29 janeiro, 2013

Destes três obscuros "Reis magos", um é escurinho e dois são claros...


A troika são três e nem preciso explicar porque os trato por obscuros. Sou, normalmente, claro quando trato de coisas cinzentas, de negociatas, de dívidas disparatadas que ninguém explica... Como é que esta troika obscura diz (diz, não insinua) que dezenas de milhar de professores terão de ir para a rua? Estou a tratá-los de modo indevido? Mas... se este escurinho e os dois claros vêm tratar de sacar, como eu que eu os havia de tratar?
Alguém conhecido disse qualquer coisa parecido com isto que eu agora digo. A mim, se me acusarem de racista eu chamo o "Meia-Cuca" para testemunha ou apresento um livro antigo. Para o Arménio, o caso é mais sério... por isso, trago aqui, quem diga assim:
"...o que está em causa é, para quem tiver os instrumentos de análise e para quem os quiser usar sem buscar o efeito fácil de destruição pública da imagem da CGTP, o que está em causa é a deslegitimação do secretário-geral da CGTP e a menorização da luta (no meio do barulho, onde já vai a manifestação dos professores?)." - li num comentário acertado a um post ordinário 
"Alguma coisa me está a escapar na polémica alvoroçada sobre o Rei Mago escurinho a que se referiu Arménio Carlos. Havia ou não havia um Rei Mago escurinho? A "foto" parece desfazer todas as dúvidas... pelo que não percebo a razão de o líder da CGTP se ter sentido obrigado a dizer que as suas palavras foram descontextualizadas. Se há alguém descontextualizado nesta história é o Selassié, que deve pensar que os padrões de vida em Portugal devem ser iguais aos da Etiópia, seu país natal que certamente abandonou por ter um nível de vida demasiado elevado.
- Adenda: Já agora, agradecia que os indignados me explicassem se Arménio Carlos foi racista por dizer que o etíope careca é escurinho, ou por afirmar que um dos reis magos é escurinho..."
- li nas "Crónicas do Rochedo"

11 comentários:

  1. Uma manobra perfeitamente estúpida e infantil, essa de tentarem macular a imagem de Arménio Carlos e da CGTP! Escurinho é um adjectivante como outro qualquer e, no caso, fazia todo o sentido para a analogia que estava a ser passada... não há pachorra para estas indignações e até as damas grisalhas e doentes, como eu, se rebelam contra essas sensibilidades... excessivas??? Gongóricas???

    Ah, não há mesmo pachorra para tanto "chilique"!


    Abraço!

    ResponderEliminar

  2. "Escurinho" até tem um quê de carinhoso...
    Pouco merecido, pois como é do conhecimento geral estes "Reis Magos", escuro e claros, só nos trazem presentes envenenados.

    Lídia

    ResponderEliminar
  3. foi uma saída infeliz de Arménio Carlos, intencionalmente racista

    quanto maior a responsabilidade, maior deve ser a transparência

    um abraço, Rogério

    ResponderEliminar
  4. Talvez, Manuela, talvez...
    mas eu seria capaz de sinalizar o escurinho por escurinho, porque são três...

    ResponderEliminar
  5. Manipulam as palavras para justificarem seus erros.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Que enorme estupidez! Somos uns verdadeiros trolhas! Não somos «escurinhos», somos «clarinhos« e estúpidos! Abominavelmente estúpidos!

    ResponderEliminar
  7. o escurinho Salassié tem o nome do último "imperador" da Etiópia...

    o tal que visitou Salazar, lembro-me bem...

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Utilizando uma palavra que hoje aprendi no Picos de Roseira Brava, não percebo a razão de tanto furdúncio!
    Obrigado pela referência ao meu post, Rogério

    ResponderEliminar
  9. Sabes que mais?! Sei lá se é!...

    ResponderEliminar
  10. Rogério,


    há quem saiba explicar melhor do que eu

    http://expresso.sapo.pt/o-escurinho-do-fmi=f783094

    ResponderEliminar