20 setembro, 2010

Acabar com a fome é possível - 1

A minha homilia de ontem, citando José Saramago (ver aqui) referia-se a um acontecimento datado (1997) e a factos passados relativos à repressão do Movimento dos Sem Terra (Brasil). A situação terá evoluído no sentido de um sonho que está sendo contruido com tudo aquilo que materializa os sonhos, cabeça, coração, alma e muitas mãos: Realizar a Reforma Agrária e ACABAR COM A FOME. Do portal do MST, transcrevo um texto que dá a relidade actual:

"Uma das nossas principais contribuições para a sociedade brasileira é cumprir nosso compromisso em produzir alimentos para o povo brasileiro. Fruto da organização de mais de 100 cooperativas e mais de 1,9 mil associações em nossos assentamentos, trabalhamos de forma coletiva para produzir alimento. Contribuímos também na construção de 96 agroindústrias, que melhoram a renda e as condições do trabalho no campo, mas também oferecem alimentos de qualidade."

"(O assentamento é um espaço para o conjunto de famílias camponesas viver, trabalhar e produzir, dando uma função social a terra e garantindo um futuro melhor à população. A vida no assentamento garante às famílias direitos sociais que não são garantidos a todo o povo brasileiro: casa, escola e comida
.)"


2 comentários:

  1. Caro Rogério
    Logo que vi o titulo deste post, lembrei-me desta canção, aqui vai.
    Abraço


    "Menina bonita
    Com tranças de trigo
    Sorrindo à janela
    Vem cantar comigo


    Os homens fizeram
    Um acordo final
    Acabar com a fome
    Acabar com a guerra, viver em amor

    {Refrão}:
    Vou levar-te comigo
    Vou levar-te comigo
    Vou levar-te comigo meu irmão
    Vou levar-te comigo

    {Refrão}


    Olá companheiro
    Do fato rasgado
    Não estendas a mão
    Foge do passado

    Que os homens fizeram
    Um acordo final
    Acabar com a miséria
    Acabar com a guerra, viver em amor

    {Refrão} 2x

    Olá avozinha
    Colegas, pastores"

    ResponderEliminar
  2. Acabar com a fome é possível mas convém manter o povo faminto, porque assim é mais fácil vergá-lo.
    Gostava muito que o Brasil fosse ser um exemplo para o mundo.

    ps. hoje há festa no meu blogue, e festa sem o meu amigo não é festa :-)


    beijinhos

    ResponderEliminar