12 janeiro, 2010

Paineis, paineis, para que vos quereis?

Painel do Expresso - Economia
O chamado “Exame do conselho dos doze” resulta de uma encomenda feita pelo Expresso a uma agencia de comunicação "Farol de Ideias".
No formato deste barómetro constam: 1 texto de enquadramento e 3 perguntas dirigidas:
- ao patrão do Expresso;
- 5 ex-ministros,
- 1 representante dos empresários;
- 1 presidente da Galp; 1 vice-presidente da CGD; 1 industrial de prestigio e…Pinto de Sousa (que julgo não ser o primo do Sócrates).

Periodicamente estes doze magníficos pronunciam-se nesse espaço sobre várias questões. Mas também, por outros lados, quase todos eles lá vão debitando sentenças e respeitosos pareceres. São, de facto, o supra sumo do conhecimento que é necessário divulgar para formar uma opinião pública esclarecida. Procurar mais ou outros? Para quê? Então estes doze não são a elite esclarecida? Trazer para o painel quem?

Painel do Prós e Contras
Ontem, vi algumas caras que não tinha visto. Revi outras que vejo pouco (verdade se diga que não vi algumas que faria sentido que lá estivessem). Ouvi coisas que não tinham sido ditas. Alguns exemplos:
- Peter Villax (administrador da Hovione) falou da cultura do conflito e do papel que a comunicação social tem tido. Diz ainda que, ao viver das diferenças, a imprensa tem levado os principais agentes a gerir a opinião pública e não a Republica… (boa Peter, estou quase a arrolar-te para testemunha que que o PiG existe!)
- José Tribolet (Prof. Catedrático IST e presidente do INESC) assume a onda de que todos devem ser responsabilizados por soluções e questiona: por que não ouvir o movimento sindical, seus contributos e compromissos? (cito de cor, se ouvirem tem mais força…)

Parabéns aos publicitários.
Mas...Para escolher um lado é preciso conhecer todos...


2 comentários:

  1. Concordo com a sua opinião.
    Devia comentar as últimas notícias referentes à pluralidade de comentários políticos na televisão, caso Marcelo Rebelo de Sousa...

    ResponderEliminar
  2. Olá Mário. Respondo 7 dias depois...até parece que tenho a performance do serviço ao cliente da TMN! Enfim, lapsos de aprendiz de bloguista. Como sabe, estou centrado na imprensa semanal de referência. Mas como o Marcelo tem uma página no Sol, um dia destes hei-de avinagrar-lhe o texto. Obrigado pelo post. Apareça mais vezes!

    ResponderEliminar