17 abril, 2012

A Dª Esmeralda e a vizinha do 4º andar, a conversar (9)..


Dona Esmeralda, que é "doméstica", dá lições de economia. Esta, nem eu sabia

Dizia, um dia destes, a dona Esmeralda à vizinha do quarto andar que o país que estava à venda e a ver sair a renda. Fiquei surpreendido com ela nesse dia e do seu diálogo de hoje. Dona Esmeralda não é mulher, nem distraída nem mal informada. Mal informado estava eu, que fui a correr saber o que ela queria dizer. Fiquei abismado. A Dona Esmeralda sabia o significado do que era o Rendimento Nacional. E mais: sabia (sabe) que tal rendimento estava mal e que ia (vai) piorar com as privatizações; sabia (sabe) que essa ideia de se dar prioridade à compra de produtos nacionais pode é estar (está) a enganar o pessoal e o que está a acontecer é estar-se a colocar (mais) dinheiro daqui para fora . 
- Em 2007, as saídas de rendimentos para o estrangeiro resultantes das aplicações feitas em Portugal atingiram o gigantesco valor de 20 mil milhões de euros (...) Desta forma, Portugal está a perder uma parte crescente da riqueza que produz. (ver aqui)
- Rendimento Nacional caiu mais que o PIB em 2011. (ver aqui)
- "... o que sai do País em lucros e dividendos - a mostrar o carácter altamente lesivo das privatizações - é já praticamente igual a tudo o o que entra no País dos diversos Fundos da União Europeia..." - Carlos Carvalhas in Seara Nova - Primavera.2012


As coisas que a dona Esmeralda sabe...