02 abril, 2011

Abertura antecipada: Hoje é Dia da Maior Flor do Mundo - II

Não se pense que o mundo que cerca a árvore e a pequena flor é apenas o deserto de ideias, um terreno inóspito de onde não se vislumbra um outro mínimo assomo de verde esperança ou que tal é a natureza das coisas. Não, não é apenas isso. No quadro, o gesto humano é ambíguo. Tanto dá para o interpretar como um sobrevivente a cuidar da sobrevivência do sonho, como o de um mandatário vindo de longe para acabar o que resta da árvore plantada em Abril e que ainda protege a frágil flor. Poucos falam temendo que esse falar acorde o povo à volta. Não se fala desta ambiguidade, temendo que se desfaça. Muitos omitem este e outros factos, nomeadamente que por detrás dos montes secos e da terra nua os sonhadores saíram à rua. Diz o conto que o menino salvou a flor e que esta se tornou A Maior Flor do Mundo, ainda que a árvore tenha sido arrancada por uma mão malvada. A metáfora cumprir-se-á. Assim, ou de outro modo. A árvore que protege a flor irá ser mais uma vez maltratada. Mas resistirá!

Constituição de 1976 – Preâmbulo


A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista. Libertar Portugal da ditadura, da opressão e do colonialismo representou uma transformação revolucionária e o início de uma viragem histórica da sociedade portuguesa. A Revolução restituiu aos Portugueses os direitos e liberdades fundamentais. No exercício destes direitos e liberdades, os legítimos representantes do povo reúnem-se para elaborar uma Constituição que corresponde às aspirações do País. A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de defender a independência nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, de estabelecer os princípios basilares da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrático e de abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno.


Texto aprovado pela Assembleia Constituinte em 2 de Abril de 1976, (apenas com os votos contra do CDS)

Imagem retirada do video "A Maior Flor do Mundo"

12 comentários:

  1. E em vez de "abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português" algures nesse caminho, apareceram muitos "lobos maus" com conversa da treta e os capuchinhos vermelhos estão a cair na esparrela ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde Rogério
    Fazem falta sonhadores, fazem falta os sonhos que uns quantos teimam em roubar-nos.
    Este ano a flor maior do mundo vai ficar mais pequenina, mas ainda assim será aquela que os portugueses amam e que alguns ainda respeitam com muito carinho.

    ResponderEliminar
  3. A flor e a árvore, sua sucessora, resistirão, pois as raízes são fortes e duradouras.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério
    Por muito que nos queiram roubar a capacidade de sonhar e transformar os sonhos em pesadelos “há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não”.
    Excelente a forma como nos faz manter o sonho bem vivo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A minha admiração por esta sua primeira abordagem.
    Por "coisas" como esta é que eu não sei dizer se, realmente, existe uma literatura Infantil.

    L.B.

    ResponderEliminar
  6. Rogério.
    Há umas horas atrás, aconselhou-me a falar sobre o sonho e o girassol, sendo este representativo da flor que sua vez representará o livro, certo?
    Ao chegar aqui, neste momento, já o vejo todo imbuído em metáforas de outras flores arrancadas por mãos malvadas,( que tive o cuidado de ver quais eram) contrapondo situações ambíguas, com outras ambiguidades.
    Reconheço que nem sempre é fácil seguir-lhe a passada larga nem o raciocínio veloz, mas assim fica cada vez mais difícil acompanhá-lo.
    Percebo bem aonde o Rogério quer chegar, obviamente, porque o meu raciocínio também não é assim tão lento.
    Só lhe pergunto uma coisa: haverá algum elo de ligação( nesta parte II) entre o Dia Mundial do Livro da Criança e este preâmbulo da Constituição Portuguesa de 1976?

    Peço-lhe, por favor, que não me diga, novamente, ter o ego muito inchado. Neste momento ele está tão murcho, como o girassol que encabeça o seu blog.
    Para evitar intromissões, faço reparar que esta conversa é, exclusivamente, entre mim e o Rogério.
    Bjo.
    Janita

    ResponderEliminar
  7. Foi por palavreado desta natureza, que nos têm levado na fita, e nos têm enganado, de lá para cá, e ... "uma sociedade socialista"... enfim, ainda bem que o CDS, esteve no seu perfeito juízo.
    um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Janita
    quando sua Alma grita
    fica mais bonita

    Vamos por pontos:

    1 - Rearrumei a casa e previa só a abrir, devidamente arrumada, amanhã: com a habitual homilia, a iniciar a minha intervenção na batalha eleitoral, por 55 dias, até 6 de Junho (como escrevi)

    2 - Na designação que passei a dar ao blogue, "Sem sonhadores não há sonho", assumi que tenho que dizer o que entendo por sonho e o que eu espero dos sonhadores

    3 - Quis o calendário que coexistissem na mesma data, a de hoje, duas efemérides para as quais não tive (de forma relevante) grande influência: "Dia Mundial do Livro Infantil" e aniversário da "Promulgação da Constituição". Antecipei a abertura da "casa" e "do novo projecto". Não misturei as coisas. Dum lado o post sobre o livro genial que deve (e está) ser lido a crianças, do outro lado, outro post com (uma) interpretação da metáfora (mais uma) de José Saramago.

    3º - Neste último, até na parte mais politica do meu texto eu reservo distancias remetendo para um link a ligação de "gente malvada" com "Passos Coelho", outro local, onde faço considerações sobre as propostas de alteração à Constituição que, quanto a mim são, de facto malvadas.

    Não sei se esclareci.

    Pergunto-lhe, finalmente, que flor poderá ser a Maior Flor do Mundo senão a imagem simbólica de um Mundo Melhor construído pelo esforço e pelo carinho de alguém? Quem é a criança que rega a planta murcha?
    Eu, por mim, vou dando as minhas respostas... mas podem haver várias. Diferentes. Posso esperar pelas suas?

    Que ninguém se meta. Este "negócio" é entre mim e a Janita. Vale?

    ResponderEliminar
  9. Também adoro "A Maior Flor do Mundo". É uma história muito bela e educativa... mas a realidade é outra.

    Feliz domingo!
    Quero ler amanhã a habitual homilia, meu amigo.

    ResponderEliminar
  10. Rogério.
    Agradeço a gentileza das suas explicações. Outra coisa eu não esperava de si.
    Explicar os pontos numerados,explicou, e o esclarecimento que eu recolhi, foi que tudo se ficou a dever ao facto de ter resolvido antecipar a data da abertura do novo projecto.

    Contrariamente, ao que possa pensar, a minha opinião sobre as propostas de alteração à Constituição coincide exactamente com a sua.

    Quanto à sua pergunta final, penso que aqui, já houve uma tentativa muito inteligente, da sua parte, de ajustar o seu sonho à imagem da criança a regar a árvore, que por sua vez protege a flor.

    Rogério, uma criança pode não se sentir motivada a regar uma planta murcha, mas todos os que acreditamos na possibilidade de um mundo melhor,entre eles incluo-me eu, o Rogério e mais uns milhões, acabamos por tentar reanimar esse sonho, regando a planta murcha, mas não morta.
    Para mim o sonho resume-se a isso.

    Contudo, vou ficar na minha opinião inicial, relativamente ao facto de ter havido mistura de temas.
    Hoje falava no sonho e na Maior Flor do Mundo representando o Dia Mundial Do Livro Juvenil e amanhã dava inicio ao Sonho do seu projecto.

    Então e como é que ficamos em relação a essa sua saída de, aos seus "Caros e Queridas" eu incluída, teremos o ego inchado?
    Bjos.
    Janita

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Rogério.
    Oa livros policiais dizem que os criminosos, voltam sempre ao local do crime....
    Lembrei-me disto ao ver, agora, que assassinei a Língua portuguesa com uma gralha no meu último parágrafo!

    Como não quero assassinar a sua boa disposição e muito menos a sua amizade por mim, "desobrigo-o" de dar-me qualquer resposta.

    Confesso que também pensei melhor nessa sua afirmação sobre o ego e cheguei à conclusão que, afinal, há ocasiões em que todos temos o nosso ego um pouco cheio.
    O Rogério sabe isso melhor que ninguém.
    Se houver alguém que o constate e o diga, certamente, não haverá nenhuma intenção de ofensa.

    Podia apagar o comentário anterior e reescrevê-lo.
    Mas, isso não seria justo, nem para mim nem para o Rogério.
    Desejo-lhe um óptimo Domingo e, peço-lhe, avance com a sua Homilia Dominical, sem se preocupar com mais nada.
    Com amizade.
    Janita

    ResponderEliminar
  12. Portugal anda perdido e, pior, demasiada gente anda às cegas e seguindo cegos.

    Uma estupenda semana.

    ResponderEliminar