23 novembro, 2012

Redacções do Rogérito 13 - "A aula que eu gosto mais é a de Matemática"

A aula que eu gosto mais é a aula de matemática por causa da sôtora que é muito boa professora e usa saia justa e travada e anda como uma fada e tem um sorriso bonito e nos põe a fazer problemas que dão muito que pensar sobre os números e o que eles querem dizer e com o que ando a aprender quando for grande não me deixo enganar. 
A última aula foi uma prova escrita e eu acertei em tudo que é coisa rara entre os adultos mesmo de escolaridade elevada pois nem todos sabem compreender se no caso de 10 pessoas terem um horário semanal de trinta e cinco horas se passarem a ter outro mais trabalhoso de quarenta no final qual é o total de horas com que a entidade patronal fica a lucrar e eu fiz as contas assim que passo a explicar tim-tim-por-tim-tim

35+35+35+35+35+35+35+35+35+35=350 horas

e depois

40+40+40+40+40+40+40+40+40+40=400 horas

e a resposta foi (400-350=50) a entidade patronal fica a lucrar 50 horas

A prova tinha outra pergunta mais difícil pois a sôtora só tinha ensinado as outras operações de divisões e multiplicações num dia em que trouxe saia rodada e explicou isso com a perna cruzada com a saia um pouco levantada e a pergunta perguntava quantos trabalhadores é que podiam ir para casa a receber dinheiro sem fazer nada com a poupança daquelas horas todas e eu fiz um raciocínio impressionante que foi perceber quantas vezes um novo horário cabia no lucro de horas lucrado e fiz as contas assim de rompante como explico adiante

50:40=1,25 trabalhadores terão de ir para casa

Tive tudo certo na prova de aritmética mas deixei de gostar um bocadinho da sôtora pois acho uma maldade mandar pessoas para o desemprego e ainda por cima parti-las aos bocados e isso só pode ser coisa de adultos... brutos.

14 comentários:

  1. Ah, meu querido menino, que inteligente és...mas quando cresceres já nem país existirá porque este grupo de criaturas que outras criatuas elegeram estão a destruir tudo!!

    Beijinhos para ti.

    ResponderEliminar
  2. Não tanto nem tão bem mas também vou falar de Matemática.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Rogérito, Rogérito!...

    Depois de umas contas dessas com tanta soma, subtracção, divisão e sem nenhuma multiplicação, o resultado só podia ser desastroso!
    Goste mais das redacções e deixe lá a matemática, que as contas saiem-nos sempre furadas!

    Com que então a sôtora estava de saia rodada um pouco levantada e de perna cruzada? Seu maroto...

    :))

    ResponderEliminar
  4. Rogérito
    Sabes fazer contas em aulas de matemática não é lá coisa tão difícil como isso. Agora transportá-las para a vida real,é cada vez mais complicado. O saldo é cada vez mais negativo e isso até me tira a capacidade de comentar os teus (e os do avô) posts. Pronto isto de contas tem muitos que se lhe diga.
    Cumprimentos e um abraço para o Avô.
    Rodrigo

    ResponderEliminar


  5. Estou preocupada, diga ao Rogérito, por favor.

    Eu sei que vou ficar no desemprego porque o ministro quer que os alunos não saibam Português.
    Aí, serei 1. A minha preocupação é de quem serão os 0,25 com quem tenho de partilhar o meu estado.

    Pode ser um problema dos diabos. Eu não sou invejosa, mas posso dar com 0,25 de algum outro/a que o seja.

    Será que ele, através das contas, me pode resolver/explicar... através das palavras?

    Beijinho para o Rogérito

    Laura

    ResponderEliminar
  6. Ai Rogerito, Rogerito! Seu grande maroto! A distrair-se com as pernas da «stora»! Mas mesmo assim acertou nos problemas todos! Muito bem! Será que o Gaspareto e o filho do Gepeto (esses FDP) também tiveram essa «stora» que lhes ensinou esses problemas?!

    ResponderEliminar
  7. Cara Laura´

    Não há, no reino da palavra nada que explique o inexplicável... nem no reino das palavras nem sequer no da aritmética... talvez... no da trigonometria... e que tal correr com gente obtusa batendo-lhes com a hipotenusa?

    ResponderEliminar
  8. Muito bem, sim senhor! Menino bonito e bem comportado, pois até nem quer desemprego nem nada!...

    ResponderEliminar
  9. Muito bem, Rogerito! Respondeste na perfeição ao exercício que te dei ontem. Parabéns e tem um bom fds

    ResponderEliminar
  10. A malta anda a contar pelos dedos

    a soletrar migalhas

    a roer as unhas

    mas não acerta
    porque não pode

    a menos que se "levante do chão"



    ResponderEliminar
  11. estou meio entendiada com tanta matemática, e logo eu?! que trabalho com os números...

    belo poste...

    :)

    ResponderEliminar

  12. Quando chegar a HORA dou-lhes com a hipotenusa, a assimmptota e até com a parábola e também com a catenária...

    Vão ficar com as funções todas. Que não se queixem.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  13. Também não se podia exigir mais de um aluno excitado. Com uma sôtora com a saia levantada...merece pontuação máxima.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Também não se podia exigir mais de um aluno excitado. Com uma sôtora com a saia levantada...merece pontuação máxima.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar