04 maio, 2012

Marx em Maio (ideias que ficam): O desenvolvimento das ciências e das tecnologias não alteraram, no essencial, a natureza das relações das classes sociais.


Criou-se a ilusão de até os sectores mais desfavorecidos poderem almejar a outras formas de estar
As ideologias do neoliberalismo e do pensamento único, espalharam a confusão e criaram a ilusão: o grande objectivo do capitalismo é a criação de uma classe média forte. Enquanto isso, iam-se (vão-se) criando massas de assalariados cada vez mais dependentes, vulneráveis e precários, dada a proliferação de novas formas de apropriação do factor "trabalho" por parte dos detentores dos meios de produção.
Outra ilusão é que tudo se resolverá com o aumento de produtividade à custa de baixos salários. Hoje reforcei a conclusão a que já tinha chegado... 
A foto, à esquerda, foi aqui roubada, a da direita por mim montada 

6 comentários:

  1. Quando fala em salários baixos, hoje, como estou virada para as apostas... sou capaz de apostar que mais dia, menos dia, inventam que tem de se acabar com o salário mínimo... já nada me surpreenderia com esta cambada de mafiosos legalizados.

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Estas duas frases, para não se contradizerem, requerem uma explicação muito longa.

    1. O desenvolvimento das ciências e das tecnologias não alteraram, no essencial, a natureza das relações das classes sociais

    2. Enquanto isso, iam-se (vão-se) criando massas de assalariados cada vez mais dependentes, vulneráveis e precários, dada a proliferação de novas formas de apropriação do factor "trabalho" por parte dos detentores dos meios de produção.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Fernando, não te vejo há tanto...

    Estás à vontade para equacionar a contradição!

    ResponderEliminar
  4. Li ontem à noite uma entrevista do Rob Riemen( autor de o Eterno Retorno do Fascismo) em que ele coloca uma questão muito interessante e reproduzo de memória:
    "A resposta sobre a importância e o valor das escolhas e decisões que temos de tomar diariamente, não é dada pele economia,nem pela política, mas sim pela cultura. Só a cultura pode alterar a natureza das relações sociais".
    Quando constatamos que nos países governados pela troika e pelo FMI - e noutros em dificuldades como ESpanha ou Itália, os primeiros cortes vitimizam a cultura...

    ResponderEliminar
  5. Essas relações estão a ser alteradas, todos os dias.
    Até quando?

    Abraço,
    António

    ResponderEliminar
  6. A classe média não tem mais como ser esmagada. Já está no bagaço.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar