14 junho, 2014

Lula, Dilma, a "Copa do Mundo" e... o resto


Lula e Dilma - Eles estiveram nesta sexta-feira (13), em Recife (PE), numa iniciativa do PT e do PTB. Os discursos de um e do outro mereceram o título da noticia: «Fizemos em 11 anos o que eles levaram 100 - “Eles pensam que o povo não tem memória”». Entretanto o PT editava um vídeo, que a seguir eu edito


Dir-se-á que é propaganda, e é. Mas é também uma afirmação de um compromisso...e uma afirmação que não agrada aos mesmos que não aceitam que o Brasil tivesse avançado com investimentos estratégicos em Cuba e feito abrir as portas do Mercosul à Venezuela e mantê-las abertas a Poiáres Maduro...

a Copa do Mundo - Num excelente post, "Gostar de futebol não é alienação", Bruno Carvalho escreve a dada altura: «...a decisão do governo brasileiro de levar a cabo a organização do Campeonato do Mundo de Futebol é obviamente questionável. Que os trabalhadores e o povo se perguntem sobre a oportunidade de se construírem estádios em vez de infraestruturas que correspondam às necessidades sociais é legítimo. Mas, nessa contradição própria em que se geram os protestos no Brasil, com justas reivindicações mas também com aproveitamento da direita, há que olhar com profundidade...»  

e o resto -  O resto é para seguir atentamente. É que, se é verdade que o imperialismo perde terreno na Síria, na Ucrânia e na Venezuela, não quererá perder também terreno no Brasil. E os justos protestos do povo brasileiro poderão ter um aproveitamento desmedido. Mas o povo tem memória... memória e discernimento, penso.

(sobre o tema, recomendo que leiam mais aqui, o BURGOS (Cãogrino))

3 comentários:

  1. Parte do povo brasileiro tem memória , parte tem sensibilidade coletiva e outra parte não tem nem memória nem discernimento e muito menos sensibilidade coletiva.
    Tá difícil por cá, com a mídia a favor da volta da globalização capitalista selvagem.
    Estamos na luta
    1 abraço Rogério e como dizemos por cá, " o mar não tá prá peixe", a luta vai ser árdua.

    ResponderEliminar
  2. ~
    ~ ~ Uma simpática e valorosa federação com grandes problemas sociais que muito lentamente encontra soluções.

    ~ ~ Por enquanto há "bola", ricos e pobres raramente unidos, vibram pela mesma seleção...

    ~ ~ Também é importante a imagem que o Brasil deixará ao mundo...

    ~ ~ ~ ~ Bom Domingo. ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  3. e se o Brasil não ganhar o campeonato vai ser um sarilho...

    ResponderEliminar