso...)

    ResponderEliminar
  4. Seus textos sempre cheios de intenções! Amei isso: "A verdadeira amizade é assim, quase sempre nos conduz a locais belos e a gestos necessários."
    bjs
    Jussara
    PS: Ando tão sem tempo, trabalho, trabalho....mas sempre passo rapidinho por aqui.

    ResponderEliminar
  5. ...Tal acontecerá, se a amizade se tornar "A Maior Flor do Mundo"....
    Transcrevi este paragrafo pois ainda acredito na amizade e no respeito e ainda creio que será a maior flor do mundo.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rogério
    Sim tambem acredito que a amizade possa ser um veiculo de transporte para a outra margem.
    Depois de ver o buraco sem saída em que nos meteram (e nós deixámos)
    Que mais nos resta do que percerbermos que os sentimentos podem superar a falta de muita outra coisa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Fomos chamados a Tribunal da amizade pelos crimes cometidos. A sentença foi lida. Conclusão: Apanhamos pena máxima (seremos amigos para sempre) que feliz sorte a minha.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. ah Rogério, muito prazer! prazer em ler um texto bem escrito, bem estruturado e com um conteúdo belo. preciso crer que a amizade é a maior flor do mundo. Pra mim, a maior continua sendo a Titan Arun - aquela flor que tem beleza mas é repulsiva no cheiro! qto à amizade, acredito em construções - como tijolinhos que vão se colocando, arestas que vão se aparando - tudo movido por interesses dos lados em questão. parece desesperançosa esta visão? não credite. continuo achando que a amizade é o bem maior de uma relação. só preciso acreditar que ela é a maior flor do mundo! rs...
    beijo!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Rogério.

    Gostei muito do seu blog.
    Acho também, que a amizade é a maior flor do mundo.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    Estou lhe seguindo.

    ResponderEliminar
  10. Também acredito que a amizade permite ultrapassar muitos obstáculos, mas parece-me que é algo cada vez mais raro e com baixa cotação na bolsa de relações humanas.

    ResponderEliminar
  11. Não coneço a história, mas já fiqeui com uma ideia...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Filoxera,

    A história original pode conhecer vendo o video integral
    (está link designado video)

    ResponderEliminar
  13. Anda mesmo optimista... trabalho, amizade,... basta olhar para o mundo do trabalho, onde a competitividade, consegue acabar com muitas amizades... a lei da selva, o salve-se quem puder e por todos os meios... estamos na era do Eu... tenho a impressão que nem no tempo das cavernas estivemos tão mal...
    As relações humanas nunca estiveram tão longe de criar flores... nem pequeninas
    O Maior dilema para quem quer transmitir valores aos filhos... de certo modo, só vamos conseguir dar-lhes grandes desilusões...

    Até a esperança começa a definhar e se essa é a última a morrer...

    Bjos

    ResponderEliminar