31 janeiro, 2010

O meu blog faz hoje um mês, ainda não gatinha...mas vai crescer!


Faz hoje um mês que iniciei este blog. Reafirmo o objectivo que publiquei no meu primeiro post, de continuar a escrutinar a imprensa semanal. Acrescento agora uma

declaração de princípios
  1. Não entrarei no jogo político, por isso, não comentarei discursos ou posições de qualquer partido;
  2. Trarei para a minha agenda discursos ou posições partidárias sempre que a imprensa semanal deles faça omissão ou distorção;
  3. Denunciarei todas as notícias ou opiniões que, em meu juízo, colocam em causa a reputação e o bom nome das pessoas sem a devida prova e fundamentação do interesse público.
  4. Trarei para o meu blog todos os temas que julgo serem omitidos por razões que a razão desconhece ou me parecerem arredados da agenda das redacções da imprensa semanal;
  5. Tentarei suprir a ausência da actividade da ERC na análise a estes jornais.

Para quem não se lembre: ERC (Entidade Reguladora da Comunicação Social) tem como principais atribuições e competências a regulação e supervisão dos meios de comunicação social. No exercício das suas funções, compete à ERC assegurar o respeito pelos direitos e deveres constitucional e legalmente consagrados, entre outros, a liberdade de imprensa, o direito à informação, a independência face aos poderes político e económico e o confronto das diversas correntes de opinião, fiscalizando o cumprimento das normas aplicáveis aos órgãos de comunicação social e conteúdos difundidos e promovendo o regular e eficaz funcionamento do mercado em que se inserem. A ERC figura, portanto, como um dos garantes do respeito e protecção do público, em particular o mais jovem e sensível, dos direitos, liberdades e garantias pessoais e do rigor, isenção e transparência na área da comunicação social.

Sem comentários:

Enviar um comentário