09 setembro, 2010

Coisas que me fazem recordar meu avô, Joaquim Bento e Guerreiro (como eu)

Naquela festa que não há outra como ela, na Quinta da Atalaia, ouvi este poema entre acordes e vozes. Vozes do Alentejo. Recordei meu avô, meu mestre e uma outra quinta (que podem também relembrar aqui)

MESTRE BENTO

Mestre Bento, não encontro explicação
para a falta que me faz a cotovia
Não há canto que me fale ao coração
“Antes de se acabar ainda havia”

Mestre Bento, dou a mão à palmatória
não me lembro onde a águia pôs a cria
Será falta de pão para a memória
“Antes de se acabar ainda havia”

Quando falo aos meus botões
dos nossos tempos passados
o céu leva as orações
e a terra os nossos pecados

Mestre Bento, que é feito do gato bravo
que assustava os rapazes e fugia
Nem da toca eu encontro um alinhavo
“Antes de se acabar ainda havia”

Mestre Bento, a ribeira não tem peixe
onde havia para o “caldo” em demasia
Onde param, Mestre Bento, não me deixe
“Antes de se acabar ainda havia”

Quando falo aos meus botões
dos nossos tempos passados
o céu leva as orações
e a terra os nossos pecados


Música: João Gil (in Baile Popular - tá quase...)
Publicada por j. monge


8 comentários:

  1. A primeira música deste video é o Mestre Bento Abraço ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=fLe6ye_tQ_Q

    ResponderEliminar
  2. Anónimo

    Como eu entendo certos anónimos... Em breve escreverei um post, dar-lhe-ei por título "Anónimo de mim" e dedicar-lho-ei. Sabe que procurei este video e encontrei-o com uma qualidade sonora impossível de reproduzir? Apetece fazer trocadilho com um dos versos do poema:

    “Antes de ainda haver tinha acabado”

    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Lindo demais. O tempo passa e muitas coisas mudam, ficam apenas as lembranças e a saudade.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Acho que o ADN, tem muito a ver com a nossa maneira de ser, também já falei dos meus avós que adorava (acho que estamos a entrar em fase ;) de nostalgia) mas, agora, com este seu post, até me fez lembrar o meu bisavô republicano ;)
    link

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Wanderley
    Gostava de o ouvir falar sobre o cantar alentejano eu que tanto falo de canções brasileiras...

    Gostei de saber que gostou...

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Isa,
    ESpreitei o link. Lá diz, referindo-se ao seu bi-avô: Hoje na Assembleia da República, a grande maioria dos Deputados sentirá a responsabilidade e darão realmente algum valor aos que lutaram para eles poderem ali estar? Francamente, eu acho que não.
    Acho que o meu Mestre Bento, reagiria como eu, na Festa do Avante... e diria da Assembleia da Republica: Os nossos que lá estão são insuficientes para conter aquela...macacada!

    Beijinho

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Rogério,
    Não tendo ido à Festa
    fiquei como se lá tivesse estado, sobretudo pelo ambiente que o video consegue transmitir e o seu texto inspira.

    Beijo

    ResponderEliminar