20 setembro, 2010

Acabar com a fome é possível - 1

A minha homilia de ontem, citando José Saramago (ver aqui) referia-se a um acontecimento datado (1997) e a factos passados relativos à repressão do Movimento dos Sem Terra (Brasil). A situação terá evoluído no sentido de um sonho que está sendo contruido com tudo aquilo que materializa os sonhos, cabeça, coração, alma e muitas mãos: Realizar a Reforma Agrária e ACABAR COM A FOME. Do portal do MST, transcrevo um texto que dá a relidade actual:

"Uma das nossas principais contribuições para a sociedade brasileira é cumprir nosso compromisso em produzir alimentos para o povo brasileiro. Fruto da organização de mais de 100 cooperativas e mais de 1,9 mil associações em nossos assentamentos, trabalhamos de forma coletiva para produzir alimento. Contribuímos também na construção de 96 agroindústrias, que melhoram a renda e as condições do trabalho no campo, mas também oferecem alimentos de qualidade."

"(O assentamento é um espaço para o conjunto de famílias camponesas viver, trabalhar e produzir, dando uma função social a terra e garantindo um futuro melhor à população. A vida no assentamento garante às famílias direitos sociais que não são garantidos a todo o povo brasileiro: casa, escola e comida
.)"