06 dezembro, 2012

Oscar Niemeyer - In memoriam (1907 - 2012)

imagem tirada daqui

"A gente quer muito pouco: uma sociedade igual, as crianças na escola, a vida tranquila, todos juntos, a vivência mais simples, os grandes empreendimentos humanos: teatros, cinemas, estádios, ainda maiores para que o povo possa participar mais. Ultimamente, ando muito ocupado. Quase todo dia vem gente aqui para fazer entrevista, mas eu levo a conversa para outro lado porque não vou falar de arquitectura e dos prédios que faço. Nada disso é muito importante. Os assuntos de arquitectura têm importância relativa para quem é arquitecto ou para quem a arquitectura se destina. Mas acredito que o importante é a vida e a luta política. 
Lembro que um dia cheguei a meu escritório e havia um garotinho vendendo balas na rua. Ele tinha uns dez anos. Do elevador até a minha sala a miséria dele me parecia a coisa mais triste do mundo. Quando cheguei resolvi pedir a alguém para chamá-lo. Perguntei ao garoto: onde você mora? Ele disse: durmo nas calçadas. Tentei levá-lo para o estudo, mas ele estava nessa vida de luta e de aventura correndo da polícia, e foi ficando difícil até que desisti. Depois de dez anos ele apareceu por aqui, já um homem – e não para pedir ajuda ou nada – só para saber se eu estava bem de saúde." 

9 comentários:

  1. Rogério,
    mais que a obra, penso que devemos sempre lembrar da sua ética!
    bjs
    Jussara

    ResponderEliminar
  2. A rectidão de uma figura que sublimou as curvas.

    ResponderEliminar
  3. "Se a recta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito".

    OSCAR NIEMEYER

    Um beijo

    ResponderEliminar

  4. "Urbanismo e arquitetura não acrescentam nada. Na rua, protestando, é que a gente transforma o País."

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  5. Eu sempre admirei profundamente este homem e o seu génio criador. Todos os meus alunos o conhecem...jamais lhes falei do Modernismo sem o referir. Pessoalmente admiro o seu carácter, a sua visão do mundo.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Desconheço se os comunistas são filhos de deus

    mas que sonham infinitos
    é verdade

    ResponderEliminar
  7. Já tinha passado por aqui, mas posso repetir o que disse à Graça e à Rosa Carioca...
    É através destas pessoas que a espécie humana sabe quais os parâmetros de avaliação entre o que somos e o que poderíamos ser... por isso damos tanto valor a quem nos mostra que até era possível fazer e usufruir de um Mundo bem melhor :)

    Bjos

    ResponderEliminar