08 novembro, 2010

Formas "superiores" de condicionar a liberdade de imprensa...

A propósito do meu post "Os desafios pessoais de Dilma", onde me interrogava se Dilma sobreviverá ao poder da imprensa brasileira, recebi vários comentários. Destaco, o de Salete Catae: "Espero sinceramente que a Dilma faça um bom governo e que fortaleça ainda mais a democracia do meu país. Deixem a imprensa fazer o papel dela! Há coisas ruins sim(...)mas não quero ver acontecer com meu país o que anda acontecendo na Venezuela, onde o governo fecha os meios de comunicação por medo de posições contrárias ao dele ...".
Em Portugal, a imprensa faz o seu papel. Tem aqui um exemplo. Contudo, este exemplo não explica as coisas.
Não explica que o papel da imprensa é cada vez mais o que os poderes económicos determinam que seja. A petição aí ao lado, é chover no molhado (mas, pelo sim pelo não, pode lá ir assinar "Petição Pelo Pluralismo de Opinião"). Não querendo comentar realidades que não conheço, trago aqui uma inquietação sobre a ameaça que paira sobre um dos jornais europeus de reconhecida isenção. Faço meras transcrições de noticias. A análise é vossa, se estiverem para aí virados:

"O grupo espanhol Prisa, proprietário do El País e também da portuguesa TVI, quer aumentar a sua influência no grupo editorial do jornal francês Le Monde, em que tem uma participação de 15%. De acordo com a edição de ontem do matutino Libération, a Prisa está a negociar um aumento da sua participação para obter direito de veto na designação da estrutura directiva da Redacção."
Ver noticia completa no DN

"A disputa pelo controlo do diário parisiense "Le Monde" assumiu um notório cunho político com a intromissão de Nicolas Sarkozy que, uma vez mais, revela a visão manipuladora e controleira que muitos políticos têm da imprensa."
Ver notícia completa no Jornal de Negócios

Em ambas as noticias o que está em causa é a continuidade da nomeação do presidente da empresa e do director do jornal que são actualmente prerrogativas dos trabalhadores que detêm a maioria do capital na holding Le Monde Partenaires et Associés, senhora de 60,40 % do capital da sociedade anónima Le Monde.

19 comentários:

  1. A Dilma não é o Lula.
    Lula era um metalúrgico que fazia piquete em frente as fábricas por melhores salários...Dilma sequestrava pessoas por causas socialistas, causa essa que jogou meu país numa ditadura difícil de suportar e pela qual até hoje pagamos caro, como por exemplo, leis flexiveis demais, leis que não punem ... tal é o pavor que os anos ditatoriais causaram em nossa mente.

    Quanto a imprensa, sei de tudo isso que vc fala, que é manipuladora, defende interesses de poucos, etc...mas tb faz oposição e para mim, no momento, é o que basta.

    Querido, não espere muita coisa de um país pobre como o meu, mas que para 15 dias para pular carnaval.Sou brasileira, mas vou morrer sem entender!

    bjs querido e ótimo dia para vc.

    ResponderEliminar
  2. Ainda há imprensa livre, a par de muita outra comprometida com interesses vários. De facto, por via do poder económico, a faixa da imprensa pluralista estreita-se. O equilíbrio talvez se venha a fazer, se não é que se faz já, através da infornação que circula na net.

    ResponderEliminar
  3. Rogério,
    vim discordar da Salete, primeiro o Brasil não é a Venezuela, segundo a Dilma foi para a clandestinidade após o Golpe Militar que torturava e matava e onde os jornais eram censurados. Isto é história.
    Quem censurou notícias aqui foi o partido do candidato que perdeu, vide caso da Folha de São Paulo e o caso das pesquisas no est. do Paraná. Está em toda internet e em vários órgãos impressos que não tem medo da cara feia do PSDB.
    O Lula suportou 8 anos da grande imprensa falando besteira e tentando reconstruir a história, tentaram até compará-lo com Hugo Chaves, quem faz isso não conhece nenhum dos dois, nem o contexto histórico de nenhum dos dois paises.
    Um único exemplo das besteiras veiculada pela imprensa e que quem não procura outras fontes de informação, comprou sem pensar: sempre se referem ao Lula como analfabeto, esquecem que ele fez o SENAI, uma escola técnica que provavelmente muito filhinho de papai não passa no exame! Vão dizer o que da Dilma? Ela é Doutora em economia.
    Por último uma vergonha, a revista VEJA não colocou na capa dessa semana que temos uma nova presidente, isso depois de passar a campanha inteira batendo no Gov. Lula.
    Toda essa campanha não me parece que deu muito certo, pois não? O povo acreditou naquilo que viu, sentiu e fez com que ele prosperasse, então para que fazer censura em quem não influencia em nada! O Brasil tem centenas de jornais/rádios fora os chamados grandes de SP e RJ e após essa campanha eles vão ter que repensar suas posições. Se você quiser conhecer alguns deles procure os jornais do Amazonas, Acre, Maranhão, Rio Grande do Sul, Bahia e outros, todos podem ser lidos em pdf na Internet, coisa que a grande maioria não sabe e não faz.
    Sinceramente não estou preocupada com Dilma e imprensa, ela terá enormes desafios econômicos a enfrentar para se preocupar com órgãos de imprensa que acham que quanto pior mais jornal vende.
    bjs
    Jussara

    ResponderEliminar
  4. Ainda continuo achando que quem elegeu a Dilma foi o bolsa família, mas pelo jeito a minha opinião nada vale por aqui, pois sempre tem aqueles pseudos - intelectuais que ficam discutindo quem veio primeiro, o ovo ou a galinha.

    Não me interessa saber quando e porque a Dilma virou sequestradora e sim que ela foi uma... Mas acho que é uma questão de princípios morais, o mesmo princípio que falta ao político brasileiro quando ele mete a mão no nosso dinheiro.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Minhas Caras
    Salete e Jussara

    Podia dizer que o meu querido amigo FMF já disse o que eu poderia dizer... Mas acrescento mais um pouco.

    Meu blogue foi criado para denunciar o 4º poder: a imprensa. Fui inspirado por um blogueiro brasileiro (o Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique de Amorim) e até o titulo do meu blogue disso dá conta (Conversa Avinagrada). Li muito sobre a imprensa do Brasil, para além das conferências daquele jornalista. Mas o que mais me liga a ele foi um facto dele denunciar a omissão do candidato Lula da Silva nas presidenciais de 1989. Quando estive no Brasil, corria essa campanha e eu via que em quase todos os canais de TV só davam Collor, logo a seguir vinha Collor e depois ainda tinha Collor para dar. Também falava de Brizola, do Mário Covas, Maluf... Mas Lula nada. Fiquei surpreendido quando, já em Lisboa, soube que Lula concorreu com Collor de Melo... Nem sequer tinha dado conta de que tal candidato teria existido...

    Eu tinha sido alvo de manipulação. Felizmente não tinha que votar...

    Quanto ao que Dilma é ou deixa de ser, vou esperar para ver...

    Entretanto a minha grande preocupação é o que se passa na europa onde a imprensa livre vê estreitada, e muito, a sua faixa de... existência!

    Obrigado por terem comentado

    ResponderEliminar
  6. Caro Rogério
    Permita-me que por seu intermeio, diga qualquer coisa à Amiga Salete.
    Cara amiga (permita-me o tratamente) Sou tudo menos um intelectual. Se tiver que entregar em qualquer lado um certificado de habilitações dificilmente arranjo um que não seja o do 2º Ciclo.
    Tambem nunca puz os pés no Brasil.
    Quando em Portugal viviamos em Ditadura li 2 livros que me marcaram para sempre e me deram a conhecer parte do Brasil , na sua história. "Subterraneos da Liberdade e o Cavaleiro da esperança" ambos escritos por Jorge Amado. Especialmente o 2º marcou-me e tornei Luis Carlos Prestes num dos meus heróis imaginários. Um dia Tive a felicidade de conhecer este meu "herói" ele eo seu companheiro Gregório Bezerra". Durante 6 meses estive num País onde estavam exilados porque nesse altura 1976, no Brasil ainda se vivia em ditadura. Varias vezes conversei com estes 2 homens. Percebi a importancia da luta Armada, quando é o meio que resta. Talvez sugira a leitura do "Cavaleiro da Esperança" à nossa amiga. Quanto ao resto respeito naturamente a sua opinião.

    ResponderEliminar
  7. Meu amigo:
    Não percebo nada de política como sabe, mas sei reconhecer a manipulação principalmente através da imprensa.
    O seu blogue, tal como outros que tive a felicidade de descobrir, abrem diariamente a minha mente para muitas realidades que até à pouco tempo desconhecia.
    Este caso que hoje aqui nos traz é exemplo disso.
    Apesar de ser dia de festa para os meus lados, não podia deixar de vir aqui e agradecer, as suas palavras amigas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sugiro a leitura de "A AScebsão do Quarto Reich" para ver até inde vai o Poder oculto para nos manipular.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. A manipulação que hoje é feita dos factos pela impensa conta, infelizmente, com o contributo e apoio de alguns jornalistas.
    A legislação que permite a uma empresa "apoderar-se" de vários órgãos de comunicação social já há muito deveria ter sido alterada pela Comissão Europeia, para evitar que o Big Brother de que falava Orwell se torne uma realidade.
    Permita-me que lhe relate um facto: quando vivia em Macau, houve uma altura em que havia 9 jornais de língua portuguesa para 15 mil potenciais leitores.Dá para entender a importância de deter um meio de comunicação social, não é verdade?

    ResponderEliminar
  10. Uma coisa é certa, à medida que a crise económica aumenta, a liberdade de expressão diminui, porque jornalista precisa de comer e pagar as contas, ora o poder económico vai comprando os meios de comunicação e aí... estamos tramados.
    Mas isto é, apenas, um feeling que eu cá tenho ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Neste momento a Economia Global está a colocar em causa todas as conquistas dos trabalhadores.
    Nunca imaginei que seria no meu tempo ainda que o volte-face se daria e desta maneira tão sibilina em que todos estamos a ser comandados de uma forma ou de outra e nem podemos estrebuchar por manifesta manietação na qualidade da grande maioria dos "estudantes", "reformados", "desempregados", "pobres", etc, etc, etc, totalmente dependentes dalguma coisa ou de alguém.

    Tenho jurado a mim mesma que não comento assuntos que me deprimem mas... é superior às minhas forças, que queres que eu faça? Sempre dá para desabafar, né?

    ResponderEliminar
  12. A questão é saber como será possível sustentar uma imprensa verdadeiramente plural e isenta. Os jornalistas estão ao serviço de quem lhes paga, isso é cada vez mais claro.

    ResponderEliminar
  13. Cara Salete, eu não me ofendo com o pseudo-intelectual, pois sou uma intelectual que entre outras coisas lê de 10 a 12 jornais diários do Brasil, de lugares como Humaita (AM), Macapa (AP), Vale do Juruá (AC),Palhoça (SC) entre outros, todo dia escolho alguns de cidade que certamente estão muito longe do poder. Você poderia fazer o mesmo e conhecer o Brasil que o Basil não conhece. Essa pratica inclusive nos mostra a grande diversificação cultural do país.
    Rogério obrigado pelo espaço.
    bjs a ambos
    Jussara

    ResponderEliminar
  14. Sem querer parar aqui os comentários e o debate, deixem que vos diga que
    a troca de ideias sobre
    notícias deturpadoras, sobre a manipulação da opinião pública e
    a denúncia de formas sofisticadas de obter os mesmos resultados que a censura formal e de processos mais primários e, por isso, mais visíveis, continuará. Não fosse esse o principal objectivo e a génese do meu blogue.

    Quanto à forma em como usam este espaço, estejam à vontade. Ele é vosso!

    ResponderEliminar
  15. Rogério,
    eu entendo seu ponto de vista! Qualquer hora poderemos falar sobre os inúmeros poderes que manipulam jornais e jornalistas.
    O que não gosto e de opiniões baseadas em poucas fontes e sem contextualização.
    beijos
    Jussara

    ResponderEliminar
  16. Que bom que vc lê bastante "Palavras Vagabundas". Adoro ler!

    Devo ter uns 15 livros parados na estante esperando serem lidos.Como gostaria tb de ler 10, 12, 15 jornais por dia, mas não me sobra tempo, pois trabalho 10, 12 as vezes 15 hs por dia e grande parte do que ganho fica tudo em impostos e pago todos eles, pois conheço bem a realidade do meu país...O governo manda as faturas eu as pago.Pra vc ver, meu querido Rogério, que o culpado as vezes não é somente a imprensa... e vem mais impostos por aí...

    Não vou discutir mais, pois é pura perda de tempo.

    bjs

    ResponderEliminar
  17. nossa, Rogério, que detbate ...

    a imprensa brasileira, como a de todo e qualquer bom país capitalista está e esteve sempre ao lado de quem está no poder político e econômico ...

    não vejo a imprensa brasileira atacando tanto assim a Dilma e o Lula .. pelo contrário, neste país sempre se gahou eleições com grande apoio da imprensa .. e desta vez não foi diferente ...

    Quanto ao que disse a Salete, de quem gosto muito, penso que se equivocou, como ja disse o 'palavras vagabundas', pois o processo de contra-ataque da guerrilha de esquerda se deu em defesa ao processo de instauração de ditaduras militares em toda a américa latina, em especial ... mas as ditaduras militares foram além das barreiras de nacionalidade, atingindo continentes ...

    pareceu-me que o português do 'Folha seca', que leu Jorge Amado está melhor informado do que ela sobre o nosso país ... e melhor 'formado' também ...

    ResponderEliminar