17 abril, 2012

A Dª Esmeralda e a vizinha do 4º andar, a conversar (9)..


Dona Esmeralda, que é "doméstica", dá lições de economia. Esta, nem eu sabia

Dizia, um dia destes, a dona Esmeralda à vizinha do quarto andar que o país que estava à venda e a ver sair a renda. Fiquei surpreendido com ela nesse dia e do seu diálogo de hoje. Dona Esmeralda não é mulher, nem distraída nem mal informada. Mal informado estava eu, que fui a correr saber o que ela queria dizer. Fiquei abismado. A Dona Esmeralda sabia o significado do que era o Rendimento Nacional. E mais: sabia (sabe) que tal rendimento estava mal e que ia (vai) piorar com as privatizações; sabia (sabe) que essa ideia de se dar prioridade à compra de produtos nacionais pode é estar (está) a enganar o pessoal e o que está a acontecer é estar-se a colocar (mais) dinheiro daqui para fora . 
- Em 2007, as saídas de rendimentos para o estrangeiro resultantes das aplicações feitas em Portugal atingiram o gigantesco valor de 20 mil milhões de euros (...) Desta forma, Portugal está a perder uma parte crescente da riqueza que produz. (ver aqui)
- Rendimento Nacional caiu mais que o PIB em 2011. (ver aqui)
- "... o que sai do País em lucros e dividendos - a mostrar o carácter altamente lesivo das privatizações - é já praticamente igual a tudo o o que entra no País dos diversos Fundos da União Europeia..." - Carlos Carvalhas in Seara Nova - Primavera.2012


As coisas que a dona Esmeralda sabe...

13 comentários:

  1. Caro Rogério
    Estou numa de "lixado" vou-lhe surripiar o vídeo. Só isso.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Muito pertinente.
    Giríssimo o texto Rogério, com muita arte e o diálogo das vizinhas também.
    Isto tudo é para nos desorientarem, afinal o que é Português por fora e por dentro? Antes de comprar teremos que fazer uma avaliação mais profunda do mercado, ir à mercearia de bairro, aquela que ainda adquire directamente do lavrador as batatas, os legumes e as frutas, se é que isso ainda lhe é permitido em todas as áreas; passar pelos mercados tradicionais, pela peixaria que se fornece na lota mais próxima e que dá de comer aos nossos pescadores; fugir o mais possível dos grandes grupos, das multinacionais e muitas vezes me parece que o futuro começa a ir por aí. Vejo alguns jovens esclarecidos a quererem dedicar-se à terra, a abrirem pequenos negócios, a praticarem a filosofia da permacultura, assim todos ganhem consciência nesse sentido.

    E não é verdade que no Hipermercado é mais barato, se pegas no carro para ir lá, no lugar de sair à rua e ir à loja em fente ou ao lado, além de não andares a pé, o que faz bem à saúde, já gastaste a diferença em gasolina, para não falar no que trazes e não comprarias se não visses, na qualidade inferior dos alimentos, demasiado industrializados, na falta de silêncio e serenidade, na relação despersonalizada e muito mais poderia dizer. Hoje acho que nem sequer têm respeito pelo cliente, nem pelo empregado, tratando uns e outros como números, que é a única coisa que conta para os grupos económicos. E os irritantes vales que te enviam a grande distância do prazo, para produtos diversos, alguns que não te interessam, para te esqueceres deles no momento certo, ou para gastares o que não queres; os inúmeros cartões de pontos com que te querem prender, a quantiddae de papel que te dão na caixa, com mais um talão de desconto para a gasolina, hihihi, cansei há muito desse jogo, deitei fora todos os cartões (que stress na hora de pagar, com outros já quase em cima de mim, como a empurrarem-me pela caixa fora) e voltei à minha tranquilidade e compro só o que quero, na quantidade que quero, no ritmo que quero.

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar
  3. Vi o video no Rodrigo e ao comentário que lá deixei, apenas me resta acrescentar que ontem de madrugada deu-me para ver o Medina Carreira na TVi e não deixei de abrir a boca de espanto quando ele disse o que toda a gente vê, menos o governo: a venda das empresas nacionais a capital estrangeiro só contribui para nos empobrecer e que este governo não faz a mínima ideia do que anda a fazer.
    Não é que eu não soubesse, mas dito pelo guru deste governo, tem mais peso.

    ResponderEliminar
  4. O governo sabe exactamente o que anda a fazer...só que finge que não sabe, porque assim os que fazem parte, sempre vão juntando um pé de meia maior.
    E tudo o que anda a fazer, vai nos levar exactamente para onde nós (e eles) sabemos...
    Não é preciso muitos neurónios para se saber disto.

    Está tudo errado mas a maior parte das pessoas não percebe que com o modelo de economia actual, ou só uns poucos se "safam" e perdemos a nossa soberania de vez (que é o que tem vindo a acontecer), ou então teremos que voltar a viver com muito menos (sem luxos), mas sendo donos de nós próprios.
    Resumindo mais produção nacional, muito menos consumo do que não conseguimos produzir.
    Tenho a certeza que assim, há emprego para toda a gente, mas em outros moldes.
    Acreditem que não há outra hipótese.
    Ou então seremos os novos escravos dos países mais fortes da Europa... enquanto houver Europa.
    A Nova Ordem Mundial está-se a concretizar...len ta men te.

    Claro que muitas pessoas não ligarão ao que digo e até acharão que não "bato bem" da cabeça.

    E sinceramente gostaria muito que o que digo fosse apenas um pesadelo.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela sua visita ao meu
    http://intemporal-pippas.blogspot.com
    A D. Esmeralda diz umas coisas
    acertadas.Eu conheço este vídeo,
    tenho-o colocado num dos meus
    blogues.Mas nunca imaginei que
    a Sagres não fosse portuguesa.
    Um beijinho
    Irene

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela sua visita ao meu
    http://intemporal-pippas.blogspot.com
    A D. Esmeralda diz umas coisas
    acertadas.Eu conheço este vídeo,
    tenho-o colocado num dos meus
    blogues.Mas nunca imaginei que
    a Sagres não fosse portuguesa.
    Um beijinho
    Irene

    ResponderEliminar
  7. Meu amigo, não acredito(de forma alguma) que eles não saibam o que andam a fazer. Como se diz no meu Ribatejo, se o fazem, é porque lhes está a surdir...para onde vai o dinheiro? Para o bolso dos que já têm muito, pois decerto que para os nossos não é. Vi o video e é de bradar aos céus, pois por este andar vamos todos mais cedo ver estrelas(ainda mais). Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  8. Não sei se a maioria das pessoas tem consciência desta triste realidade, mas quem a tem, conhece o sabor da revolta, essa "matéria" a que ainda vamos tendo direito.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  9. O Rogérito decerto estava na escola e não assistiu à conversa das vizinhas.
    Caso estivesse à janela dir-lhes-ia com toda a sua sabedoria e alguma manha:

    - Atão o melhor é irmos todos abastecer-nos a Espanha!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Pois, já não podemos dizer: «o que é nacional é bom»...

    ResponderEliminar