02 janeiro, 2012

Já se vão sentindo os efeitos...


"(...)Esta é uma crise que vai durar 10 ou 15 anos, porque o problema fundamental não é a dívida pública, mas sim os bancos europeus. E não estou a falar dos pequenos bancos portugueses ou gregos. O problema é que os grandes bancos – Deutsche Bank, BNP Paribas, Credit Agricole, Société Generale, Commerzbank, Intesa Sanpaolo, Santander, BBVA – estão à beira do precipício. Isso é muito pouco visível no discurso oficial. Só se fala da crise soberana, quando o problema é a crise privada dos bancos. (...)"- Éric Toussaint (ler aqui)"
"Tal como aconteceu com Alan Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal dos EUA, cuja cegueira ideológica neoliberal o impediu de tomar medidas que evitassem a crise iniciada em 2007, também em Portugal a cegueira ideológica neoliberal que domina Passos Coelho e o ministro das Finanças está a impedi-los de ver que estão a destruir o país. A política de austeridade, assente na ideologia neoliberal, tem como objectivo garantir o pagamento aos credores, que são os grandes grupos financeiros, como afirma o Nobel da economia Joseph Stiglitz. E isto mesmo que seja à custa da destruição da economia e da sociedade.(...)" Acrescentado, já depois da edição inicial, a partir do comentário da Fada do Bosque (ler aqui)

21 comentários:

  1. Ó Amigo Rogerito, e tudo isto foi culpa do Sócrates... diziam os senhores do PSD quando estavam sôfregos para irem ao pote...

    O pior é que nós TODOS temos de pagar!

    ResponderEliminar
  2. vozes sábias que importa conhecer e que fazes bem em divulgar.

    votos de Bom Ano.

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Rogério, boa noite!
    Iniciou-se o tão temido 2012, da crise privada dos bancos não se fala porque não convém, mas não há nada que se oculte para sempre.

    Beijinho e Feliz Ano Novo!
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  4. ... e andamos à volta do mesmo... e nada se faz. Estamos à espera que os políticos o façam por nós?! bem podemos esperar sentados...
    E que tal uma Lei Glass Steagall?
    ... pois... para os agiotas da banca, nem pensar!
    "A lei Glass-Steagall, ou ato Glass Steagall, é uma lei de 1933 que estabeleceu a Federal Deposit Insurance Corporation, agência garantidora de créditos. Ela foi promulgada pela administração de Franklin D. Roosevelt para basicamente evitar uma crise como a que aconteceu em 1929. Mais tarde, em 1999, ele foi revogada para atender as novas necessidades econômicas dos EUA.

    Este ato removeu a separação que antes existia entre a Wall Street e os bancos estatais.

    Suas propostas eram: a remoção da barreira dos bancos de investimento e os bancos estatais; a criação de um sistema bancário formado por bancos estatais, nacionais e locais; criar a lei anti-monopolio bancário; criar um conselho de administração bancário para as empresas industriais, comerciais e de serviços.

    Esta separação de funções contribuiu para limitar o tamanho dos grupos bancarios estadunidense. Apesar do tamanho de sua economia no final do seculo XX, os maiores bancos mundiais eram os europeus e japoneses."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Glass%E2%80%93Steagall

    Ou será que os políticos europeus estão à espera de uma nova G.G. para que os EUA possam impor de novo o Plano Marshall?

    "Recentemente os historiadores vêm questionando tanto os verdadeiros motivos e os efeitos gerais do Plano Marshall. Alguns historiadores acreditam que os benefícios do plano foram na verdade o resultado de políticas de laissez faire que permitiram a estabilização de mercados através do crescimento econômico. Além disso, alguns criticam o plano por estabelecer uma tendência dos EUA a ajudar economias estrangeiras em dificuldades, valendo-se do dinheiro dos impostos dos cidadãos norte-americanos."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Marshall
    Quais bancos, qual carapuça!!... políticos corruptos é que é o diabo! Como tenho la´no meu tasco, mais vale uma Nação ser governada por um homem bom, do que por boas leis! Agora por escumalha, é que não lembra ao diabo!!

    ResponderEliminar
  5. Fiz link, Rogério...
    ... e é uma honra poder fazê-lo!
    Obrigado por ter escrito!
    Votos de um Bom 2012!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Éric Toussaint, uma voz ajuizada.

    Quem a ouve, neste universo ruidoso a condicionar olhos e ouvidos?

    L.B.

    ResponderEliminar
  7. Como escreveu Naomi Klein em " A doutrina do choque – a ascensão do capitalismo de desastre ", este programa ultraliberal do FMI-BCE-CE, decalcado na escola de Chicago de Friedman, só é possível implementar quando um país está em estado de choque, provocado por uma situação anormal, como foi aquela que levou ao pedido de resgate. E é ainda mais grave quando existe um governo cego pela ideologia neoliberal e uns media que difundem na opinião pública uma mensagem de submissão, de inevitabilidade, de que a única solução é cumprir as imposições da "troika" estrangeira, é ser "bom aluno" como alguns sem dignidade e sem pudor dizem mesmo.

    http://www.resistir.info/e_rosa/defice_ficticio.html

    Agora, quem foi que colocou o país em estado de choque?! E quem pediu o resgate?!

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo, tenho cá em casa um economista (no desemprego) que é um verdadeiro defensor das ideias de Éric Toussaint, há muito que ele fala dessa solução.
    Talvez por isso continua no desemprego :(

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Agradeço o carinho e cordialidade
    que recebi nessa passagem de Ano.
    Todas as palavras não
    expressa meu carinho e gratidão.
    Obrigada por tanta sensibilidade de coração
    muito feliz venho agradecer.
    Uma linda semana a primeira de 2012.
    Beijos carinhos.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  10. blá blá blá mas a verdade é que a união europeia foi criada para isto mesmo. Um nova e moderna exploração do homem pelo homem.
    E isto vai acabar mal para todos nós.

    ResponderEliminar
  11. Os alertas começam a crescer de tom.
    Era bom que quem (des)governa lhes prestasse alguma atenção, o que não creio que venha a acontecer, infleizmente.

    ResponderEliminar
  12. Posso dizer uma asneira?

    A culpa é de quem se meteu a comprar coisas pedindo dinheiro aos bancos... endividando-se!

    SEMPRE FOI ASSIM! SEMPRE!
    Acho que não conheço ninguém que se tenha dado bem e conseguido pagar tudo até ao fim sem passar por uma mau bocado. Compram casas caras, carros caros, computadores, telemóveis, televisões e férias tudo a prestações... e o resultado... está à vista. Facilitaram, mas esqueceram-se que as pessoas deixam de pagar porque se o carro bate, alguém adoece, se surge uma despesa que lixe o orçamento... vai tudo por água abaixo. Fica o cliente sem dinheiro, o banco sem lucros que precisa de ter e a corda mais perto de rebentar.
    REBENTOU! E agora? A culpa é de quem? Do Sócrates? Esse tentou que a troika não viesse para aqui. Mas o PSD tinha sede de poder.
    Isto ainda não vai ficar por aqui. Esse Sr. Eng., que não é Eng., ainda vai voltar e mandar com merda para a ventoinha e vai haver muita gente a sair cagada. Agora todos dizem: "Áh e tal o gajo até que tinha razão com o PEC4... mas daqui a mais 1 anos ninguém se lembra disso." Veremos. Ele já tinha convencido meia Europa que conseguia, o PSD e as suas carolas fantástica acharam que não!
    Ainda vamos ver esse senhor como presidente. É uma ideia minha.

    Agora dizem vocês: "Mas a culpa é dos bancos que nos convenceram a nos endividar!" - agora pergunto eu: " Mas vocês não têm cabecinha para pensar? Fazer contas? Ponderar? Eles apontaram-lhe com uma pistola foi? Ou foi mais a vossa ganância de parecer "ricos"? "

    O que me lixa agora é que tenho que pagar por esses meninos mimados todos.

    Enfim...
    ... votos de um bom 2012!

    P.S. Não tenho partido. Eu só gosto de pessoas.

    ResponderEliminar
  13. Eduardo Ramos,
    Deu aqui com alguém que preferiu viver na pobreza, segundo o standard europeu, do que pedir dinheiro à banca para o que quer que fosse.
    É que quando a esmola é grande, o pobre desconfia! Mas tenho a dizer-lhe que não levo por tabela, daí a minha resposta.

    Quanto e ainda aos políticos, quero ver quantos deputados (especialmente do PS) vão votar para a fiscalização permanente do criminoso OE, pelo Tribunal Constitucional...

    Quanto a Sócrates a PR, pode crer!

    ResponderEliminar
  14. "votar para a fiscalização permanente do criminoso OE" ? Isso era dar um tiro no pé!
    Nem pensar!

    hehehe

    ResponderEliminar
  15. Mas Eduardo, eu também gosto de pessoas... e tenho falado com pessoas que nem sequer sabem no que consiste a tróica, pelo contrário, têm uma TV em cada divisão da casa! Daí a ignorância e alheamento
    Sim, somos nós que vamos levar por tabela e pagar pelos outros... no mínimo, sei o que é viver com dificuldades e sem o mínimo de luxos... uma escola de vida que até há bem pouco tempo era ridicularizada e ostracizada. Não sei o que são férias fora de casa, viajar e muito menos um tlm novo, ou roupa que não seja usada, (mas tenho 8 animais resgatados do abandono e sofrimento...) agora imagine, o que vão sofrer os que se habituaram a andar no laró...

    ResponderEliminar
  16. Pois eu digo que os banqueiros, são assim mais ou menos como o polvo, têm um tentáculo na especulação, e outro nos corruptos, e não falando na publicidade agressiva, eu quase todos dias jogo para o lixo, o lixo que eles põem na minha caixa do correio, cofidis que eu nunca quis. e nem vou falar no bpn.

    ResponderEliminar
  17. E o grave é que "já a gente se habitua..."

    ResponderEliminar
  18. Claro que habitua, JRD não é para isso que se usa tanto a TV? Não há maior calmante... então quando mostram a desgraça do vizinho, há que conformar...
    Porque por muito que não seja "políticamente correcto" dizer o que já disse e repito: estes parasitas banca/política, era tudo varrido a metralhadora.

    ResponderEliminar
  19. a uniao europeia a muito que vivia numa ilusao, e foi mais facil durante algum tempo manter a ilusao que viver a realidade

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  20. A direção do Grupo Parlamentar do PS manifestou-se hoje em desacordo com a iniciativa de deputados socialistas requererem junto do Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do Orçamento para 2012, contrapondo que a prioridade é a fiscalização política.

    Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/oe2012-direcao-da-bancada-do-ps-contra-recurso-ao-tc=f692848#ixzz1iQbgMst0

    É como digo, a tróika portuguesa era bem varrida a metralhadora.

    ResponderEliminar
  21. Fada do Bosque.
    Eu tenho um gato que fui buscar à AZP. E estavamos agorinha mesmo a adorar um cadelita pitbull para também para adopção!... Pena eu viver num apartamento... :)

    ResponderEliminar