05 setembro, 2010

Homilias dominicais (citando Saramago) - 5


Tirei esta foto do "jugular", de um post de Fernanda Câncio. sem qualquer outro texto além do título "Atalaia, 3 da tarde"... Não percebi o sentido, mas deixei este comentário:
Vou lá estar
Procurar esse seu enquadramento
captar o momento
e, quando a poeira pousar,
Ir-lho-ei mostrar
Provando que aquelas bandeiras brancas
não são de rendição
e apenas estavam por pintar

-
Esqueci este compromisso, talvez por aquelas imagens estarem cobertas por uma multidão...

HOMILIA DE HOJE

A FESTA DO AVANTE - Percorri 2 exposições no Pavilhão Central, ouvi um debate no Café Concerto, cruzei-me com multidões e ouvi muitas canções... Agora, tento rever tais emoções. Não é fácil. Mas a sintese aí está, sob a forma de perguntas: "Porquê Portugal não é uma Festa, como esta? Porque é que não se usa o olhar para perceber que esta obra pode ser replicada com a mesma humanidade, em qualquer cidade? Porque fecham as pessoas as portas à mudança necessária? Porquê a selva lá de fora?

ESCANCAREM-SE AS PORTAS: Saramago escreveu uma resposta antecipada, dizendo-nos: "Eu acredito que dentro de nós há um espesso sistema de passagens e portas fechadas. Nós mesmos não abrimos as portas, porque suspeitamos que o que há do outro lado não será agradável de ver […] Vivemos numa espécie de alarme em relação a nós mesmos, que é o de, quem sabe, não querermos saber quem somos na realidade."

Saramago: ‘Si España va bien, es una excepción, porque el mundo no va bien”,
La Provincia, Las Palmas de Gran Canaria, 15 de Abril de 1998

MUDANÇA NECESSÁRIA: Sobre a minha mesma pergunta inicial, Saramago detalha-me a natureza da mudança necessária: "Falo de uma mudança que levasse as pessoas a pensar que isto não é bastante para viver como ser humano. Não pode ser. Se nós nos convertemos em pessoas que só se interessam pelos seus próprios interesses, vamos converter-nos em feras contra feras. E aliás é isto o que está a acontecer.
Saramago: "A literatura não muda o mundo”,
O Globo, Rio de Janeiro, 14 de Agosto de 1999
Outros apóstolos que, esta semana, lembraram palavras de José Saramago: Na Casa do Rau ; Conversas Daqui e Dali e Ematejoca Azul

Imagem que promove o filme "Embargo", com argumento baseado num texto de José Saramago o qual versará mais uma parábola sua sobre esta "selva". Promete...